sábado, 20 de setembro de 2014

"Maïdan" é o filme de abertura do Doclisboa 2014


Maïdan, do cineasta bielorrusso Sergei Loznitsa, é o filme de abertura do Doclisboa 2014. A produção retrata os protestos populares que se iniciaram em Novembro de 2013 na praça central de Kiev, contra o regime do presidente deposto Viktor Yanukovich. O filme estreou em Cannes 2014 onde venceu o prémio FIPRESCI.

A sessão de abertura decorrerá a 16 de Outubro, no Grande Auditório da Culturgest. Ao mesmo tempo, mas no Pequeno Auditório, serão exibidos os filmes Medium Earth, do colectivo The Otolith Group; assim como a curta Traces, de Wang Bing. Já no Cinema São Jorge irá ser apresentado Ai Weiwei's Appeal ¥15,220,910,50; do activista chinês Ai Weiwei.

Na secção Heart Beat destaque ainda para a estreia Fado Camané, do português Bruno de Almeida e o encerramento da secção com Berlin, de Julian Schnabel, na véspera do primeiro aniversário da morte de Lou Reed.

O festival Doclisboa 2014 encerrará com Socialism, do realizador finlandês Peter von Bagh. O festival decorrerá de 16 a 26 de Outubro.

Sem comentários:

Enviar um comentário