quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Estreias 2 Jan'14: 12 Years A Slave, L'écume des jours, Mr. Morgan's Last Love, Hours, Grudge Match e Avatar 3D IMAX

Dia 2 de Janeiro, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:

  12 Anos Escravo (12 Years A Slave)



Ano: 2013
Realização:
Argumento: 
Género: Drama
EUA, 1841. Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor), um negro livre, vive em Nova Iorque com a mulher e as duas filhas. Leva uma existência tranquila, entre os dotes de carpinteiro e o talento para tocar violino. Atraído pela ideia de uma vida melhor, aceita o convite de dois homens para entrar numa digressão. Porém, a glória e o lucro prometidos transformam-se num pesadelo quando, após uma noite de copos, ele acorda acorrentado. A partir desse momento, torna-se escravo. Agora é tratado por Platt, nome que lhe dão para esconder a sua condição de homem livre, e é violentamente forçado a omitir a sua identidade. É comprado pelo dono de uma plantação no Louisiana, onde passará 12 anos até ser finalmente libertado. Um filme dramático realizado por Steve McQueen ("Vergonha", "Fome"), que procurou aprofundar a história da escravatura nos EUA e abordá-la segundo uma perspectiva mais realista, a partir de factos verídicos. Tem como base as memórias do próprio Solomon Northup, que foi raptado e vendido como escravo em meados do século XIX. "12 Anos Escravo" recebeu sete nomeações para os Globos de Ouro. O elenco inclui ainda Michael Fassbender, Benedict Cumberbatch, Brad Pitt, Paul Giamatti, Paul Dano e Lupita Nyong'o.
Outras sugestões:


  A Espuma dos Dias (L'écume des jours)
Ano: 2013
Realização:
Argumento: , Luc Bossi
Género: Drama, Fantasia
Colin (Romain Duris) é um homem que não se pode queixar da vida que leva: é abastado, tem um cozinheiro maravilhoso e pode dar-se ao luxo de passar o tempo a criar bebidas a partir de música, graças ao seu "pianocktail". Contudo, sente um vazio e, por isso, exige apaixonar-se. Assim acontece quando, numa festa, conhece Chloé (Audrey Tautou). Os dois enamoram-se e vivem uma história de amor sem paralelo, envolta em cenários de sonho, fantasia e ideais. Mas essa história sofre um revés em plena lua-de-mel, quando descobrem que ela padece de uma doença rara, causada por um nenúfar que cresce dentro do seu pulmão esquerdo. Agora, todos os momentos e todas as acções convergem para assegurar o bem-estar dela, levando Colin a percorrer caminhos tão desconcertantes e fantásticos como a própria doença de Chloé. Um filme marcado pelo surrealismo em catadupa, nascido da adaptação da obra homónima de Boris Vian pelo realizador francês Michel Gondry ("O Despertar da Mente", "A Ciência dos Sonhos"), que co-assina o argumento com Luc Bossi.
A Última Paixão do Sr. Morgan (Mr. Morgan's Last Love)

Ano: 2013
Realização:
Argumento:
Matthew Morgan (Michael Caine) é um norte-americano em Paris. O mundo deste professor de Filosofia reformado parece ter perdido todo o sentido desde a morte da mulher. Hoje, mede os dias pela ausência do grande amor da sua vida. Mas tudo começa a mudar no dia em que conhece a jovem parisiense Pauline Laubie (Clémence Poésy). Também ela dedica a vida ao ensino, mas enquanto professora de danças de salão. Matthew vai desenvolver com ela uma relação especial, de ternura e partilha, que vai levá-lo a abraçar um recomeço. Afinal, como costuma dizer, "há uma fenda em tudo e é ela que permite a entrada de luz". Uma comédia dramática realizada por Sandra Nettelbeck ("Bela Marta"), que também assina o argumento, com base no romance "La Douceur Assassine", de Françoise Dorner.

