segunda-feira, 24 de março de 2014

Sétima edição de 8 ½ Festa do Cinema Italiano foca-se na família italiana dos anos 50


A sétima edição do 8 ½ Festa do Cinema Italiano regressa à cidade de Lisboa em Abril deste ano, centrando o seu programa no cinema São Jorge e na Cinemateca Portuguesa, espalhando-se posteriormente pelo país, desde Coimbra e Porto, passando pelo Funchal até ao Loulé. A edição deste ano tenciona expandir-se ainda para outros países lusófonos.

A imagem gráfica desta edição remete para a família italiana, da década de 50, sendo precisamente esse o tema do festival: Família Italiana - La Famiglia. Viva La Libertà será o filme de abertura, com uma paródia sobre o mundo da política italiana, protagonizada pelo actor Toni Servillo. Já a sessão de encerramento será ocupada pela exibição de Il Capitale Umano, de Paolo Virzì, um filme que conecta os destinos de duas famílias, após um trágico acidente na véspera de Natal.

Na programação deste ano destacam-se ainda filmes como Salvo, vencedor do Grande Prémio da Semana da Crítica em Cannes 2013; Zoran, il mio Nipote Scemo, multipremiado no Festival de Veneza 2013, incluindo o prémio da Crítica Internacional; ou The Special Need, um documentário sobre um jovem autista em busca da sua primeira relação sexual.

O festival exibirá ainda Too Much Johnson, célebre filme perdido de Orson Welles, realizado em 1938 e que estreia em parceria com Le Giornate del Cinema Muto e a Cinemateca Portuguesa. Enquanto isso a secção Amarcord fará uma homenagem a Mario Bava, contando com a presença do seu filho Lamberto Bava, assim como com o realizador Daniele Gaglianone, o músico Vinicio Capossela, o produtor e cineasta Gianluca Arcopinto e o vice-director da Cineteca del Friuli di Gemona, Lorenzo Codelli.

Em Lisboa,  8 ½ Festa do Cinema Italiano decorre de 10 a 18 de Abril; passando depois por Coimbra (21 a 23 de Abril), Porto (de 24 a 27 de Abril), Funchal (8 a 11 de Maio) e Loulé (16 a 18 de Maio). A programação oficial e completa pode ser consultada no sítio oficial.

Sem comentários:

Enviar um comentário