quarta-feira, 15 de abril de 2015

Estreias 16 Abril'15: Im Labyrinth des Schweigens, Il ragazzo invisibile, Oktober November, Phoenix, The Water Diviner, Accidental Love, Run All Night, Paul Blart: Mall Cop 2, Outro País, Outra Forma de Luta

Dia 16 de Abril de 2015, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:

  Labirinto de Mentiras (Im Labyrinth des Schweigens)
Ano: 2014
Género: Drama, Histórico
Elenco: , ,
Ano de 1958. A Alemanha concentra-se no progresso e na recuperação económica, evitando a todo o custo assumir as culpas do passado ou encarar as atrocidades cometidas alguns anos antes, durante a Segunda Grande Guerra. Johann Radmann, um jovem e ambicioso advogado, recebe de um jornalista alguns documentos e decide iniciar um processo contra alguns membros das SS que serviram em Auschwitz. Porém, os horrores inimagináveis com que se depara, somados à forma hostil com que todos encaram a sua luta pela justiça, fazem com que Johann se sinta perdido no meio da investigação. Mas, para ele, torna-se uma questão de honra encontrar a saída deste labirinto, onde todos parecem, de uma forma ou de outra, estar envolvidos… Estreia na longa-metragem do italiano Giulio Ricciarelli, que também escreve o argumento em parceria com Elisabeth Bartel, um filme dramático baseado em factos reais, que retrata uma época particularmente delicada na Alemanha, durante os primeiros julgamentos pelo Estado das atrocidades cometidas na Segunda Grande Guerra.

Outras sugestões:

O Rapaz Invisível (Il ragazzo invisible)



Ano: 2014
Género: Comédia, Aventura
Elenco: , ,
Michele, de 13 anos, é um adolescente introvertido e pouco popular que dava tudo para ter a atenção de Stella, a colega de turma por quem tem uma paixão secreta. Mas ele sabe que ela não faz ideia da sua existência e nada do que possa fazer mudará a situação. A sua vida fica virada do avesso quando acontece algo absolutamente inesperado: ao utilizar um fato de máscaras numa festa de Halloween, Michael descobre que ganhou o poder que toda a sua vida desejou: o da invisibilidade. Agora, capaz de fazer tudo o que quiser sem ter de se mostrar ou assumir culpas, o rapaz vai sentir-se livre para assumir as suas potencialidades e ser, genuinamente, ele próprio. Com realização do italiano Gabriele Salvatores ("Mediterrâneo", "Não Tenho Medo"), segundo um argumento de Alessandro Fabbri, Ludovica Rampoldi e Stefano Sardo, uma comédia dramática sobre as dores do crescimento.


Outubro Novembro (Oktober November)



Ano: 2013
Realização: 
Argumento:
Num velho hotel de uma pequena localidade dos Alpes austríacos mora um homem idoso com a filha Verena e a família dela. Décadas antes, quando a esposa dele ainda era viva, o negócio prosperava e o lugar estava cheio de vida. Hoje, com o hotel fechado, tudo lhes parece demasiado grande. Sonja, a filha mais nova, é uma actriz bem-sucedida que vive na grande cidade e que raramente os vem visitar. Num dia de finais de Outubro, o velho senhor tem um ataque cardíaco que o deixa acamado. Com a enfermidade do pai, Sonja regressa ao hotel, onde pretende ficar algum tempo até à sua recuperação. As duas irmãs, que há muito não se viam, seguiram caminhos diferentes e quase não se reconhecem. Porém, esta aproximação forçada, apesar de despertar alguns ressentimentos, também lhes dará a oportunidade de recuperar afectos. A consciência da proximidade da morte do patriarca ajuda-os a colocar tudo em perspectiva, a recriar laços e a alterar a dinâmica familiar a que já se tinham acostumado. Até que chega o mês de Novembro… Um filme dramático com argumento e realização do austríaco Götz Spielmann ("Antares", "Revanche"), que conta com a participação dos actores Nora von Waldstätten, Peter Simonischek e Ursula Strauss, entre outros.

