quinta-feira, 2 de julho de 2015

Estreias 2 Jul'15: Clouds of Sils Maria, Tangerines, Terminator: Genisys, La rançon de la gloire, Magic Mike XXL, La french, Pixadores e Kajaki

Dia 2 de Julho, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:

  As Nuvens de Sils Maria (Clouds of Sils Maria)
Ano: 2014
Realização:
Argumento:
Na juventude, Maria Enders ficou famosa com o seu papel de Sigrid, uma jovem manipuladora que leva ao suicídio Helena, uma mulher madura com quem tem uma relação amorosa. Hoje, vinte anos passados, é convidada a entrar numa reposição da peça, desta vez no papel da personagem mais velha. Porém, quando percebe que Jo-Ann Ellis, uma jovem e caprichosa actriz de Hollywood, irá interpretar o papel que a tornou famosa, Maria fica insegura. E é então que, juntamente com Valentine, a sua assistente pessoal, segue viagem até aos Alpes suíços onde decorrerão os ensaios. Lá, ela vai ter de aprender a lidar com o desejo ao mesmo tempo que enfrenta alguns dos seus medos mais profundos… Um filme dramático realizado por Olivier Assayas (“Paris Desperta”, “Destinos Sentimentais“, "Carlos", “Depois de Maio”), que conta com Juliette Binoche, Kristen Stewart e Chloë Grace Moretz nos papéis principais. Vencedor do Prémio Louis-Delluc, deu a Kristen Stewart um César de Melhor Actriz Secundária.

Outras sugestões:

Tangerinas (Mandariinid)

Ano: 2013
Realização:
Argumento:
Género: Drama
Elenco: , ,
1992. As tensões étnicas entre abecásios e georgianos cresceram com os movimentos de independência da República da Geórgia. A guerra civil matou milhares de pessoas e a maioria dos sobreviventes partiu. Margus e Ivo, pelo contrário, decidiram ficar. O primeiro permanece para cuidar da sua plantação de tangerinas, o segundo decide não abandonar o único lar que conheceu. Certo dia, são apanhados no fogo cruzado entre abecásios e georgianos. No conflito, apenas dois soldados sobrevivem, um de cada facção. Decididos a não os abandonar à sua sorte, Margus e Ivo decidem levá-los para casa e cuidar dos seus ferimentos. Apesar de se detestarem e prometerem matar-se na primeira oportunidade, Ivo consegue uma trégua temporária. Mas à medida que se sentem recuperar, os dois inimigos começam a perceber a humanidade que existe no outro e a apaziguar a raiva que sentem dentro de si… Com assinatura do realizador e argumentista georgiano Zaza Urushadze, “Tangerinas” teve uma nomeação para o Globo de Ouro e para o Óscar na categoria de Melhor Filme Estrangeiro (Estónia).


Exterminador: Genisys (Terminator Genisys)

Ano: 2015
Realização:
Argumento: ,
Género: Acção, Ficção-científica
Elenco: , ,
Estamos no ano de 2029. As máquinas apoderaram-se do planeta Terra e apenas um punhado de humanos, liderados por John Connor, continua a acreditar na liberdade. Connor, assim como os poucos sobreviventes, vive à margem da lei: não tem casa, cartão de crédito, telemóvel ou emprego. Não há quaisquer registos da sua existência. Até hoje, conseguiu não ser detectado pela Skynet – o sistema informático que controla as máquinas e que está determinado a exterminar o que resta da raça humana. Mas quando descobre que um exterminador foi enviado ao passado para matar a própria mãe – de modo a evitar o seu nascimento -, ele sabe que algo tem de ser feito. É então que o Sargento Kyle Reese se voluntaria para regressar a 1984 e salvar Sarah Connor, salvaguardando o futuro. Porém, uma série de eventos criam uma fractura na linha do tempo que vai colocar toda a missão em risco… Realizado por Alan Taylor (“Thor: O Mundo das Trevas”) segundo um argumento de Laeta Kalogridis e Patrick Lussier, este é um “reboot” da história iniciada por James Cameron, em 1984. O elenco conta com o veterano Arnold Schwarzenegger, a quem se junta Emilia Clarke no papel de Sarah e Jason Clarke no papel de John.
O Preço da Fama (La rançon de la gloire)
Ano: 2014
Género: Comédia
Elenco: , ,
Suíça, finais da década de 1970. Eddy Ricaart é libertado da prisão e recebido por Osman Bricha, um grande amigo. Como ambos se encontram num momento particularmente difícil das suas vidas, decidem fazer um acordo: Osman acolhe-o em sua casa e, em contrapartida, Eddy cuidará da pequena Samira, a filha de Osman, enquanto a mulher está no hospital. Quando a morte de Charlie Chaplin é anunciada na televisão - assim como a enorme fortuna que deixou à família -, Eddy encontra aí a solução para os problemas económicos de ambos: assaltar o cemitério onde Chaplin foi enterrado, roubar o caixão e pedir um resgate. Porém, nem tudo corre como o esperado… Uma comédia dramática assinada pelo realizador e argumentista Xavier Beauvois que se inspira em factos reais. Em competição pelo Leão de Ouro no Festival de Cinema de Veneza.

