terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Adaptações cinematográficas de livros em 2014 - parte 2

Eis a segunda metade dos destaques de adaptações cinematográficas. Poderão consultar a primeira aqui.



Título do filme: A Rapariga que Roubava Livros (The Book Thief) [IMDb]
Título do livro: A Rapariga que Roubava Livros (The Book Thief) [Goodreads]

Aclamado por muitos como um dos melhores livros sobre a Alemanha no período da Segunda Guerra Mundial, e uma das adaptações mais aguardadas deste ano. Esta é a história de Liesel, uma criança alemã acolhida por um casal que, por força de promessas do passado, acolhe também um jovem judeu, que tem de proteger das tropas nazis pelo seu bem e pelo da família.



Título do filme: The Congress [IMDb]
Título do livro: The Futurological Congress: From the Memoirs of Ijon Tichy [Goodreads]

Depois de Solaris, esta é a mais recente adaptação de uma história de Stanislaw Lem, uma obra de especulação científica aclamada por muitos como um dos seus melhores trabalhos. Com uma carreira acabada, Robin (Robin Wright) vê-se obrigada a aceitar um último trabalho: a venda da sua imagem e expressões, sem qualquer direito sobre elas no futuro.



Título do filme: The Double [IMDb]
Título do livro: O Duplo (The Double) [Goodreads]

Esta é uma comédia baseada no livro que Dostoiévski escreveu aos 24 anos, sobre um homem que descobre que existe alguém exactamente igual a si e que este lhe rouba a identidade. O filme conta com Mia Wasikowska e Jesse Eisenberg.



Título do filme: A Culpa é das Estrelas (The Fault in our Stars) [IMDb]
Título do livro: A Culpa é das Estrelas (The Fault in our Stars) [Goodreads]

Considerado o melhor livro de ficção Young Adult em 2012 pelos utilizadores do Goodreads, The Fault in Our Stars consegue reunir uma classificação de 4,5/5, algo muito incomum, especialmente com mais de 450 mil votos. Hazel (Shailene Woodley) é uma jovem que nunca tinha conhecido mais ninguém cujo cancro tivesse entrado em fase de remissão, contudo, ao juntar-se a um grupo de apoio a jovens com cancro, conhece Gus (Ansel Elgort). Uma rapariga com um tanque de oxigénio, um rapaz com uma prótese e a descoberta do amor.



Título do filme: The Giver [IMDb]
Título do livro: The Giver: o Dador de Histórias (The Giver) [Goodreads]

The Giver era uma distopia Young Adult antes das distopias Young Adult existirem - e é ainda hoje considerada uma das melhores. Numa Comunidade aparentemente perfeita, sem dor, guerra, sofrimentos, escolha ou diferenças, e onde cada um se ajusta às Normas, Jonas vê-lhe ser atribuída a sua profissão única: deve aprender a verdade sobre o mundo real, que lhe será transmitida por um ancião. Do elenco fazem parte Jeff BridgesMeryl StreepAlexander Skarsgård e Taylor Swift.


Título do filme: The Hundred-Foot Journey [IMDb]
Título do livro: A Viagem dos Cem Passos (The Hundred-Foot Journey) [Goodreads]

Cem passos são a distância que vai de um restaurante gourmet até ao restaurante da família de Hassan Haji, mas são também um autêntico fosso entre culturas. Depois de terem sido obrigados a sair da Índia devido a uma tragédia, a família de Hassan vai-se consolando gastronomicamente até chegarem a França, onde decidem abrir um restaurante em frente a um tradicional restaurante francês que já recebeu estrelas Michelin de Madame Mallory (Helen Mirren). Esta história gastronómica é-nos trazida pela mão de Lasse Hallström, realizador de Chocolate.



Título do filme: The Hunger Games: A Revolta - Parte 1 (The Hunger Games: Mockingjay - Part 1) [IMDb]
Título do livro: Os Jogos da Fome: A Revolta (The Hunger Games: Mockingjay) [Goodreads]

A saga Hunger Games já dispensa apresentações. Este é o penúltimo filme, correspondente a metade do último livro - A Revolta.



Título do filme: The Keeper of Lost Causes [IMDb]
Título do livro: The Keeper of Lost Causes [Goodreads]

Carl Mørck era um dos melhores detectives de homicídios até ao dia em que uma rajada de balas matou dois dos seus colegas e Carl, que não puxou da sua arma, começa a sentir-se culpado. Em breve recebe uma promoção, que na verdade foi uma realocação para o departamento de casos arquivados. Apesar de ser motivo de chacota entre os colegas, Carl acaba por se ver preso a um caso de uma política que desapareceu e que se presume morta. Um thriller ao gosto nórdico, que ganhou projecção com Stieg Larsson.



