sábado, 14 de setembro de 2013

Douro Film Harvest 2013 abre com "Quo Vademus?" da série "Mondovino"


O Douro Film Harvest 2013 inicia-se este Sábado, com a exibição de Quo Vademus? (originalmente o sexto episódio da série documental Mondovino), na Quinta do Portal em Sabrosa e com a presença do seu realizador, o norte-americano Jonathan Nossiter. O encerramento do festival, a 21 de Setembro, far-se-á com a exibição de Tráfico, do português João Botelho.

O festival que combina cinema, gastronomia e música, no cenário do Douro e do Porto, encontra-se na sua quinta edição e continua na sua aposta pela selecção de filmes dividida maioritariamente entre as temáticas do vinho e da comida.

Na secção Wine Films deste ano surgem o documentário A Year in Burgundy (sobre o trabalho de seis enólogos franceses em Borgonha, no ano de 2011), Red Obsession (narrado por Russell Crowe, o filme foca-se no prestígio que os vinhos de Bordeaux estão a ganhar em território chinês), Somm (sobre o famoso teste final necessário para se ser um somellier - com a mais baixa taxa de aprovação do mundo), O Tesouro (curta-metragem portuguesa de Gonçalo Silva e Marcantonio Del Carlo, adaptada do conto de Eça de Queirós) e The Wine of Summer (em estreia mundial, um filme com Ethan Peck, Marcia Gay Harden e Sonia Braga).

Já a secção Food Films contará com DIVE! Living Off America's Waste (documentário sobre as lixeiras dos supermercados de Los Angeles), Jiro Dreams of Sushi (documentário sobre o famoso mestre de sushi japonês, considerado o melhor do mundo), Perfect Sense (filme sobre uma epidemia que afecta as percepções sensoriais dos humanos, com protagonismo de Eva Green e Ewan McGregor, com estreia comercial portuguesa marcada para 10 de Outubro), 18 comidas (produção galega premiada no Festival de Ourense) e Menú Degustació (comédia catalã).

A competição de curtas do festival aberta a realizadores portugueses marcará presença pela segunda vez. As Curtas da Casa seleccionam filmes nacionais que se relacionem com o rio Douro e sua região vitivinícola. Desta fazem parte:

  • Douro, Ensaio, Memória; de Eduardo Correia Pinto
  • Eroticon, de Ernesto Pinto
  • Falha do Sistema, de José Miguel Moreira
  • Torres, de André Guiomar
  • Chico Malha, de Guilherme Gomes e Miguel Reis
  • Duality, de José Vieira
  • Lázaro, de Miguel Pinho
  • O Tempo Que Durar, de Luís Pedro Carvalho
  • Registo. Partícipio Passado; de Rafaela Morgado, Sara Azad e Sérgio Miguel Silva
  • Zigurate, de Pedro Miguel Santos
Destaque ainda para vários debates, workshops e conferências que decorrerão durante o festival, assim como mais algumas produções seleccionados para a mostra e que podem ser consultadas no sítio oficial do Douro Film Harvest. O festival decorre de 14 a 21 de Setembro.

Sem comentários:

Enviar um comentário