quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Sequela de Avatar



Em face das críticas bastante consensuais e das receitas de bilheteira elevadas, obviamente que já se fala numa sequela de Avatar. James Cameron já revelou que a sua verdadeira intenção é criar uma trilogia de forma a explorar mais o mundo de Pandora.

Em entrevista ao LA Times, o realizador referiu que pretende explorar outras luas do Planeta Polifemo (em cuja órbita se encontra Pandora) e outros ambientes do Sistema Alfa Centauro. Referiu ainda que, em vista de todo o dinheiro e energia gastos para desenvolver a tecnologia necessária para o filme, faz mais sentido pensar em Avatar como um franchise ou uma saga.

Curiosamente o produtor Jon Landau sugeriu à revista francesa Le Film uma abordagem diferente para as sequelas: se em Avatar abordaram a superfície de Pandora, resta agora explorar seu interior. Esta afirmação faz especular sobre uma possível exploração dos ecossistemas aquáticos e subterrâneos de Pandora.

13 comentários:

  1. Jackie Brown,
    Afirmações desse género (não só tuas) parecem-me exageradas. Não sendo um filme genial no seu argumento, a verdade é que se fosse outro realizador falariam em citações e referências culturais e cinematográficas e não em plágio. Por exemplo, nunca ninguém se lembrou em dizer que Inglourious Basterds, de Tarantino, no meio de tanta citação e referência, fosse um plágio de inúmeros outros filmes...

    ResponderEliminar
  2. Permitam-me a intromissão na discussão, mas não é a primeira vez que vejo esta discussão (refiro-me à comparação com Tarantino) e parece-me pertinente dizer uma coisa:

    O que Tarantino faz é deliberado, assumido e a sua estética passa por homenagear outras obras e ter o próprio cinema como ponto de referência e partida. Tarantino faz cinema cujo objecto é o próprio cinema.

    O que Cameron faz não é cinema sobre cinema. É cinema; e como tal, e inevitavelmente, não se livrará de algumas comparações com filmes anteriores como acontece com qualquer filme. O que acontece é que, não fazendo cinema sobre cinema, Cameron imita muitas histórias já existentes na construção da sua própria história. Isto é completamente diferente.

    Tarantino parte da criação para recriar. Cameron limita-se a criar. Neste caso, em AVATAR, cria colando-se a várias obras, o que só o faz perder o mérito, com certeza. Já Tarantino tem todo o mérito, o que faz narrativamente é artisticamente muito interessante.

    Cumps.
    Roberto Simões
    CINEROAD - A Estrada do Cinema

    ResponderEliminar
  3. Bem, eu sinceramente acabo por subscrever na totalidade o Roberto.
    De facto, o que Tarantino faz são homenagens assumidas e humildes.
    James Cameron copia delibaradamente uma mão-cheia de filmes, ainda para mais com uma arrogância inconsequente, imperdoável e francamente difícil de compreender depois da visualização do filme.

    Eu ainda não vi a versão a 3D, mas quanto a mim Avatar falha na metade maior do bolo.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Roberto F. A. Simões,
    Concordo contigo em relação a Tarantino, mas utilizei esta ironia e comperação drástica e irrealista, para constatar o lugar comum em que muitos caiem. Não defendo James Cameron porque não caio de amores por ele - muito menos com Titanic (mais cliché era impossível) - mas a verdade é que usualmente se critica por criticar com recurso a determinados argumentos que não são usados para outros.

    ResponderEliminar
  5. Jackie Brown,
    Em resposta, confirmo o que disse ao Roberto. Quanto à tua outra questão: quando publicas um comentário verás certamente que ele necessita de aprovação prévia. Logo, como deves imaginar, não estou sempre aqui para aprová-los.

    ResponderEliminar
  6. Ei, calma :)

    É só porque vi a tua resposta ao Roberto e não vi o meu comentário.

    ResponderEliminar
  7. Venha lá a sequela e espero que possa superar o primeiro capítulo, pelo menos no argumento...

    Abraço
    http://nekascw.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. Nekas,
    Não estou muito confiante nas sequelas, mas pelo menos já não terás que esperar tanto tempo já que a tecnologia já existe. :P

    ResponderEliminar
  9. Ainda bem que nem todos partilhamos da mesma opinião....

    Taratino e Cameron são cineastras completamente diferentes.....

    Cameron já nos deu obras muito boas a nivél de argumento, já do Taratino ainda não vi nada verdadeiramente tecnologico :)

    ResponderEliminar
  10. Nasp,
    Claro que são diferentes e ainda bem. De facto a comparação foi propositadamente exagerada para mostrar em como as críticas a Avatar acabam por ser infundadas.

    ResponderEliminar
  11. Nasp,
    Claro que são diferentes e ainda bem. De facto a comparação foi propositadamente exagerada para mostrar em como as críticas a Avatar acabam por ser infundadas.

    ResponderEliminar