terça-feira, 29 de setembro de 2009

A DVDteca Ideal :: As Escolhas de Miguel Lourenço Pereira [CINEMA]



O jornalista e crítico de cinema, antigo colaborador no jornal Público e autor do livro Cine Guia 2008, Miguel Lourenço Pereira aceitou ser convidado do Split Screen. O autor do blogue CINEMA diz-nos quais os DVDs essenciais na colecção de um cinéfilo.

O meu fetiche pessoal há largos anos. Apesar de não ser tecnicamente perfeito e cair em algumas sequências para o melodramatismo, é o exemplo perfeito do cinema da idade de ouro de Hollywood confeccionado por um dos seus maiores mestres, Frank Capra. Acho que todos temos um pouco de George Bailey.



2. Vertigo (1958)
A obra prima por excelência do cinema norte-americano. Suspense, emoção, ritmo, inovações técnicas, banda-sonora hipnotizante e um desempenho assombroso do James Stewart são mais do que razões suficientes.





O humor de Wilder é delicioso em vários dos seus filmes mas nenhum atinge o nível de génio de Some Like it Hot. Um filme simplesmente delicioso com um ritmo alucinante.




4. The Searchers (1956)
Uma delicia as sequências de Monument Valley com John Wayne lá ao longe como cavaleiro solitário. O testamento perfeito para uma vida inesquecível de Ford.





5. The Lord of the Rings (2001-2003)
A mais espantosa trilogia da história do cinema. A única que consegue fazer com que cada filme seja superior ao antecessor, uma adaptação assombrosa, onde técnica e conteudo se fundem de forma assombrosa.





6. The Godfather (1972-1974 - 1990)
A caixa de The Godfather é quase tão boa como os próprios filmes. Da trilogia destacar o notável Al Pacino, particularmente no segundo filme, e o ritmo pausado e hipnotizante impresso por Coppolla com uma banda sonora inesquecível.




Sob o tórrido sol das arábias um filme apaixonante com Peter O´Toole no papel da sua vida como o destemido T.E. Lawrence. Maurice Jarre compôs uma banda sonora única que se adapta com uma luva aos cenários elegidos a dedo por David Lean na grande obra-prima da década de 60.




O ritmo tranquilo e sereno de Clint Eastwood dá a esta fábula de tons negros um toque de classe que nenhum cineasta hoje em dia consegue imprimir. Obra magistral entre outros dois filmes gigantescos (Mystic River e Gran Torino), é um dos filmes da década.




A primeira meia hora alucinante e todo o surrounding bélico à volta desta aventura tipicamente americana dão ao filme de Spielberg uma aura única. Um dos mais completos filmes de guerra da história e uma óptima aposta para uma longa tarde de chuva.




10. The Dark Knight (2008)
Quase sempre menosprezado, o cinema de acção é fundamental é qualquer dvdteca para aqueles dias onde só um filme com a força de TDK é capaz de arrancar qualquer um da monotonia. Excelente trabalho técnico e de interpretação e um dos filmes mais marcantes dos últimos anos.

4 comentários:

  1. Tirando o LOTR e o TDK, que continuo a achar bons mas obras sobrevalorizadas, achei uma escolha genial.

    ResponderEliminar
  2. Bem, identifico-me bastante com as primeiras escolhas. It's a Wonderful Life e Vertigo também figuram no meu top 10 de sempre.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Escolhas muito originais, especialmente as ultimas posições.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Viva a todos,

    É sempre complicado, como sabemos todos, eleger assim 10 filmes obrigatórios. Como é uma dvdteca ideal e nao os 10 filmes da minha vida, tentei ser generalista em alguns generos que sempre ficam bem num final de tarde de chuva ou num domingo solarengo.

    Um abraço e parabens ao Tiago pela iniciativa

    ResponderEliminar