segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Fringe na Friday Night Death Slot a partir de 28 de Janeiro


Fringe vai mudar-se de novo. A partir da midseason vai passar para o horário conhecido como Friday Night Death Slot. A sexta-feira já viu serem canceladas séries da FOX como Terminator: The Sarah Connor Chronicles, Firefly ou mais recentemente Dollhouse. Praticamente todas as estações televisivas sofrem a "maldição" da TV Death Slot, sendo que este conceito foi criado sob a premissa de que praticamente todas as séries que estreiam ou são transferidas para a sexta-feira à noite estão na iminência de serem canceladas.

A FOX é a estação que parece levar o mito à letra, já que todas as séries dos últimos 10 anos que passaram para este horário foram canceladas em cerca de uma ou duas temporadas. A única excepção? The X-Files.

Fringe vai agora concorrer contra séries como Supernatural e CSI: NY, uma competição mais fraca do que aquela que enfrenta no horário actual de quinta-feira. Aliás, o próprio presidentes da FOX em comunicado oficial revelou que Fringe tinha uma audiência muito própria e muito leal e que esperava até que a série aumentasse os seus números. E isto pode ser exactamente o que vai condenar Fringe.

A explicação para o falhanço da maior parte das séries neste horário é bastante simples. Às sextas os americanos dificilmente ficam em casa a contemplar a tv, é a noite em que saem, vão a restaurantes ou a bares ou simplesmente jantam com amigos e/ou família. Isto significa que, das poucas pessoas que vão ficar em casa a ver televisão, a maioria opta por programas familiares em detrimentos de outros géneros. Outra questão é que dado o facto de muitos americanos fazerem as compras nesse mesmo dia, os anunciantes têm preferência por colocar os seus anúncios durante o dia anterior, deixando a sexta-feira praticamente sem receitas dignas desse nome para as estações. Um factor que ajuda a que algumas séries não sejam canceladas são as expectativas baixas por parte da estação ao colocarem séries nesse horário, mas como sempre na FOX preferem acreditar que ao colocarem uma série de ficção científica na TV Death Slot esta vai conseguir aumentar as suas audiências. Talvez os fãs de Fringe tenham sorte e a FOX autorize uma quarta temporada.

4 comentários:

  1. As sextas feiras são boas para o sci fi. E se não me engano o Fringe começou por dar às sextas, não foi? Pelo menos não era às 5ª. O unico problema é que a serie está com uma historia muito continua, espero que façam uma maratona para ver se aguarram uns quantos espectadores novos.
    Espero que se aguente, adoro esta serie. É uma das melhores. E se conseguir melhorar pode ser que o Syfy abra os olhos e mude o Stargate Universe de volta para as 6ª antes que seja cancelado.

    ResponderEliminar
  2. Não, Fringe começou à terça-feira. E a continuidade da série é o que lhe dá hipóteses de agarrar os fãs, na primeira metade da segunda temporada perderam muitos fãs exactamente por não darem continuidade à série e se basearem quase exclusivamente em stand-alones.
    E não, sexta-feira não é nada boa para sci-fi: Dollhouse, Firefly, Terminator: The Sarah Connor Chronicles, todas foram canceladas no horário de sexta na FOX.

    ResponderEliminar
  3. Já estou pronto para o funeral. É, a famosa death slot não vai dar chance a FRINGE.

    Admito que a remexida que a FOX fez no calendário é-lhes benéfica, ao ter American Idol para lutar taco-a-taco com as comédias de 4a feira da ABC (e Grey's Anatomy à 5a) e com as comédias de 5a da NBC e particularmente com os CSI/NCIS que polvilham a grelha de 4ª e 5ª da CBS em primetime. Agora há também que ver que Fringe já saltou muito em termos de calendário, saltos estes que têm vindo a testar a paciência dos fãs. E não é justo.

    As sextas-feiras são o pior dia de televisão que possivelmente existe e todos os anos uma série com base de fãs e prestígio é cancelada (ano passado: Ugly Betty, curiosamente outro produto de sucesso da ABC que saltou na grelha de 4a para 2a para 6a até o cancelamento). Este ano, é a vez de Fringe.

    Recordo que a CBS também tinha uma death-slot (terças-feiras às 22h) onde já vinha cancelando 3-4 séries consecutivas e teve que vir THE GOOD WIFE para arruinar com a "maldição".

    Contudo, no caso de Fringe, não acho que há nada a fazer.

    Cumprimentos,

    Jorge Rodrigues
    Dial P For Popcorn

    ResponderEliminar
  4. Fringe estava TÃO bem à terça-feira. Depois deu-lhes na cabeça que tinham audiência para competir com Grey's Anatomy e afins à quinta... E agora deu-lhes para isto. A CBS, a ABC e a NBC não têm tão má fama com a sexta-feira, mas também têm um tipo de programação mais familiar na minha opinião. Prova disso é Blues Bloods que este ano tem tido números excelentes à sexta. A única excepção à regra no caso da FOX foi mesmo The X-Files e Fringe não tem capacidade para tanto. A minha esperança é que eles permitam uma quarta temporada completa para dar hipótese de terminar decentemente. (e raios parta, a DirecTV já anunciou que não salva mais série nenhuma porque vão começar a produzir séries próprias).

    ResponderEliminar