Phoenix (Phoenix)



Ano: 2014
Género: Drama
Elenco: , ,
Alemanha, Outono de 1945. Nelly Lenz (Nina Hoss) é uma sobrevivente dos campos de concentração nazis. Apesar de ter escapado à morte, sofreu vários ferimentos que lhe deixaram o rosto totalmente desfigurado. Lene Winter (Nina Kunzendorf), que trabalha para uma agência judaica, cuida dela e leva-a para Berlim, ajudando-a de todas as maneiras que é capaz. Quando, após uma cirurgia de reconstrução facial, Nelly se apercebe de que está quase irreconhecível, Nelly sente-se perdida. É então que decide ficar na cidade e procurar Johnny (Ronald Zehrfeld), o marido, que tudo indica ter sido quem a denunciou às autoridades alemãs. Certo dia, encontram-se. Convencido de que Nelly morreu, Johnny não a reconhece. Mas propõe-lhe um trato: dadas as semelhanças com a esposa que julga falecida, pede-lhe que finja ser ela própria e o ajude a reclamar uma herança em seu nome. Determinada a descobrir a verdade sobre as intenções do homem com quem casou e que nunca deixou de amar, Nelly concorda… Com argumento e realização do alemão Christian Petzold ("Bárbara"), é a adaptação cinematográfica da obra "Le Retour des Cendres", de Hubert Monteilhet. Em 2014, "Phoenix" recebeu o Prémio da Crítica Internacional (Fipresci) no Festival de Cinema de San Sebastián, no País Basco.

A Promessa de uma Vida (The Water Diviner)


Ano: 2014
Realização:
Argumento: ,
Género: Drama, Guerra
Elenco:, ,
Em 1919, o mundo tenta recuperar dos terríveis efeitos da Primeira Grande Guerra. Depois do suicídio da mulher, o agricultor australiano Joshua Connor viaja para a Turquia para descobrir o destino dos seus três filhos, desaparecidos em combate anos antes, durante a Campanha de Galípoli. Sem esperança de os encontrar com vida, ele apenas deseja trazê-los de volta à Austrália e enterrá-los junto da mãe, que não suportou o desgosto. Mas a esperança renova-se quando descobre que Art, o mais novo, pode ainda estar vivo. Assim, enquanto Connor percorre o país em busca da única família que lhe resta, há uma interrogação que o assalta a todo o momento: se o rapaz conseguiu sobreviver, porque nunca regressou a casa? E é ali, naquela busca desesperada pelos filhos, que vai conhecer Ayshe, uma viúva que se debate com as suas próprias perdas e de quem se torna amigo... Com assinatura do actor e realizador Russell Crowe (que se desdobra como protagonista) e argumento de Andrew Anastasios e Andrew Knight, um filme dramático que se baseia na obra homónima escrita por Andrew Anastasios e Meaghan Wilson-Anastasios.

Amor Acidental (Accidental Love)


Ano: 2015
Realização: (como Stephen Greene)
Argumento: Kristin Gore, Matthew Silverstein, Dave Jeser
Género: Comédia, Romance
Elenco: ,
Alice Eckle é uma empregada de mesa que, no exacto momento em que é pedida em casamento, é acidentalmente atingida por um prego que lhe perfura o crânio. Para piorar a situação, quando se prepara para fazer uma cirurgia de extracção que lhe resolveria o problema de uma vez, percebe que não tem seguro de saúde. Infelizmente para ela, é obrigada a sair da clínica com o prego alojado no cérebro. Essa situação, apesar de não lhe colocar a vida em perigo imediato, origina perturbações a nível cerebral e hormonal que lhe causam algum embaraço no dia-a-dia, especialmente no que se refere às relações interpessoais. É assim que, abandonada pelo noivo e com a vida do avesso, decide ir até à capital e aventurar-se na política. Ali conhece Howard Birdwell, um jovem e promissor senador com quem inicia uma relação que, contra todas as probabilidades, se revelará muito positiva para ambos. Uma comédia romântica realizada por David O. Russell ("Guia para um Final Feliz", "Golpada Americana") que conta com Jake Gyllenhaal, Jessica Biel e James Marsden nos principais papéis.

