quarta-feira, 9 de março de 2016

Estreias 10 Mar'16: Le tout nouveau testament, O Amor é Lindo... Porque Sim!, Trois souvenirs de ma jeunesse, Allegiant, Difret, The Young Messiah, Pod, Outcast, Ride, Grimsby

Dia 10 de Março, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:

  Deus Existe e Vive em Bruxelas (Le tout nouveau testament)
Ano: 2015
Realização:
Argumento:  ,
Género: Comédia
Elenco: , ,
Afinal, Deus existe, mora em Bruxelas (Bélgica) e é um senhor de meia-idade muito rabugento que se diverte a infernizar a vida de todos os seres humanos. É então que Eva, a sua filha de 10 anos, farta de o ver ser malvado, decide rebelar-se. Para isso, entra no seu computador privado e envia uma SMS a todos os habitantes da Terra com as datas das suas respectivas mortes. Esta informação vai alterar totalmente a ordem das coisas, pois, com a noção do tempo que lhes resta para viver, as pessoas começam a agir despreocupadamente, inventando formas de aproveitar a vida. Agora, sem saber o que fazer para reverter a situação, Deus vê-se a braços com um problema de proporções inimagináveis… Uma comédia com realização de Jaco Van Dormael (“O Oitavo Dia”, “Sr. Ninguém”), que escreve o argumento em parceria com Thomas Gunzig. O elenco conta com a participação de Pili Groyne, Benoît Poelvoorde, Catherine Deneuve e François Damiens, entre outros.

Outras sugestões:

O Amor é Lindo... Porque Sim! (O Amor é Lindo... Porque Sim!)

Ano: 2016
Realização:
Argumento:
Género: Comédia
Elenco:  , , , , , ,
Amélia está a viver um momento particularmente difícil da sua vida. No próprio dia do seu aniversário não só perde o emprego como é abandonada por Mauro, o namorado. A mãe, Gigi, ganha dinheiro como vidente e Cátia, a irmã, é uma actriz desempregada que luta por mostrar o seu valor. Mas quando Amélia arranja um novo emprego numa tasca lisboeta e a sua voz é descoberta pela dona do estabelecimento tudo se altera… Depois da curta-metragem "Entre o Desejo e o Destino" (2005) e das longas "Quinze Pontos na Alma" (2011) e “Florbela” (2012), o argumentista Vicente Alves do Ó regressa à realização com uma comédia portuguesa. Os actores Inês Patrício, Maria Rueff, João Maria, Carolina Serrão, Ana Brito e Cunha e Sílvia Rizzo dão vida às personagens.


Três Recordações da Minha Juventude (Trois souvenirs de ma jeunesse)

Ano: 2015
Depois de uma longa ausência no estrangeiro, Paul Dédalus está de regresso a França. Chegar a casa fá-lo reviver o passado e recuar a três momentos decisivos da sua vida: a infância, que deixou vários traumas devido à péssima relação com a mãe; uma viagem à antiga URSS, onde ajudou um jovem judeu a fugir do país; e, por último, a paixão por Esther, uma rapariga misteriosa que foi – e talvez ainda seja – o grande amor da sua vida… Com realização e argumento de Arnaud Desplechin, um filme dramático que recupera a personagem Paul Dédalus, já antes apresentada em “Comment je me suis disputé... (ma vie sexuelle)”, também realizado por Desplechin em 1996. O elenco conta com a participação de Mathieu Amalric, Quentin Dolmaire, Lou Roy-Lecollinet e Dinara Drukarova, entre outros. “Três Recordações da Minha Juventude” teve 11 nomeações para os prémios César, entre eles o de Melhor Filme, Melhor Realização e Melhor Argumento Original. Em competição na Quinzena dos Realizadores no Festival de Cinema de Cannes, arrecadou o Prémio SACD (Société des Auteurs et Compositeurs Dramatiques).

