quarta-feira, 13 de abril de 2011

8 ½ Festa do Cinema Italiano: Destaques - Competição



Continuamos na nossa ronda de destaques relativos ao 8 ½ Festa do Cinema Italiano, desta vez centrando-nos na secção competitiva do certame, que se iniciará já amanhã, dia 14 até 21 de Abril em Lisboa. O festival estreia com La Prima Cosa Bella (2010), de Paolo Virzì, filme candidato de Itália aos Óscares 2011.

Exibido na secção competitiva do Festival de Locarno 2010, é um filme que fala sobre temáticas difíceis como a solidão, violência, alienação e relações familiares. Pietro é o protagonista da história, que distribui folhetos de forma ilegal e divide a casa com o seu irmão toxicodependente Francesco, após a morte dos pais, onde sofre violência e ofensas.

La pecora nera (2010), de Ascanio Celestini

Integrado no Festival de Veneza e no Rio de Janeiro International Film Festival, La Pecora Nera é produzido, escrito, realizado e protagonizado por Ascanio Celestini. Seguimos a história de Nicola e os seus trinta e cinco anos de manicómio, onde Ascanio aproveita para relembrar a sua vida, como a convivência com a sua avó e o seu gosto por histórias de marcianos. Um trabalho gerado por três anos de pesquisa de campo.

Una Vita Tranquilla (2010), de Claudio Cupellini

Estreado no Rome Film Festival, Una Vita Tranquilla é um thriller sobre um gerente de uma pousada e restaurante, com cerca de cinquenta anos e que leva uma vida tranquila na Alemanha com a mulher e um filho pequeno. Mas tudo muda quando surgem no seu restaurante dois italianos, membros da Camorra, que reconhece de há quinze anos atrás.

Ad Ogni Costo (2010), de Davide Alfonsi e Denis Malagnino

Selecção oficial do Rome Film Festival, Ad Ogni Costo é um thriller intenso sobre um pai desesperado que tenta recuperar o filho que lhe foi retirado pela assistência social. Mas rapidamente tudo entra numa espiral de delinquência e tráfico de drogas.

Et in terra pax (2010), de Matteo Botrugno e Daniele Coluccini

Primeira longa-metragem de Matteo Botrugno e Daniele Coluccini, é uma história em mosaico ligada através da criminalidade e drogas. Ambientado nos arredores de Roma, encontramos três histórias num bairro social: Marco tenta reconstruir a sua vida, depois de cinco anos na prisão, mas acaba por voltar ao tráfico; Sónia, uma jovem que trabalha numa casa de jogo e que acaba por se resignar na realidade à sua volta; e por fim temos três jovens que passam o dia entre drogas e delinquência. A troca de uma mota por cocaína será o evento que ligará estas três histórias.

Notizie degli scavi (2010), de Emidio Greco

Selecção do Festival de Veneza 2010, o filme baseia-se no conto homónimo de Franco Lucentini sobre o drama de um quarentão que leva uma vida monótona numa casa de reputação duvidosa em Roma, acabando por se cruzar com uma ex-prostituta que se tentara suicidar por causa de uma desilusão amorosa. O filme é protagonizado por Giuseppe Battiston, vencedor de dois prémios David di Donatello pelas suas interpretações em Bread & Tulips (2000) e Non pensarci (2007).

Drama sobre duas jovens. Uma é romena e após ter perdido o seu emprego decide procurar a mãe que emigrou para Itália nove anos antes. Outra vive com a responsabilidade de ter a seu cargo a subsistência de toda a família. Ambas vivem sob o medo e a incerteza sobre o seu próprio futuro. Escrito e realizado por Massimo Copola, o filme que estreou no Festival de Veneza é protagonizado por Alexandra Pirici (Youth Without Youth) e pela novata Erica Fontana.


Leia também:

Sem comentários:

Enviar um comentário