Magic Mike XXL (Magic Mike XXL)
Ano: 2015
Realização:
Argumento:
Género: Drama, Comédia
Elenco: , ,
Mike (Channing Tatum) é um homem atlético e carismático. No passado, ganhou muito dinheiro com os seus dotes físicos, transformando-se em Magic Mike, o mais requisitado “stripper” do Clube Xquisite, pertencente a Dallas (Matthew McConaughey), seu amigo e mentor. Até ao dia em que conheceu Brooke (Cody Horn) e percebeu que chegou o momento de passar o seu legado a alguém mais jovem que, tal como ele no passado, estivesse interessado em mulheres e dinheiro fácil. Agora, três anos depois, os seus antigos colegas decidem que é chegado o momento deles próprios abandonarem os palcos. Porém, antes disso, desafiam Mike para uma última actuação em Myrtle Beach. Juntos, decidem ultrapassar-se e criar um espectáculo memorável…. Com realização de Gregory Jacobs (“Criminal”, “Arrepio de Morte”), é a continuação da história iniciada por Steven Soderbergh, que  se inspirou no passado do actor Channing Tatum e do seu caminho mais ou menos conturbado até à fama.

A Rede do Crime (La french)
 
Ano: 2014
Realização:
Género: Comédia
Elenco: , ,
Marselha, França, 1975. Pierre Michel é um jovem e dedicado magistrado que acaba de ali chegar para se integrar na equipa de combate ao crime organizado. Corajoso e com um enorme sentido de justiça, ele depara-se com “French Connection”, uma organização mafiosa que fez de Marselha a capital do tráfico de heroína e que fornece algumas das mais importantes cidades do mundo. Ignorando as advertências de colegas e familiares, o juiz Pierre Michel está decidido a enfrentar Gaëtan "Tany" Zampa, o carismático líder da “French Connection”, e provar as suas ligações ao narcotráfico. Com realização de Cédric Jimenez, que escreve o argumento em parceria com Audrey Diwan, um “thriller” de acção que se inspira em eventos reais acontecidos durante as décadas de 1970/80. O elenco conta com a participação de Jean Dujardin, Gilles Lellouche, Céline Sallette ou Mélanie Doutey, entre outros.

Pixadores (Tuulensieppaajat)
Ano: 2014
Realização:
Género: Documentário
Djan, William, Ricardo e Biscoito nasceram e cresceram numa favela de São Paulo (Brasil). De espírito revolucionário, os quatro jovens sentem necessidade de marcar a sua posição e de fazer a diferença num país que consideram cheio de contradições e injustiças. Por causa disso, trepam muros e alcançam as paredes mais altas dos edifícios, onde se dedicam a pintar e a escrever mensagens crípticas sobre o mal-estar colectivo. Eles são artistas de rua e levam a vida com um espírito de missão. Muitas vezes apelidados de anarquistas ou criminosos, eles preferem assumir-se como soldados. Um dia são convidados a mostrar-se na Bienal de Berlim (Alemanha). De um momento para o outro, vêem-se a passar para o lado dos que sempre tentaram ridicularizar e percebem que o convite para a Bienal os afasta de algumas das suas convicções mais importantes. E esta viagem, que antes lhes parecera a oportunidade que tanto precisavam para divulgar a sua arte, acaba por ter um preço demasiado alto: a amizade que sempre os mantivera unidos…

Kajaki (Kajaki)

Ano: 2014
Realização:
Argumento:
Género: Drama, Thriller
Elenco: , ,
Setembro de 2006. Um grupo de soldados britânicos em missão no Afeganistão é enviado para a zona de Kajaki (província de Helmand) de modo a bloquear um grupo de rebeldes talibãs. Porém, ao atravessarem a pé uma zona despovoada, um dos soldados pisa uma mina deixada pela ocupação russa durante a década de 1980. Ao vê-lo ferido com gravidade pelos estilhaços, os seus camaradas fazem o que podem para o ajudar.  Porém, vão descobrir, da pior maneira possível, que estão cercados por minas e que qualquer movimento em falso pode significar a morte. Sem forma de escapar dali sem ajuda, eles sabem que a única coisa a fazer é esperar… Com argumento de Tom Williams  e realização de Paul Katis (“The Waltons: Meet Mickey Mouse”), um filme de guerra que se baseia na história verídica de Mark William Wright e do seu grupo de companheiros.
Sinopses: Cinecartaz Público

1 comentário:

  1. "As Nuvens de Sils Maria": 2*

    "As Nuvens de Sils Maria" deixou algo a desejar e deixou-me com um sabor amargo na boca.
    "Clouds of Sils Maria" deu-me sono e cheguei a adormecer numa ou outra cena.

    Cumprimentos, Frederico Daniel aka Os Filmes de Frederico Daniel.

    ResponderEliminar