quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

"Oh Boy" será o filme de abertura da KINO 2014 - Mostra de Cinema de Expressão Alemã


Na sua décima primeira edição, a KINO - Mostra de Cinema de Expressão Alemã regressa com uma importante selecção de filmes recentes oriundos da Alemanha, Luxemburgo e Suíça. Em Lisboa, regressará ao Cinema São Jorge, de 23 a 31 de Janeiro, mas voltará a ter extensões da mostra no Porto (Teatro do Campo Alegre) e, pela primeira vez, também em Coimbra (Teatro Académico de Gil Vicente).

Este ano o tema transversal à imensa selecção será a família, com obras focadas nas estruturas familiares modernas, umas mais subtis que outras, assim como nos habituais dramas do género. Neste programa principal que volta a dar atenção ao Novo Cinema Alemão destaca-se um dos filmes mais premiados dos últimos tempos, desde a sua estreia em 2012 e que será o filme de abertura: Oh Boy. Filmado a preto e branco por Jan Ole Gerster (valendo-lhe o prémio de Melhor Descoberta Europeia do Ano pela Academia Europeia de Cinema e sendo o principal vencedor dos prémios do cinema alemão), o filme segue um jovem estudante que abandona a universidade e deambula pela cidade de Berlim. Para encerrar, será exibido o filme Two Lives, candidato alemão ao Óscar 2014 de Melhor Filme Estrangeiro, que entrecruza o tema do passado nazi com a história da Stasi, após a queda do Muro de Berlim. Outros dos filmes da mostra principal a destacar são Freier Fall (exibido no Queer Lisboa 2013), Gnade (que competiu pelo Urso de Ouro em 2012), The Strange Little Cat (exibido no LEFF 2013 e premiado em múltiplos festivais internacionais), Soldate Jeannette (vencedor do Tiger Award no Festival de Roterdão 2013) ou Two Mothers (exibido no Festival de Berlim 2013).

A KINO 2014 celebrará ainda a efeméride dos 25 anos da Queda do Muro de Berlim, com um ciclo intitulado Die Mauer (O Muro), com filmes que recordam o evento histórico, desde Wings of Desire (1987), de Wim Wenders; a Spur der Steine (1966), de Frank Beyer ou The Lives of Others (2006), de Florian Henckel von Donnersmarck. Esta comemoração também será o tema principal da Mostra para Escolas, com filmes em torno dos problemas dos jovens na antiga RDA. O ciclo Cinema Jovem exibirá ainda filmes que adaptaram ao cinema a obra de Erich Kästne, desde as aventuras de Emil e os detectives dos anos 30, até às mais recentes adaptações de Sala de Aula Voadora.

A informação completa da programação e horários (em Lisboa, Porto e Coimbra) pode ser consultada no sítio oficial do Goethe-Institut Portugal ou no seu perfil oficial de Facebook.

Sem comentários:

Enviar um comentário