Noite em Fuga (Run All Night)


Ano: 2015
Realização:
Argumento:
Género: Drama, Acção
Elenco: , ,
Há mais de 30 anos que Jimmy Conlon vive à margem da lei. Hoje, assombrado pelos erros passados, entrega-se ao álcool enquanto evita o confronto com o detective que sempre o quis ver atrás das grades. Quando Mike, o filho que abandonou em criança, se torna o alvo a abater pela organização para a qual trabalha, Conlon vê-se obrigado a tomar a mais difícil das decisões: escolher entre a família de assassinos a quem sempre prestou lealdade ou o seu próprio sangue. Sem ninguém em quem confiar, ele tem apenas aquela noite para um ajuste de contas com quem quer assassinar o seu filho… Com assinatura de Jaume Collet-Serra, um filme de acção que junta, pela terceira vez consecutiva, o realizador e o actor Liam Neeson (depois de "Sem Identidade", "Non-Stop").

O Segurança do Shopping: Las Vegas (Paul Blart: Mall Cop 2)

Ano: 2015
Realização:
Argumento: ,
Género: Comédia
Elenco: , ,
Paul Blart (Kevin James), o simpático e destemido segurança, regressa para mais uma aventura. Desta vez, tudo acontece em Las Vegas, para onde segue viagem com Maya (Raini Rodriguez), a sua filha adolescente, que está prestes ingressar na universidade. Instalado no Wynn Resort, um hotel luxuoso e muito bem frequentado, sente que encontrou o paraíso. Mas o que nunca poderia imaginar era que, durante aquela estadia, um grupo de criminosos planeasse atacar todos os casinos da cidade. Decidido a mostrar de que material é feito e sempre pronto para enfrentar desafios, ele acaba por comandar uma equipa e, no meio de situações hilariantes, salvar a situação da ruína total. Com realização de Andy Fickman ("Oh Não! Outra Vez Tu?", "Sarilhos em Família"), uma comédia de acção que continua a história, iniciada por Steve Carr em 2009, do mais carismático segurança da História do Cinema.

Outro País (Outro País)


Ano: 2000
Realização:
Género: Documentário
Após a Revolução dos Cravos, em Abril de 1974, alguns dos mais importantes fotógrafos e cineastas do mundo estiveram em Portugal para captar imagens de liberdade e de todo o processo revolucionário. Personalidades como Sebastião Salgado, Glauber Rocha, Robert Kramer, Dominique Issermann, Santiago Álvarez, Pea Holmquist ou Jean Gaumy, entre outras, muniram-se das suas máquinas e fotografaram ou filmaram as pessoas e os eventos desse período extraordinário. Em 1999, o realizador Sérgio Tréfaut ("A Cidade dos Mortos", "Viagem a Portugal", "Alentejo, Alentejo") decide fazer uma pesquisa sobre os milhares de registos espalhados pelo mundo, num retrato de um dos momentos mais relevantes da História de Portugal. Esse trabalho resultou neste documentário, a que deu o nome "Outro País".

Outra Forma de Luta (Outra Forma de Luta)


Ano: 2014
Realização:
Género: Documentário
Em Fevereiro de 1985, o romancista Nuno Bragança – conhecido pelas obras literárias "A Noite e o Riso" (1969), "Directa" (1977) ou "Square Tolstoi" (1981), entre outros –, entrega ao amigo e ex-camarada Carlos Antunes 13 perguntas a que ele terá de responder em 13 folhas A4 de papel quadriculado. Essas perguntas constituem um inquérito ao percurso pessoal e político de Antunes, com especial enfoque no seu envolvimento nas Brigadas Revolucionárias e na luta armada contra a ditadura que o levou à prisão. A morte do escritor, dias depois, com apenas 56 anos, deixou o questionário vazio de respostas. Três décadas passadas, o realizador João Pinto Nogueira (que já o tinha retratado em 2008 no filme "U Omãi Qe Dava Pulus"), sabendo da existência desse documento, pede a Carlos Antunes que responda a cada questão, retomando assim o projecto iniciado por Nuno Bragança.
Sinopses: Cinecartaz Público

1 comentário:

  1. "Noite em Fuga" não me cativou e é um dos piores filmes que vi este ano, é algo a não rever.
    "Run All Night" tem ação, mas tem também momentos muito parados e chegou a dar-me sono.
    1*
    Cumprimentos.
    Frederico Daniel.

    ResponderEliminar