segunda-feira, 9 de maio de 2011

Tudo sobre a adaptação cinematográfica de "The Hunger Games"


O primeiro livro da trilogia The Hunger Games foi publicado em 2008, escrito por Suzanne Collins. Esta é uma saga de ficção-científica para jovens adultos, situada num mundo pós-apocalíptico onde uma sociedade totalitária e controladora (ao género de 1984, de George Orwell) vigia toda a população. Os Estados Unidos estão agora divididos numa capital e 12 Distritos. Uma vez por ano, cada um dos distritos é obrigado a enviar dois adolescentes entre os 12 e os 18 anos (um do sexo masculino outro do sexo feminino), para participarem nos chamados The Hunger Games (Jogos da Fome), uma espécie de reality show, onde se compete numa arena até à morte.

O Capitol é o local onde os poderosos vivem. Os Jogos da Fome são controlados a partir de lá, assim como os doze Distritos. Este é um estado ditador, dirigido pelo President Snow, localizado no noroeste dos EUA, aparentemente nas Rocky Mountains. A estética e moda são muito importantes para os habitantes do Capitol: além de tatuarem e pintarem os seus corpos, também são comuns as cirurgias plásticas de forma a alterarem a sua aparências. São muito comuns os bigodes, a pele tingida e peitos ou faces tatuadas. Algumas pessoas têm jóias tatuadas na pele e são ainda comuns as perucas coloridas. Os seus habitantes bebem um líquido especial (semelhante a xarope de ipeca) que lhes provoca o vómito, de forma a poderem comer mais, mas são alheios ao facto que nos Distritos se passa fome. São conhecidos ainda pelo seu sotaque afectado e cheio de sons sibilantes, dando sempre uma entoação interrogativa às suas frases, mal abrindo a boca quando falam. Anseiam avidamente pelos Jogos da Fome.


Antes do apocalipse conhecido como Dark Days, os Distritos foram reunidos sob o domínio do Capitol, formando assim a nação de Panem. Originalmente havia treze Distritos, mas o Distrito 13 foi destruído por ter originado uma rebelião. Cada Distrito é auto-suficiente produzindo uma grande quantidade de recursos, mas a quase totalidade destes é enviada para o Capitol. Deste modo, o Distrito 11 e 12 não têm nem comida nem carvão, respectivamente. Os Distritos 1, 2 e 4 têm um relacionamento melhor com o Capitol, acabando por receber melhores recursos.

Embora apenas os dois primeiros livros tenham sido editados em Portugal pela Editorial Presença (Os Jogos da Fome e Em Chamas), os três livros já foram lançados - o primeiro com o nome The Hunger Games, o segundo Catching Fire e o terceiro Mockingjay - resultaram num sucesso de vendas. O primeiro volume teve uma edição inicial de 200 mil exemplares. Este já foi traduzido para 26 línguas diferentes e os direitos já foram vendidos a 38 países. O livro é um bestseller do USA Today e do The New York Times, tendo surgido na lista deste último por 100 semanas consecutivas desde Setembro de 2010.

Os direitos do livro foram comprados pela Lionsgate Entertainment e serão adaptados ao cinema pelo realizador Gary Ross (Seabiscuit) e pelo argumentista Billy Ray (Shattered Glass). Com uma classificação de PG-13 a dificuldade nesta adaptação é manter o tom negro, brutal e violento da história original, embora aparentemente o argumento se tente manter o mais fiel possível ao original. O orçamento do filme está previsto para mais de 75 milhões de dólares e conta já com grandes nomes no elenco.


Entre mais de 30 candidatas ao papel principal em The Hunger Games, que incluíam nomes como Hailee Steinfeld (True Grit), Abigail Breslin (Little Miss Sunshine), Saoirse Ronan (Atonement), Chloe Moretz (Kick-Ass), Emily Browning (Sucker Punch) ou Lyndsy Fonseca (Nikita), acabou por ser a jovem actriz Jennifer Lawrence, nomeada para o Óscar de Melhor Actriz por Winter's Bone, a escolhida para interpretar o papel de Katniss Everdeen. Esta é a protagonista da história, membro do Distrito 12 e que toma o lugar da sua irmã mais nova Prim (Willow Shields) na disputa dos The Hunger Games, uma vez que se acha mais inteligente e com mais hipóteses de sobreviver. Paula Malcomson (Sons of Anarchy) será a sua mãe.


O jovem actor Josh Hutcherson (The Kids Are All Right) foi o escolhido para interpretar o papel de Peeta Mellarck. Também pertence ao Distrito 12 e sofre um acidente na sua primeira etapa dos jogos que o obriga a amputar a perna. The Capitol dá-lhe uma segunda oportunidade e concede-lhe uma prótese mecânica para que ele possa prosseguir nos jogos. Liam Hemsworth (The Last Song) vive também no Distrito 12 e é o melhor amigo de Katniss e desenvolve uma paixão pela protagonista. Elizabeth Banks (Zack and Miri Make a Porno) será Effie Trinket, responsável pelo acompanhamento dos jovens do Distrito 12. O seu cabelo muda de cor a cada livro.

A jovem Amandla Stenberg será Rue e compete pelo Distrito 11, formando uma aliança com Katniss. O seu par masculino é Thresh (Davo Okenivi). Pelo Distrito 1 teremos os competidores Jack Quaid como Marvel e Leven Rambin (Gigantic) como Glimmer. Ian Nelson e Kalia Prescott são os tributos - ou competidores - do Distrito 3. Teremos ainda Ethan Jamieson e Tara Macken pelo Distrito 4, Chris Mark e Jacqueline Emerson como Foxface pelo Distrito 5, Ashton Moio e Kara Petersen no Distrito 6, Sam Ly e Leigha Hancock no Distrito 7, Samuel Tan e Mackenzie Lintz no Distrito 8 e Imanol Yepez-Frias e Anni Thurman no Distrito 9.


Seneca Crane é o responsável pela realização dos The Hunger Games. O seu papel será interpretado por Wes Bentley (American Beauty).

John C. Reilly (Magnolia), Kristen Bell (Veronica Mars), Woody Harrelson (The Messenger), Stanley Tucci (The Lovely Bones) e o cantor Lenny Kravitz poderão estar em negociações para o elenco do filme. The Hunger Games deverá estrear a 23 de Março de 2012.


Sem comentários:

Enviar um comentário