Horas (Hours)
Ano: 2013
Realização:
Argumento:
Género: Drama, Thriller
Elenco: , , , e
Nova Orleães, 2005. Abigail Hayes (Genesis Rodriguez), uma mulher grávida, dá entrada no hospital. Ao seu lado está Nolan Hayes (Paul Walker), seu companheiro e pai da criança. Algo não está a correr bem. O bebé só deveria nascer daí a cinco semanas. Nolan recebe uma notícia devastadora: a sua mulher não resistiu às complicações do parto. Logo a seguir, é informado de que a filha sobreviveu. Porém, a criança ainda não consegue respirar sem a ajuda das máquinas. Apanhado numa tempestade de emoções, Nolan vai ainda ter de enfrentar um furacão real: o Katrina acaba de chegar, rompendo os diques e inundando toda a cidade. Todos abandonam o hospital, que não tarda a ficar isolado pela subida do nível das águas. A ajuda tarda a chegar. Entretanto, a energia falha, pondo em perigo a vida da filha de Nolan, que está dependente da incubadora neonatal. A única opção é ir carregando manualmente um gerador cuja energia só dura alguns minutos… Os Minutos transformam-se assim em horas, num intenso espaço de tempo em que um homem sozinho é forçado a tomar decisões vitais enquanto anseia desesperadamente por socorro. Paul Walker (1973-2013) protagoniza este drama de "suspense" de Eric Heisserer, argumentista que aqui se estreia como realizador.

Grudge Match - Ajuste de Contas (Grudge Match)
Ano: 2013
Realização:
Argumento:  e
Género: Comédia
Elenco: , e
Henry "Razor" Sharp (Sylvester Stallone) e Billy "The Kid" McDonnen (Robert De Niro), dois "boxeurs" de Pittsburgh, encontraram-se apenas duas vezes no ringue. Mas esses encontros foram suficientes para que a sua rivalidade se tornasse lendária e para que os seus nomes ficassem para sempre na memória dos adeptos do pugilismo profissional. Passados 30 anos, ambos se conformaram à vida de reformados. As lutas são agora com os obstáculos da idade. Mas, um dia, recebem a proposta que lhes vai dar um fôlego inesperado: um derradeiro duelo. De início, mostram-se relutantes. Por um lado, nenhum deles tem vontade de voltar a ver o arquirrival; por outro, os seus corpos já não estão propriamente preparados para medir forças. No entanto, o apelo do ringue é demasiado forte. Sabem que ali voltarão a sentir-se mais vivos que nunca. Podem não ter o vigor da juventude, mas têm, em compensação, muito mais experiência de vida, humor e determinação para darem ao mundo uma última prova de força. Agora os dois reformados só têm de se pôr em forma… Realizada por Peter Segal ("Os Quebra-Ossos", "A Minha Namorada Tem Amnésia"), uma comédia que combina os talentos de dois actores que interpretaram pugilistas em filmes de culto de há mais de 30 anos: Stallone em "Rocky" e De Niro em "Touro Enraivecido". Do elenco fazem também parte Alan Arkin, Kim Basinger e LL Cool J.

Avatar 3D IMAX (Avatar)


Ano: 2009
Realização:
Argumento:
Género: Acção, Aventura, Ficção-científica
Elenco: , , , , e
Apesar de confinado a uma cadeira de rodas, Jake Sully (Sam Worthington), um ex-marine, continua a ser um combatente. Assim, é recrutado para uma missão a Pandora, um corpo celeste que orbita um enorme planeta gasoso, para explorar um mineral alternativo chamado Unobtainium, usado na Terra como recurso energético. Porém, devido ao facto de a atmosfera de Pandora ser altamente tóxica para os humanos, é usado um programa de avatares híbridos, que possibilita a transferência da mente de qualquer humano para um corpo nativo. Como as relações entre as duas raças tem estado em crise, Jake, já no seu corpo avatar, é também incumbido de tentar infiltrar-se naquela sociedade e encontrar uma forma de a dominar. Mas após ter sido salvo por Neytiri (Zoe Saldana), uma bela nativa, e perceber que afinal as ordens da Terra não vão ao encontro daquilo em que sempre acreditou, Jake questiona as razões. Ao ver-se dividido entre os pacíficos Na'vi e as forças que estão empenhadas em destruí-los, Jake toma a posição em que acredita. O filme de James Cameron, vencedor de três Óscares, regressa agora aos cinemas em 3D IMAX.
Sinopses: Cinecartaz Público

Sem comentários:

Enviar um comentário