Convergente: Parte 1 (The Divergent Series: Allegiant)

Ano: 2016
Realização:
Argumento: , , Bill Collage
Género: Ficção-científica, Acção, Aventura
Elenco:  , , , , , , ,
Num futuro distante, a Humanidade encontrou um modo de evitar as guerras e os conflitos sociais criando um novo sistema democrático que divide a sociedade em cinco facções distintas cujo objectivo último é manter a ordem. A cada uma das facções – que funcionam como castas – corresponde uma virtude que exerce a sua função específica na comunidade. Aos 16 anos de idade, cada indivíduo é submetido a um teste de aptidão e tem de escolher qual o grupo a que se unirá para o resto da vida. Tris é uma jovem que, durante o seu teste, descobre que é uma "divergente", alguém cuja vocação não se restringe a apenas uma virtude e que tem a capacidade rara de dominar os seus medos. Agora que conseguiu escapar, ela e o seu grupo de amigos tentam fugir para lá dos muros que cercam Chicago. Porém, o que encontram do outro lado é algo muito mais assustador do que alguma vez poderiam esperar. Com realização de Robert Schwentke ("Pânico a Bordo", "RED: Perigosos", "R.I.P.D.: Agentes do Outro Mundo") e argumento de Noah Oppenheim, Adam Cooper e Bill Collage, um filme de ficção científica que adapta a primeira parte do terceiro volume da trilogia juvenil escrita pela norte-americana Veronica Roth, que se tornou um "best-seller" mundial. No elenco, os actores Shailene Woodley, Theo James, Miles Teller, Naomi Watts, Kate Winslet e Jeff Daniels, entre outros.

Difret (Difret)
Ano: 2014
Realização:
Argumento:
Género: Drama
Elenco: , ,
Etiópia, década de 1990. Hirut (Tizita Hagere), uma estudante de 14 anos, é raptada a caminho da escola por um grupo de homens a cavalo. Ela é uma das milhares de vítimas de uma antiga tradição etíope chamada “talefa” que implica o rapto para casamento. Hirut é violada pelo seu futuro marido e trancada num quarto. Ao tentar escapar, pega numa espingarda, mata o seu violador e foge. Agora, ela é acusada de homicídio e o facto de ter agido em legítima defesa não tem qualquer significado na comunidade onde vive. Meaza Ashenafi (Meron Getnet), por seu lado, é uma jovem e corajosa advogada em Adis Abeba, a capital. Decidida a ajudar mulheres e crianças pobres, abriu uma rede de representação jurídica gratuita. Quando sabe do caso de Hirut, segue até à remota aldeia onde ela se encontra e, enfrentando todo o tipo de preconceitos e tradições seculares, inicia uma longa batalha judicial para provar que a criança é uma vítima de uma tradição bárbara e não pode ser responsabilizada por aquele crime. Inspirado numa história verídica, um filme dramático que conta com argumento e realização do etíope Zeresenay Berhane Mehar. Em 2014, “Difret” arrecadou o Prémio do Público quer no Festival de Cinema de Sundance, quer na Berlinale.

O Jovem Messias (The Young Messiah)
Ano: 2016
Género: Drama
Elenco:  , ,
Depois de serem obrigados a fugir de Israel devido ao ódio do rei Herodes que mandou matar todos os recém-nascidos do sexo masculino, Jesus, Maria e José vivem em Alexandria, Egipto. Jesus, agora com 7 anos, percebe que existem segredos relacionados com o seu nascimento mas desconhece as razões pelas quais é tratado de forma diferente de todas as outras crianças da sua idade. Os seus pais, por seu lado, consideram ser demasiado cedo para lhe revelarem o milagre do seu nascimento e tudo o que isso significa. Com a morte de Herodes, porém, a família resolve regressar a Nazaré e Jesus descobre por si mesmo o propósito da sua jovem existência… Um filme biográfico realizado por Cyrus Nowrasteh sobre Jesus Cristo, uma das mais importantes personagens religiosas da História. Sean Bean, David Bradley e Jonathan Bailey dão vida às personagens.

Outcast - O Último Templário (Outcast)
Ano: 2014
Realização:
Argumento:
Género: Acção, Aventura
Elenco: , ,
China, século X. Gallain é um guerreiro de feitos lendários que hoje vive atormentado pelos crimes do passado. No seu percurso em busca de redenção, encontra o filho mais novo do imperador, que precisa de ajuda para recuperar o trono usurpado pelo irmão que, sedento de poder, assassinou o próprio pai. Apesar de relutante em sair do seu exílio, o misterioso guerreiro alia-se a Jacob – um cavaleiro que também luta contra os seus demónios – e lança-se numa cruzada para ajudar o jovem príncipe a salvar o reino da tirania e a lutar contra as injustiças. Mas a batalha será sangrenta e cheia de obstáculos… Escrito por James Dormer e realizado por Nick Powell (que aqui se estreia na realização), um filme repleto de acção e aventura que conta com Nicolas Cage, Hayden Christensen, Wang Bozhao e Alexandre Bailly nos principais papéis.

