segunda-feira, 20 de abril de 2015

"As Mil e Uma Noites" foi seleccionado para a Quinzena dos Realizadores em Cannes 2015


Com alguns rumores que o apontavam como presença na competição oficial do Festival de Cannes 2015, a produtora portuguesa O Som e a Fúria revelou que o filme As Mil e Uma Noites, de Miguel Gomes (Tabu), foi seleccionado para a Quinzena dos Realizadores.

Segundo revelou a Variety, o comité de selecção do festival ponderou incluí-lo na competição para a Palma d'Ouro, mas acabou por recuar devido à duração da obra e que implicaria dispensar outros dois filmes. Como contrapartida, o festival ofereceu ao cineasta português um lugar na secção oficial Un Certain Regard, mas este recusou-o para aceitar o convite do programa paralelo ao certame. Nesta secção, as três partes do filme serão exibidas em três dias consecutivos, com duas sessões diárias.

Os três volumes do filme (O Inquieto, O Desolado e O Encantado) terão antestreia mundial na secção Quinzena dos Realizadores que decorrerá de 14 a 24 de Maio. O produtor Luís Urbano sublinha que o filme é composto por três filmes com personalidade autónoma e que a sua distribuição comercial obedecerá à mesma lógica, com um intervalo de tempo entre cada estreia. As Mil e Uma Noites poderá chegar aos cinemas portugueses na segunda quinzena de Setembro.

O filme inspira-se na estrutura das histórias contadas por Xerazade, mas com factos ocorridos em Portugal nos anos de 2013 e 2014, com uma política que negava a justiça social. A Quinzena dos Realizadores 2015 contará ainda com Trois Souvenirs de Ma Jeunesse, de Arnaud Desplechin (o realizador prescindiu também a sua presença na selecção oficial) e L'Ombre des Femmes, de Philippe Garrel (o filme de abertura).

Sem comentários:

Enviar um comentário