quarta-feira, 2 de abril de 2014

Estreias 3 Abril'14: L'image manquante, Gloria, Divergent, Rio 2, L'attentat e Sei Lá

Dia 3 de Abril, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:

  A Imagem que Falta (L'image manquante)



Ano: 2013
Realização:
Género: Documentário
Nascido em 1964 no Camboja, o realizador Rithy Panh viveu de perto as atrocidades cometidas pelo regime Khmer Vermelho, liderado pelo ditador Pol Pot durante os anos de terror em que esteve no poder, entre 1975 e 1979. Nesses quatro anos terríveis, em que 1,7 milhões de cambojanos pereceram de exaustão, tortura e malnutrição, Panh viu morrer toda a sua família. Assim, com base na sua própria autobiografia, intitulada "The Elimination: A survivor of the Khmer Rouge confronts his past and the commandant of the killing fields", o realizador junta imagens de arquivo, fotografias e clipes de propaganda do Partido Comunista e recria a sua história pessoal, que é também um trecho importantíssimo da História do seu país. Para representar os familiares e outros prisioneiros dos campos de trabalho forçado, são usadas centenas de bonecos de barro cuidadosamente esculpidos e pintados por Sarith Mang, que seguem a acção narrada em francês pelo actor cambojano Randal Douc. Um filme sobre resiliência e memória que foi nomeado para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro e venceu o Prémio do Júri na secção "Un Certain Regard" do Festival de Cannes.
Outras sugestões:

  Gloria (Gloria)
Ano: 2013
Realização:
Argumento: e
Género: Drama, Comédia
Com 58 anos e divorciada há mais de dez, Glória (Paulina Garcia) está decidida a não se deixar abater pela solidão. Por isso mesmo, diverte-se nas várias discotecas e bares de Santiago, Chile. Mas, um dia, conhece Rodolfo, um ex-oficial da Marinha um pouco mais velho, com quem vive uma arrebatada história de amor. Agora, com Rodolfo na sua vida, Gloria vê-se a desejar um compromisso mais sério e definitivo, que lhe preencha o vazio da sua existência. Porém, esta paixão parece estar condenada ao fracasso e, por mais que ambos se amem, parece que o passado teima em marcar presença nas suas vidas.  Estreado na 63.ª edição do Festival de Cinema de Berlim, um filme dramático que valeu a Paulina Garcia o prémio de Melhor Actriz.

Divergente (Divergent)


Ano: 2014
Realização:
Argumento: ,
Género: Acção, Aventura
Num futuro distante, a Humanidade encontrou um modo de evitar as guerras e os conflitos sociais criando um novo sistema democrático que divide a sociedade em cinco facções distintas cujo objectivo último é manter a ordem estabelecida. A cada uma das facções – que funcionam como castas – corresponde uma virtude que exerce a sua função específica na comunidade. Aos 16 anos de idade, cada indivíduo é submetido a um teste de aptidão e tem de escolher qual o grupo a que se unirá para o resto da vida. Beatrice é uma jovem que, durante o seu próprio teste, descobre que é uma "divergente", alguém cuja vocação não se restringe a apenas uma virtude e que tem a capacidade rara de dominar os seus medos. Ao ser avisada de que deve manter segredo sobre a sua condição especial, ela vai perceber que a sua vida corre perigo, pois a sociedade elimina todos aqueles que não entrem no jogo para o qual, teoricamente, nasceram destinados… Com realização de Neil Burger ("O Ilusionista", "Sem Limites"), um filme de ficção científica que adapta o primeiro volume da trilogia que se tornou um "best-seller" mundial, escrita pela norte-americana Veronica Roth. No elenco, os actores Shailene Woodley, Theo James, Kate Winslet e Ashley Judd, entre outros.

Rio 2 (Rio 2)


Ano: 2014
Realização:
Argumento: , Don Rhymer
Blu, Jóia e os seus três filhos vivem pacatamente na grande cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Porém, apesar de tanto conforto, Jóia teme que os seus filhos cresçam sem consciência de que são animais selvagens e não animais domésticos. Por esse motivo, decide fazer uma viagem à floresta amazónica, onde pretende dar-lhes a conhecer as suas raízes. Ali, no meio da floresta mais densa, Blue será obrigado a reconquistar a sua amada e as suas pequenas crias antes que o decidam trocar por este novo modo de vida. Para tornar tudo mais complicado, ele vai reencontrar Nigel, a vingativa cacatua-de-crista-amarela, e conhecer o mais intimidante dos adversários: o sogro. Uma comédia de animação produzida pelos estúdios Blue Sky e realizada pelo brasileiro Carlos Saldanha ("Idade do Gelo"), que continua as aventuras da arara azul por quem nos apaixonámos em 2011. Na versão original, o filme conta com as vozes Jesse Eisenberg, Anne Hathaway, will.i.am, Jamie Foxx, George Lopez, Tracy Morgan, Jemaine Clement, Leslie Mann, Rodrigo Santoro e Jake T. Austin. A banda sonora é da responsabilidade Janelle Monae & Wondaland.

O Atentado (The Attack)

Ano: 2012
Realização:
Argumento: e
Género: Drama
Amin Jaafari, de origem palestiniana, trabalha como cirurgião num hospital de Tel Aviv, Israel. Competente e dedicado, ele conquistou o respeito dos colegas de profissão. É, por isso, um modelo de integração na sociedade israelita. Certa noite, durante um turno nas urgências do hospital, ele tem de cuidar de várias vítimas de um atentado suicida que ocorreu num restaurante próximo. É assim que descobre que Siham, a sua mulher, é uma das vítimas mortais e que, segundo os dados da polícia, é a responsável pela explosão que provocou a morte a mais 19 pessoas. Incrédulo, Amin não consegue encontrar fundamentação para o secretismo da pessoa com quem dividiu os últimos anos da sua vida. Decidido a compreender as motivações dela e encontrar todas as respostas de que precisa, ele deixa Tel Aviv e segue viagem para os territórios palestinianos ocupados… Um filme dramático assinado pelo libanês Ziad Doueiri ("Entre as Pernas de Lila"), que conta com Ali Suliman e Reymond Amsalem como protagonistas.

Sei Lá (Sei Lá)



Ano: 2014
Realização: 
Argumento: 
Género: Romance, Comédia
Madalena tem 30 anos, é jornalista e namora com Ricardo. Quando ele a troca por outra mulher, ela vê o mundo ruir à sua volta. Decidida a nunca mais confiar nos homens, ela tem o apoio de Mariana, Catarina e Luísa, as suas melhores amigas e confidentes. É então que conhece Francisco, alguém que parece genuinamente interessado nela mas com quem Madalena quer evitar qualquer tipo de relacionamento… Realizado por Joaquim Leitão ("Adão e Eva", "Tentação", "Até Amanhã, Camaradas"), é a adaptação cinematográfica do romance de Margarida Rebelo Pinto. No elenco, os actores Leonor Seixas, Ana Rita Clara, Patrícia Bull, Pedro Granger, António Pedro Cerdeira, Rui Unas, Rita Pereira, Paula Lobo Antunes e Tino Navarro, entre outros.
Sinopses: Cinecartaz Público

Sem comentários:

Enviar um comentário