POD: Terror e Paranóia (Pod)
Ano: 2015
Realização:
Argumento:
Género: Thriller, Terror
Elenco:  , ,
Martin é um veterano de guerra que acredita que os militares o usaram para experiências secretas. Assustado com o que se passa à sua volta, telefona a Lyla e Ed, os seus irmãos, a avisá-los de que é alvo de uma conspiração governamental. Apesar de lhes pedir explicitamente não irem à casa do lago da família no Maine, onde se encontra, eles ficam preocupados com o que se poderá estar a passar e seguem viagem até lá. Ao chegarem, Martin explica-lhes que encontrou uma cápsula na floresta que acredita tratar-se de algo para criar assassinos controlados por lavagem cerebral. Obcecado e paranóico ao ponto de se automutilar, ele acredita ter capturado um monstro que agora se encontra trancado na cave. Os irmãos, incapazes de acreditar que tudo isso seja possível, decidem que é chegado o momento de o internar numa instituição mental. Porém, com o desenrolar da noite, as coisas complicam-se e Lyla e Ed começam a considerar se Martin não estará de facto a dizer a verdade. Mas o que estará, afinal, preso na cave? Com argumento e realização de Mickey Keating (“Ultra Violence”, “Ritual”, “Darling”), um filme de terror que conta com a participação de Larry Fessenden, Lauren Ashley Carter, Brian Morvant e Forrest McClain, entre outros.

Ride - Na Onda (Ride)
Ano: 2014
Realização:
Argumento:
Género: Comédia
Elenco: , ,
Jackie (Helen Hunt) tem alguns problemas de relacionamento com Angelo (Brenton Thwaites), o seu filho adolescente. O facto de ele se interessar quase obsessivamente pelo surf e cada vez menos pela escola é algo que causa constantes atritos entre ambos. Certo dia, ela percebe que ele – sem qualquer aviso – abandonou tudo e partiu para a Califórnia, totalmente decidido a mudar de vida e dedicar-se exclusivamente ao surf. Desprevenida e frustrada com aquela decisão, ela decide deixar Nova Iorque e ir o seu encontro. E será lá que, num esforço de recriar laços com o filho, Jackie acaba por perceber a beleza daquele desporto e a forma de vida dos seus praticantes. E, a meio caminho, ainda haverá tempo de encontrar o amor… Um filme sobre encontros e reencontros que conta com realização e argumento da realizadora e actriz Helen Hunt (“Até que Me Encontrou”).

Irmãos e Espiões (Grimsby)
Ano: 2016
Género: Comédia, Acção
Elenco: , ,
Sebastian Butcher (Mark Strong) é um dos mais conceituados agentes de operações especiais do MI6 britânico. Um dia, reencontra Carl “Nobby” Butcher (Sacha Baron Cohen), o irmão perdido há quase três décadas. Em pequenos, ambos eram inseparáveis mas quis o destino que fossem adoptados por famílias diferentes e que nunca mais se tivessem tornado a ver. Os dois irmãos não têm absolutamente nada em comum. Apesar de Nobby ser um homem rústico, tem tudo que um modesto pescador pode desejar: nove filhos e uma belíssima mulher que não resiste aos seus encantos. Mas as suas vidas vão mudar abruptamente no momento do reencontro, pois juntos descobrirão uma conspiração que ameaça pôr em risco a segurança mundial. Assim, de forma a salvar milhares de vidas humanas, Sebastian vai perceber que tem a seu lado a pessoa certa para a empreitada: o seu irmão que, apesar de idiota, tem uma excelente pontaria… Uma comédia de espionagem que conta com a realização de Louis Leterrier e argumento de Sacha Baron Cohen, Phil Johnston e Peter Baynham. Para além de Strong e Baron Cohen no papel de protagonistas, o elenco conta ainda com Penélope Cruz, Isla Fisher, Rebel Wilson e Gabourey Sidibe, entre outros.
Sinopses: Cinecartaz Público

1 comentário:

  1. Da Série Divergente: Convergente: 4*

    O filme não é tão mau como o pintam, surpreendeu-me pela positiva.

    Cumprimentos, Frederico.

    ResponderEliminar