domingo, 14 de junho de 2015

"As Mil e Uma Noites", de Miguel Gomes, vence o Festival de Sidney 2015


O filme As Mil e Uma Noites, tríptico do cineasta português Miguel Gomes, venceu o prémio máximo para Melhor Filme do Festival de Cinema de Sidney 2015. O prémio no valor de 62 mil dólares foi entregue ao filme português por ser "corajoso, audacioso e inovador», sendo que o presidente do júri, Liz Watts (produtor de Animal Kingdom), referiu-se a ele como «um filme de ambição e visão política que confronta, frustra e encanta - e, em última análise, lembra-nos que o cinema continua a ser um veículo poderoso para examinar a condição humana».

O filme (que teve antestreia mundial na Quinzena dos Realizadores 2015) foi filmado em Portugal durante Agosto de 2013 e Julho de 2014, altura em que o país sentiu os efeitos da austeridade dos programas da Troika. Com uma duração total de seis horas, está dividido em três volumes: O Inquieto, O Desolado e O Encantado.

Em Portugal, As Mil e Uma Noites terá antestreia no festival Curtas Vila do Conde 2015, para depois estrear entre Agosto e Setembro nos cinemas nacionais.


Melhor Filme
As Mil e Uma Noites, de Miguel Gomes

Melhor Documentário Australiano
Only the Dead, de Michael Ware e Bill Guttentag

Menção Especial
The Lost Aviator, de Andrew Lancaster

Melhor Curta-Metragem Australiana
Holding The Man, de Neil Armfield

Melhor Curta
A Single Body, de Sotiris Dounoukos

Melhor Animação
Grace Under Water, de Anthony Lawrence

Melhor Realizador
Rouben Mamoulian por Red Rover

Menção Especial
Ryan Griffen por You Turn

Melhor Argumento de Curta
Darlene Johnson por Bluey

Sem comentários:

Enviar um comentário