A edição deste ano da Mostra de Cinema Europeu de Segóvia, em Espanha, traz Portugal como país convidado. Além de debates e uma programação dedicada ao escritor português José Saramago, a mostra exibirá várias produções cinematográficas portuguesas.
Na secção dedicada especificamente ao cinema português foram seleccionados os filmes América, de João Nuno Pinto; Call Girl, de António-Pedro Vasconcelos; Florbela, de Vicente Alves do Ó; Juventude em Marcha, de Pedro Costa; Singularidades de uma Rapariga Loura, de Manoel de Oliveira e Vai e Vem, de João César Monteiro.
A secção Saramago e o Cinema inclui várias adaptações cinematográficas dos romances de José Saramago, caso de Blindness, de Fernando Meirelles; A Jangada de Pedra, de George Sluizer e Embargo, de António Ferreira. Por afinidade ao tema, serão exibidos ainda o documentário José e Pilar, de Miguel Gonçalves Mendes, assim como os filmes 1900, de Bernardo Bertolucci e Wild Strawberries, de Ingmar Bergman. Esta secção decorre em parceria com a Fundação Saramago.
Haverá ainda espaço para uma conferência sobre o cinema português, com a participação realizador e produtor Rodrigo Areias, assim como uma conferência sobre a relação de José Saramago com o cinema.
A Mostra de Cinema Europeu de Segóvia 2013 decorre de 13 a 19 de Novembro.
Sem comentários:
Enviar um comentário