sábado, 26 de março de 2011

"A Solidão dos Números Primos" na quarta edição de 8 ½ - Festa do Cinema Italiano



Já na sua quarta edição e depois da 3.ª ter registado um recorde de afluência de espectadores, já foi anunciado um primeiro filme que estará em cartaz nesta edição de 8 ½ - Festa do Cinema Italiano.

O filme seleccionado foi A Solidão dos Números Primos, adaptado de um best-seller de Paolo Giordano pelo realizador Saverio Costanzo (In memoria di me). O filme que esteve em antestreia no Festival de Veneza 2010, é protagonizado por Alba Rohrwacher (Io sono l'amore) e Luca Marinelli, contando a história cruzada de dois jovens atormentados pela sua infância.

Esta edição do festival apresentará algumas novidades: a programação decorrerá oficialmente em Lisboa, dividindo-se entre o Cinema Monumental e Espaço Nimas, com uma retrospectiva de comédia italiana na Cinemateca com o nome Amarcord - I mostri (1963) e Il sorpasso (1962), de Dino Risi já estão confirmados - e ainda novas secções.

A secção competitiva terá Filipe Melo (criador da curta portuguesa de terror I'll See You in My Dreams, realizada por Miguel Ángel Vivas) e Bernardo Sassetti (compositor de bandas sonoras de filmes como Alice) como júris. Haverá ainda uma secção Panorama das próximas estreias e duas sessões especiais (uma em homenagem aos 150 anos da unificação italiana e outra em homenagem à Fábrica da Benetton), bem como uma secção documental Italia.doc - composta por curtas-metragens em parceria com o Curtas de Vila do Conde e uma secção de telediscos chamada Ascolta.

Nas suas extensões, a edição de 2011 alarga-se também à Madeira, além das habituais em Coimbra e Porto. A 8 ½ - Festa do Cinema Italiano decorrerá de 14 a 21 de Abril em Lisboa; 27 a 29 de Abril em Coimbra; 29 de Abril a 01 de Maio no Porto (carece de confirmação) e ainda 05 a 08 de Maio no Funchal. A actriz Catarina Wallenstein é o rosto desta quarta edição.

Sem comentários:

Enviar um comentário