quarta-feira, 3 de setembro de 2014

"Hoje Eu Quero Voltar Sozinho" e "Flores Raras" no Queer Lisboa 2014


O brasileiro Hoje Eu Quero Voltar Sozinho será o filme de abertura do Queer Lisboa 2014, três anos depois da curta que lhe deu origem (também realizada por Daniel Ribeiro) ter sido premiada pelo público do mesmo festival. O filme venceu os prémios Teddy e FIPRESCI do Festival de Berlim 2014.

A encerrar o Festival Internacional de Cinema Queer de Lisboa estará outra produção brasileira: Flores Raras, de Bruno Barreto. O filme segue o romance entre a poeta norte-americana Elizabeth Bishop (Miranda Otto) e a arquitecta brasileira Lota de Macedo Soares (Glória Pires).

Destaque na competição internacional para Party Girl, vencedor do prémio Golden Camera em Cannes 2014, assim como uma menção para o elenco na secção Un Certain Regard. Nas curtas, nota para Boa Noite Cinderela, do português Carlos Conceição (já estreada em Portugal no IndieLisboa) e que fez parte da Semana da Crítica de Cannes 2014; assim como o premiado internacionalmente Cigano, de David Bonneville. O festival fará ainda uma retrospectiva de John Waters, com exibição do clássico Pink Flamingos e Polyester (com os famosos cartões Odorama), entre outros. Este ano o Queer Focus destaca o continente africano, onde o cinema queer tem vindo a desenvolver-se.

Nota ainda para a uma extensão da retrospectiva John Waters, a ocorrer na Casa das Artes, do Porto (3 e 4 de Outubro) e o anúncio de um Queer Porto a estrear-se em 2015. A maior edição do festival até à data (com um total recorde de 135 filmes de 38 países diferentes), o Queer Lisboa 2014 decorrerá de 19 a 27 de Dezembro, no Cinema São Jorge.

Sem comentários:

Enviar um comentário