quarta-feira, 4 de maio de 2016

Passatempo FESTin


O FESTin, Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, está de volta ao cinema São Jorge com filmes de diversas latitudes, muitos deles com a presença dos realizadores.

Para o Festival, 2016 é mais um ano com uma grelha sólida entre curtas e longas-metragens, com o primeiro destaque a ser o filme de abertura, inspirado na obra de Fernando Pessoa, Cartas de Amor São Ridículas.



Sexta-feira, 6 de Maio - 19h




Num pequeno vilarejo no sertão, árida região do Nordeste brasileiro, três histórias de amor e desejo revolucionam a paisagem afetiva dos seus moradores. Personagens de um mundo romanesco, no qual as suas conceções de vida estão limitadas, de um lado pelos instintos humanos, do outro por um destino cego e fatalista. Filmado numa aldeia de quarenta habitantes, é embalado por música de Zibgniew Preisner (autor das músicas dos filmes de Krzysztof Kieślowski) e pelo último trabalho do mítico Dominguinhos. Do longo currículo do filme em festivais, destaque para a seleção principal de Roterdão.












Segunda-feira, 9 de Maio - 19h






Em 1946, ao sair da prisão política, a jovem psiquiatra Nise da Silveira volta ao Hospital Psiquiátrico no subúrbio do Rio de Janeiro, recusa-se a usar o choque elétrico e adota a arte terapêutica para tratar dos seus pacientes. Nos ateliês de pintura surgem talentosos artistas que surpreendem o mundo das artes. As pinturas encantam C.G. Jung e dão origem ao Museu das Imagens do Inconsciente que hoje possui mais de 350 mil obras.













Terça-feira, 10 de Maio - 20h30


Sertão do Nordeste brasileiro, tempos atrás. Um grupo de ciganos acampa nos arredores de Quixadá, seguindo a previsão de que um novo tempo se anuncia. Ali passam semanas mudando a paisagem, interferindo no quotidiano do pequeno lugarejo. Aos poucos se integram na vida da cidade e, usando a habilidade para o comércio, fazem da feira o seu ponto de negócios. Um pequeno grupo de ciganos envolve-se numa grande confusão após a esposa de um comerciante local atropelar um Gato Preto, animal de estimação de uma Cigana. Conflito que finda por expulsar a todos os ciganos da cidade. Anos depois, Mariana, sente-se tomada por uma força que a faz correr pelas ruas de Quixadá e subir pela parte mais íngreme da Pedra do Cruzeiro. A Cigana do gato morto retorna a Quixadá, agora dona do famoso Circo Estrela do Oriente. O seu filho e Mariana têm um romance proibido que mudará o rumo da história.





O Split Screen tem o prazer de se associar ao FESTin para oferecer convites para as três sessões do festival mencionadas aqui.

Temos cinco bilhetes duplos para cada sessão. Bastará que preencham os dados e assinalem a preferência das sessões.

Os interessados poderão candidatar-se a todas elas, sendo que se tentará que o máximo de participantes diferentes possam ser premiados.

Os vencedores serão avisados com, pelo menos, 24 horas de antecedência em relação à data da sessão.




Regulamento:

- O passatempo decorre até às 20:30 do dia 8 de Maio, sendo excluídas todas as respostas que chegarem depois desse prazo.
- Cada uma das participações no passatempo deve conter dados únicos relativamente a todas as outras. No caso de se verificar utilização abusiva de dados, todas as participações em incumprimento serão excluídas do sorteio.
- Os premiados serão escolhidos entre todos aqueles que apresentarem uma participação válida e a escolha será definitiva a menos que se apresente um caso de fraude.
- A escolha é feita através de um sistema de selecção aleatória disponível online.
- O Split Screen reserva-se o direito de fazer uma selecção das respostas validadas quando se apresentarem circunstâncias duvidosas da legitimidade da origem das mesmas.
- Além da correcção das respostas às questões lançadas, também o preenchimento dos dados pessoais são factor de exclusão, devendo por isso corresponderem às normas como são solicitados.
- A morada usada para participação deve corresponder à morada de residência do participante. O Split Screen reserva-se o direito de exigir um comprovativo de morada aos vencedores para validar a entrega do prémio.
- O nome dos vencedores será publicado neste blogue e os mesmos serão avisados por email.
- Em caso de não concordar com alguma destas regras, deverá abster-se de participar.
- O presente regulamento não substitui o conjunto de regras gerais definido para todos os passatempos do blogue, que deve ser consultado na secção "Termos e Condições" para qualquer dado omisso ou qualquer caso de dúvida.

Sem comentários:

Enviar um comentário