quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

LOST countdown [dia 5] – O Juiz

O que é o Black Smoke? A criatura misteriosa de fumo negro que habita a Ilha é um dos maiores enigmas da série desde o começo. A sua identidade e razão de ser foram apenas muito levemente desvendadas ao longo das 5 temporadas passadas. O episódio da quinta temporada "Dead is Dead" (5x12) traz-nos a confirmação de um dos seus papéis na mitologia da série: um juiz. Mas não foi a primeira vez que esta informação nos foi apresentada.

Durante as primeiras duas temporadas, o Black Smoke surge apenas esporadicamente na forma que conhecemos. Ao longo de vários episódios, a sua imagem foi-nos ocultada, até ao momento em que o vemos a arrastar o Locke pela selva para dentro de um buraco. Felizmente para o Locke, o Jack e a Kate salvaram-no, mas nunca chegamos a ver o interior do túnel para onde o Black Smoke o levou.

Um dos personagens que despertou maior interesse ao "monstro" foi o Mr. Eko. Durante o seu primeiro encontro, o Black Smoke paira no ar, frente a frente com Eko, confrontando-o com imagens do seu passado. O traficante de droga convertido em padre é, assim, levado a reflectir a sua própria vida.

Mas só na terceira temporada conhecemos o desfecho desta história. Eko acorda de um sonho e depara-se com uma visão do seu irmão Yemi: "Está na hora de seres julgado". Yemi exige-lhe que peça perdão por todos os males que cometeu, mas Eko opta por se justificar, defendendo que apenas fez o que tinha de ser feito. É neste momento que Yemi muda drasticamente de expressão, dizendo "Falas-me como se fosse teu irmão" momentos antes de desaparecer.

O Black Smoke surge então, perseguindo Eko e acabando por matá-lo. Não muito diferente do representado neste desenho feito por uma criança... chamada John Locke. Na altura, a história do Eko pareceu ter servido para mostrar que o Black Smoke era o responsável pelas alucinações dos personagens, pela associação directa entre o discurso do Yemi e consequente morte do Eko.

Para rever as principais cenas que envolvem o Black Smoke ao longo das primeiras temporadas, recomendo o seguinte vídeo: [link]


Na temporada anterior, tivemos finalmente acesso ao território do Templo, mais propriamente às suas catacumbas. Ben, regressado à ilha, sente que chegou o seu momento de ser julgado. Guiado por "Locke", desce aos subterrâneos do Templo e encontra uma sala misteriosa, cheia de hieróglifos, com uma imagem de Anúbis, deus do submundo a invocar o Black Smoke - ou estará, também ele, a ser julgado?


É aqui que Ben encontra o Black Smoke para receber a sua sentença. Tal como aconteceu com Eko, são-lhe mostradas imagens de momentos passados, mas o arrependimento de Ben é visível e sincero. O Black Smoke recua, mas logo em seguida surge Alex, filha por cuja morte o Ben se responsabiliza. Porém, neste caso, as exigências não são de rendenção: Alex obriga o pai a seguir à risca todas as instruções que lhe sejam dadas pelo "Locke".

Tendo em conta os eventos do final da quinta temporada, é legítimo dizer que o Black Smoke manipulou o Ben para que este cumprisse o plano do "Locke" para matar o Jacob. Embora fosse necessária uma argumentação mais aprofundada (ou uma peça em falta no puzzle), é ainda plausível afirmar que o "Locke" e o Black Smoke sejam a mesma entidade. Afinal, quantos personagens mortos já surgiram para influenciar a vida de outros personagens?

Fantástica montagem por ttheblackbox da sua série "LOST Season 6 Preparation"

Mas se todas visões são provocadas pelo "monstro" e têm como propósito manipular os personagens num ou noutro sentido, poderemos mesmo afirmar que esta é uma entidade moral neutra? Será o Black Smoke um juiz... ou um manipulador?

3 comentários:

  1. O Black Smoke é da mitologia mais interessante e enigmática da série...

    ResponderEliminar
  2. Que post excelente! Adorei. Alias, qualquer discussão sobre LOST é formidável.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado! O que mais gosto em LOST é a discussão que nos proporciona. Dá-me mesmo muito gosto escrever e falar sobre a série :)

    ResponderEliminar