quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Estreias 15 Jan'15: The Imitation Game, Miss Julie, Laggies, Taken 3

Dia 15 de Janeiro de 2015, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:

  O Jogo da Imitação (The Imitation Game)
Ano: 2014
Realização:
Argumento: 
Género: Drama, Thriller
Elenco: , ,
O criptoanalista, matemático e filósofo britânico Alan Mathison Turing (1912-1954) é hoje considerado um dos precursores da computação moderna. Durante a Segunda Grande Guerra, ele e a sua equipa deram uma ajuda fundamental aos Aliados na descodificação do código Enigma, que os nazis utilizavam para comunicar secretamente os planos de ataque. Já durante o pós-guerra, Turing projectou um dos primeiros computadores programáveis no laboratório nacional de física do Reino Unido. Entre muitas outras coisas, os seus estudos serviram ainda para abrir portas a uma das questões mais pertinentes da tecnologia da actualidade: a possibilidade teórica da inteligência artificial. Apesar de todo o reconhecimento, a sua carreira terminou abruptamente em 1952, depois de ter sido processado por atentado ao pudor, acusação que culminou numa condenação por homossexualidade, à época ilegal no Reino Unido. A 8 de Junho de 1954, dois anos depois de iniciar um tratamento com injecções de hormonas femininas que provocam castração química (que preferiu à prisão), Turing foi encontrado morto na sua própria casa. A morte foi classificada como suicídio, embora muitos, começando pela sua mãe, refutem a conclusão. Em Setembro de 2009, depois de uma campanha liderada por John Graham-Cumming, o primeiro-ministro Gordon Brown fez um pedido oficial de desculpas público em nome do Governo britânico, devido à maneira pela qual Turing foi tratado. Finalmente, a 24 de Dezembro de 2013, o matemático recebeu o perdão da rainha Isabel II. Realizado pelo norueguês Morten Tyldum ("Headhunters - Caçadores de Cabeças"), um filme dramático sobre a vida de Alan Turing, o lendário génio da matemática que decifrou códigos nazis e que acabou perseguido pela sua orientação sexual. O elenco conta com os actores Benedict Cumberbatch, Keira Knightley, Matthew Goode e Mark Strong, entre outros. Escolhido pelo público como o melhor filme em competição no prestigiado Festival de Cinema de Toronto (Canadá), "O Jogo da Imitação" recebeu ainda cinco nomeações para os Globos de Ouro, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Actor (Cumberbatch), Melhor Actriz Secundária (Knightley), Melhor Argumento (Graham Moore) e Melhor Banda Sonora Original (Alexandre Desplat).
Outras sugestões:

Miss Julie (Miss Julie)

Ano: 2014
Realização:
Argumento: 
Género: Drama
Elenco: , ,
Irlanda, 1880. Ao longo da noite do solstício de Verão, Julie, uma jovem aristocrata, dança com John, o jovem camareiro do seu pai. Levados pela força do momento, abandonam-se a um perigoso jogo de sedução. A altivez e infelicidade dela colidem com a ambição dele, unindo-os num misto de desejo descontrolado e raiva. Kathleen, a noiva de John, observa-os. Rapidamente, a intimidade leva os dois amantes a cenários imaginários de uma vida em comum. Porém, Julie e John não estão certos se o futuro lhes trará desespero ou esperança. Apesar de tudo, a solução – sublime ou horrível –  será encontrada na manhã seguinte… Realizado pela realizadora norueguesa Liv Ullmann ("Infidelidade"), um filme dramático sobre desejo e dominação que adapta a peça homónima escrita pelo sueco August Strindberg, em 1888. O elenco inclui Jessica Chastain, Colin Farrell e Samantha Morton.
Um drama sobre a vida conjugal, assinado por Nuri Bilge Ceylan, realizador já descrito como o "Antonioni turco". O argumento foi escrito por si, em parceria com Ebru Ceylan. "Sono de Inverno" foi distinguido com a Palma de Ouro no 67.º Festival de Cannes.


Encalhados (Laggies)
Ano: 2014
Realização:
Argumento:
Género: Comédia
Uma década se passou desde que Megan (Keira Knightley) terminou o liceu. Apesar disso, muito pouco mudou na sua vida. Os amigos são os mesmos, divide casa e despesas com o namorado da adolescência e ainda mantém o lugar de secretária na empresa do pai. Quando o namorado lhe faz um inesperado pedido de casamento, Megan mergulha numa autêntica crise existencial. Em pânico, dá-se de conta que, apesar dos seus 28 anos, ainda não está preparada para o que se espera de uma mulher adulta. É neste estado de espírito e confusão mental que conhece Annika (Chloë Grace Moretz), uma adolescente de 16 anos que exala confiança e determinação. Decidida a dar a si mesma uma pausa de uma semana, Megan refugia-se em casa de Annika, que vive sozinha com o pai (Sam Rockwell). É com estes dois novos amigos que Megan vai encontrar as ferramentas necessárias para crescer e, finalmente, tomar total controlo sobre a sua vida… Uma comédia romântica sobre as "dores do crescimento", com a assinatura da realizadora e actriz Lynn Shelton ("Entre Irmãs").

Taken 3 (Taken 3)
Ano: 2014
Realização:
Género: Acção, Thriller
Há muito que Bryan Mills (Liam Neeson), ex-agente dos serviços secretos norte-americanos, abandonou a carreira para se dedicar à família. Longe dos perigos da profissão, leva uma vida tranquila com Lenore (Famke Janssen), com quem está a tentar uma reaproximação, e a filha de ambos (Maggie Grace). Um dia, ao chegar a casa, encontra Lenore brutalmente assassinada. Quando a polícia chega ao local, ele torna-se imediatamente o principal suspeito. Percebendo que foi vítima de uma armadilha de alguém que pretende vingar-se, Mills decide escapar aos agentes, encontrar os culpados e fazer justiça com as suas próprias mãos. Com a polícia de Los Angeles, o FBI e a CIA em sua perseguição, ele move-se com um único objectivo em mente: encontrar e proteger a filha antes que seja demasiado tarde. Com argumento de Luc Besson e Robert Mark Kamen, um "thriller" de acção realizado por Olivier Megaton ("Transporter - Correio de Risco 3", "Colombiana"), que continua as aventuras do agente Bryan Mills, iniciada por Pierre Morel em 2008.
Sinopses: Cinecartaz Público

Sem comentários:

Enviar um comentário