sábado, 2 de novembro de 2013

Festival de Sevilha 2013 dedica secção Focus Europa ao cinema português


Na sua secção Focus Europa, o Festival de Cinema Europeu de Sevilha 2013 focar-se no cinema português, naquela que a direcção apelida de «última eclosão criativa». Chamando a atenção para a crise económica no país e a falta de apoios ao cinema português, o festival destaca ainda o arrojo das vias criativas adoptadas, que com «especial engenho converte os obstáculos em virtudes»

A programação inclui filmes como Lacrau, de João Vladimiro; E Agora? Lembra-me, de Joaquim Pinto e Terra de Ninguém, de Salomé Lamas. Os programas de curtas-metragens destacam Mahjong, da dupla João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata; assim como O Corpo de Afonso, assinado a título individual pelo primeiro e O Que Arde Cura, pelo segundo. Uma outra sessão de curtas exibe em conjunto, os filmes Rafa, de João Salaviza; Gambozinos, de João Nicolau; Redemption, de Miguel Gomes e Baby Back Costa Rica, de Gabriel Abrantes.

Outros filmes nacionais incluídos são A Vingança de uma Mulher, de Rita Azevedo Gomes; A Espada e a Rosa, de João Nicolau; O Fantasma de Novais, de Margarida Gil; Tabu, de Miguel Gomes e Sangue do Meu Sangue, de João Canijo. Sandro Aguilar apresentará ainda A Zona e Dive: Approach and Exit.

Do programa Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura, chegam a Sevilha os colectivos Centro Histórico e 3x3D, assim como Torres & Cometas, de Gonçalo Tocha.

O Festival de Cinema Europeu de Sevilha 2013 decorre de 8 a 16 de Novembro.

Sem comentários:

Enviar um comentário