quarta-feira, 6 de maio de 2015

Estreias 7 Maio'15: Force majeure, Pára-me de Repente o Pensamento, The Humbling, A Little Chaos, Rudderless, Hot Pursuit, Un village presque parfait, Last Knights, The Possesssion of Michael King

Dia 7 de Maio de 2015, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:

  Força Maior (Turist)
Ano: 2014
Realização:
Argumento:
Para fugir à pressão do dia-a-dia, Tomas e Ebba vão passar uns dias de férias com os dois filhos numa estância de esqui nos Alpes franceses. Tudo lhes parece perfeito até serem surpreendidos por uma avalancha. No momento em que ela, em pânico, tenta proteger as crianças a qualquer custo, repara que Tomas fugiu para se salvar. Profundamente desiludida com a reacção do marido, e considerando que proteger a família devia ser algo instintivo, Ebba sente-se incapaz de perdoar aquela atitude. Este incidente, de grande significado, vai corroer os laços entre cada um deles, alterando para sempre a dinâmica da família… Um drama sobre confiança e solidariedade assinado pelo realizador sueco Ruben Ostlund, depois de "The Guitar Mongoloid" (2004), "Involuntary" (2008) e "Play" (2011).

Outras sugestões:

Pára-me de Repente o Pensamento (Pára-me de Repente o Pensamento)


Ano: 2014
Realização:
Género: Documentário
"Pára-me de repente o pensamento/Como que de repente refreado/Na doida correria em que levado/Ia em busca da paz, do esquecimento..." Assim começa o poema publicado em 1915 na revista "Orpheu", da autoria de Ângelo de Lima. Em 1894, o poeta e pintor foi internado no Centro Hospitalar Conde de Ferreira (Porto) com o diagnóstico de "delírio de perseguição". Para reencontrar a personagem para a sua peça de teatro, o actor Miguel Borges decide passar três semanas com os actuais pacientes do hospital. Durante esse tempo, partilha com eles as conversas, as refeições, as terapias, o café e os cigarros. O documentarista Jorge Pelicano ("Ainda Há Pastores" e "Pare, Escute, Olhe") pega na câmara e segue os seus passos, filmando 250 horas desse convívio e aprendizagem. A montagem final resultou num tratado de uma hora e meia sobre a loucura e a lucidez.


A Humilhação (The Humbling)

Ano: 2014
Realização:
Argumento: Buck Henry e Michal Zebede
Género: Drama, Comédia
Elenco: , , ,
 
Actor de teatro de renome, Simon Axler vê-se subitamente à beira do abismo. Depois de um incidente ao interpretar "Macbeth", as críticas são de tal modo negativas que o tornam incapaz de regressar aos palcos. O seu medo é tão desmesurado que ele deixa de ser capaz de representar e entrega-se a uma grande depressão que o faz pensar em suicídio e lhe destrói o casamento. É então que opta por internar-se numa clínica psiquiátrica, onde espera poder resolver os seus problemas. Ali vai conhecer Sybil, uma paciente de quem se torna amiga e que lhe mostra a vacuidade dos seus próprios problemas. Quando, após um mês internado, Axler tem alta, conhece Pegeen, uma jovem mulher que saiu recentemente de uma relação lésbica e com quem acaba por ter uma aventura que o faz despertar de novo para a vida. Com realização de Barry Levinson ("Sentimento de Revolta", "Manobras na Casa Branca", "A Esfera") e interpretação de Al Pacino, Greta Gerwig e Nina Arianda, um filme dramático sobre as crises de identidade, que adapta a obra homónima escrita, em 2009, por Philip Roth.

Nos Jardins do Rei (A Little Chaos)

Ano: 2014
França, século XVII. Luís XIV, o Rei Sol, contrata o famoso arquitecto paisagista André Le Nôtre para criar um projecto para um novo espaço nos jardins do Palácio de Versalhes. Para o ajudar, Le Nôtre emprega Sabine de Barra, uma mulher à frente do seu tempo, reconhecida pela visão fora do comum. Com ideias muito diferentes sobre estética de jardinagem, a relação entre ambos revela-se algo difícil e conflituosa. Contudo, à medida que se conhecem melhor, as desavenças iniciais convertem-se em admiração mútua e a relação profissional entre ambos altera-se para algo mais íntimo. Mas tudo ameaça ruir quando boatos sobre uma relação secreta entre eles chegam aos ouvidos da vingativa mulher de Le Nôtre… Com realização do actor Alan Rickman (que também é co-autor do argumento e dá vida à personagem de Luís XIV), um filme de época que conta ainda com a participação dos actores Matthias Schoenaerts, Kate Winslet, Stanley Tucci ou Helen McCrory, entre outros.

