domingo, 4 de abril de 2010

IndieLisboa 2010: Novidades (III)

Encontra-se na capital de 22 de Abril a 02 de Maio? E que tal uma visita ao IndieLisboa?

J'ai tué ma mère (2009), de Xavier Dolan

Do Canadá chega uma das obras mais elogiadas de 2009 internacionalmente. Venceu três prémios no Festival de Cannes e faz parte de algumas listas de críticos com os melhores filmes do ano. O título é por demais evidente, mas não conta toda a história. O argumento fecha-se dentro de quatro paredes e aborda o conflito interno da relação entre um filho adolescente, rebelde, excêntrico e gay e uma mãe manipuladora e cínica. Uma nota interessante? O realizador Xavier Dolan tinha apenas 20 anos quando escreveu, realizou e protagonizou o filme.


Lebanon (2009), de Samuel Maoz

No Festival de Veneza, venceu o Leão de Ouro e outros dois prémios. Lebanon baseia-se nas memórias dolorosas do seu realizador, que revive o início da primeira guerra do Líbano em 1982. A crítica tem descrito este filme como uma abordagem radicalmente inovadora da guerra.



9 (2009), de Shane Acker

Integrado na secção IndieJúnior, estreia finalmente em Portugal a animação produzida por Tim Burton e Timur Bekmambetov. O filme de animação centra-se numa temática mais negra: a história passa-se num mundo pós-apocalíptico paralelo ao nosso e conta a aventura de bonecos de pano muito corajosos que lutam pela sobrevivência da civilização.

Continuamos brevemente com mais sugestões...

Leia também:


6 comentários:

  1. Tenho mesmo muita pena de quase sempre não poder ir a este festival. Tenho mesmo muita curiosidade. Só que o Festival Black & White, depois as aulas e ainda a queima das fitas do Porto, impossibilitam-me de estar presente. Por isso ainda não vai ser este ano. :(

    ResponderEliminar
  2. Das suas sugestões eu estou afim de conferir o Lebanon, por conta de algumas boas críticas que li sobre o filme. Mas fiquei curioso sobre o primeiro, do jovem gay. não tinha ouvido falar dele ainda.

    Cultura? O lugar é o Jukebox:
    http://culturaexmachina.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Eu também nunca fui e tenho pena, tem sempre bastantes filmes que são do meu agrado, como é o caso deste ano.

    ResponderEliminar
  4. Sim, tenho também bastante curiosidade em relação a esse e claro ao J'ai tué ma mère. Passarei pelo teu blogue. :)

    ResponderEliminar
  5. Estou a ver que o cartaz deste ano está absolutamente fantástico. É pena ser na capital :p Se pudesse, pelo menos este ano claro, pelo avaliar de ambos cartazes trocava-o pelo Fantas.

    ResponderEliminar
  6. Mas essa comparação não é justa. O âmbito de cada um dos festivais é completamente distinto. O Fantasporto é muito mais direccionado ao género fantástico e terror, não há comparação possível com o IndieLisboa.

    ResponderEliminar