Título do filme: Maze Runner - Correr ou Morrer (The Maze Runner) [IMDb]
Título do livro: Maze Runner - Correr ou Morrer (The Maze Runner) [Goodreads]

Quando acorda, Thomas apenas sabe uma coisa: o seu nome. A sua memória foi apagada e, quando o elevador onde se encontra pára, encontra-se numa clareira rodeado de jovens como ele. Mas no fim do dia chega a primeira rapariga à clareira, e traz consigo uma informação que irá mudar as regras do jogo: correr para sobreviver no labirinto onde se encontram presos. Este é mais um filme baseado numa saga distópica Young Adult e a primeira longa metragem do seu realizador.



Título do filme: The Monuments Men - Os Caçadores de Tesouros (The Monuments Men) [IMDb]
Título do livro: The Monuments Men: Allied Heroes, Nazi Thieves, and the Greatest Treasure Hunt in History [Goodreads]

Durante a Segunda Guerra Mundial, Hitler roubou a arte que lhe interessava e destruiu a restante. Numa tentativa de salvar obras de grande importância, um grupo de curadores, historiadores de arte, directores de museus, entre outros, reuniu-se para tentar evitar um dos maiores desastres da história da Arte. Por detrás das linhas alemãs, este grupo arriscou-se na maior caça ao tesouro de sempre, com o tempo contado. A adaptação cinematográfica conta com nomes como George Clooney, Cate Blanchett, Matt Damon, Bill Murray, John Goodman, Jean Dujardin e Hugh Bonneville e é também realizado por Clooney.



Título do filme: The Spectacular Now [IMDb]
Título do livro: The Spectacular Now [Goodreads]

A vida de Sutter (Miles Teller), um adolescente que só se interessa por festas, muda drasticamente no dia em que acorda num relvado estranho depois de mais uma noite de festas e dá de caras com Aimee (Shailene Woodley). Adaptado ao grande ecrã pelos argumentistas de 500 Days of Summer.



Título do filme: This is Where I Leave You [IMDb]
Título do livro: Sete Dias Sem Fim (This is Where I Leave You) [Goodreads]

Uma família judia pouco tradicional vê-se obrigada a cumprir o último desejo do seu pai: de que passem o Shiva juntos e que, durante esses sete dias, resolvam os seus problemas. Para Judd Foxman este é o culminar de uma série de dias terríveis, em que descobriu que a sua esposa o traía, viu o seu casamento acabar e ficou desempregado.



Título do filme: Unbroken [IMDb]
Título do livro: Invencível - Uma história de sobrevivência, resistência e redenção (Unbroken: A World War II Story of Survival, Resilience, and Redemption) [Goodreads]

Esta é a história de um veterano de guerra e ex-atleta olímpico, Louis Zamperini, que serviu durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1943, o seu avião caiu em alto-mar e este ficou à deriva com dois colegas, por 47 dias, até ser capturado e torturado pelo exército japonês. O filme é realizado por Angelina Jolie e o argumento foi adaptado pelos irmãos Coen, Ethan Coen e Joel Coen.



Título do filme: Under the Skin [IMDb]
Título do livro: Under the Skin [Goodreads]

Uma história sobre uma alienígena (Scarlett Johansson) que vem à Terra sob a aparência de uma mulher elegante, sedutora e de sexualidade voraz, acabando por se sentir atraída pela complexidade da vida na Terra.


Título do filme: Academia de Vampiros (Vampire Academy) [IMDb]
Título do livro: Academia de Vampiros (Vampire Academy) [Goodreads]

Uma das sagas mais populares da actualidade entre adolescentes, Vampire Academy foca-se na Academia São Vladimir, para onde Lissa Dragomir é levada a fim de ser protegida dos Strigoi, uma poderosa raça de vampiros que quer que Lissa se junte a eles. Rose Hathaway é uma Dhampir encarregue de proteger Lissa, e esta é a história dela.


Título do filme: (What Maisie Knew) [IMDb]
Título do livro: Pelos Olhos de Maisie (What Maisie Knew) [Goodreads]

A história de um divórcio agressivo, vista pela perspectiva de uma criança. O romance homónimo do século XIX é da autoria de Henry James e o filme conta com Julianne Moore, Alexander Skarsgård, Steve Coogan e Joanna Vanderham.



Título do filme: Winter's Tale - Uma História de Amor (Winter's Tale) [IMDb]
Título do livro: Winter's Tale [Goodreads]

Peter Lake, órfão e assaltante treinado, tenta um dia assaltar uma mansão que mais parece uma fortaleza. Peter pensa que a mansão está deserta, mas encontra a filha do dono, que está a morrer, e por quem se apaixona. Quando descobre que pode reencarnar, Peter decide que irá tentar salvá-la a todo o custo.

Sem comentários:

Enviar um comentário