Ao Som da Vida (Rudderless)
Ano: 2014
Género: Drama, Musical
Elenco: , ,
Publicitário de sucesso, Sam sente ter o controlo total sobre a sua vida. Mas tudo se altera quando Josh, o filho, é morto num tiroteio que ocorre na faculdade. Incapaz de lidar com a dor da perda, isola-se no seu veleiro, onde se rende ao álcool enquanto se deixa levar pelo passar do tempo. Dois anos depois, Emily, a ex-mulher, dá-lhe uma caixa onde Josh guardava letras e demos musicais da sua autoria. Determinado a aprender a tocar cada uma das músicas criadas pelo filho, Sam descobre nelas a motivação de que necessitava para se reerguer. Um dia, toca-as num bar. Deslumbrado com o que acabou de ouvir, Quentin, um jovem músico que assiste à actuação, convida-o para formar uma banda. Para Sam e Quentin este é o grande momento de viragem das suas vidas… Um drama musical sobre aceitação e superação, com a assinatura do actor William H. Macy, que aqui se estreia na realização. O elenco conta com Billy Crudup, Anton Yelchin, Felicity Huffman, Laurence Fishburne e Selena Gomez, entre outros.

Perseguição Escaldante (Hot Pursuit)
Ano: 2015
Realização:
Argumento: ,
Género: Comédia, Acção
Elenco: ,
 
Apesar da sua figura franzina e pouco intimidante, a agente Cooper (Reese Witherspoon) é corajosa, cumpridora e extraordinariamente determinada. Quando lhe é dada a missão de escoltar Daniella (Sofía Vergara), a bela e sensual viúva de um traficante de droga pelo estado do Texas, ela está decidida a cumprir o seu dever sob quaisquer circunstâncias. O objectivo é levá-la sã e salva até uma importante audiência onde será testemunha de acusação de um perigoso cartel mexicano. Para chegarem vivas à sala de tribunal, as duas mulheres vão ter de escapar a homicidas impiedosos, polícias corruptos e vigaristas de todo o género. Uma comédia realizada por Anne Fletcher ("Vestida Para Casar", "A Proposta", "Não Há Culpa Nem Desculpa!") segundo um argumento original de David Feeney e John Quaintance.

Uma Aldeia Quase Perfeita (Un village presque parfait)
Ano: 2014
Realização:
Argumento: Josselyn Bossennec
Género: Comédia
Elenco: , ,
 
Saint-Loin-la-Mauderne é uma aldeola francesa de apenas 120 habitantes, perdida no meio do nada. Sem algo que possa cativar os forasteiros, a última esperança de quem a habita é a reabertura da fábrica de fumeiro de salmão, através de um subsídio do Estado. Para que isso venha a ser possível, terão de conseguir convencer um médico a fixar-se na região, pois o último reformou-se há já vários anos, sem nunca ter havido alguém para o substituir. Quando tomam conhecimento da chegada de Maxime Meyer, um jovem médico que para ali vem temporariamente, homens, mulheres e crianças unem-se num projecto comum: tornar a aldeia um sítio aprazível e cheio de actividades interessantes, para que ele resolva ficar definitivamente. Porém, convencer o jovem doutor dos encantos escondidos do lugar vai revelar-se uma tarefa mais complicada do que poderiam imaginar… Uma comédia de costumes da autoria do jornalista e realizador francês Stéphane Meunier.

Os Últimos Cavaleiros (Last Knights)
Ano: 2015
Realização:
Argumento: ,
Género: Acção, Aventura
Elenco: , ,
 
Bartok é um nobre caído em desgraça. Decidido a lutar contra o poder de um governador tirano que tem o reino sob o seu domínio, junta um grupo de leais cavaleiros que o apoiam. Quando é cruelmente assassinado, os seus discípulos juram vingar a sua morte e devolver a honra ao seu senhor. Entre eles está Raiden, um homem corajoso e dedicado que lhe jurou fidelidade e que está disposto a sacrificar a sua própria vida em troca dos ideais em que acredita… Com realização do japonês Kazuaki Kiriya ("Casshern", "Goemon"), um filme épico sobre lealdade e coragem que conta com a participação dos actores Clive Owen, Morgan Freeman, Aksel Hennie, Shohreh Aghdashloo e Dan Brown, entre outros.
A Maldição de Michael King (The Possession of Michael King)
Ano: 2015
Realização:
Argumento: 
Género: Terror
Elenco: , ,
 
Michael e Samantha são casados e têm uma filha pequena. A sua relação é de compatibilidade absoluta, excepto numa coisa: ela é religiosa; ele acha que Deus e o Diabo são simples criações humanas. O cepticismo dele é posto à prova quando, depois de um trágico acidente, Samantha morre. Obcecado pela ideia da morte, Michael decide fazer um documentário que prove a falsidade dos poderes ocultos. É assim que, sempre com as câmaras ligadas, permite que adoradores do diabo, necromantes e praticantes do satanismo testem todo o tipo de feitiços e rituais obscuros em si próprio. Michael quer demonstrar que as manifestações sobrenaturais são o resultado do medo e da imaginação. Mas é à sua própria custa que se vê obrigado a alterar as suas teorias, a partir do momento em que começa a ouvir vozes interiores que lhe exigem que faça coisas terríveis, incluindo matar Ellie, a sua filha. Um filme de terror que marca a estreia em cinema de David Jung. Além da realização, também é o responsável pelo argumento.
Sinopses: Cinecartaz Público

1 comentário:

  1. "Perseguição Escaldante": 5*

    Para mim é uma das melhores comédias estreadas no ano passado. Um filme com poucos ou nenhuns clichés e consegue ser também surpreendente.

    Abraços, Frederico Daniel.

    ResponderEliminar