domingo, 30 de agosto de 2015

Estreias 27 Ago'15: As Mil e Uma Noites: O Inquieto, Bande de filles, The Young and Prodigious T.S. Spivet, Absolutely Nothing, We Are Your Friends, Hitman: Agent 47, Pressure e Ooops! Noah is Gone...

Dia 27 de Agosto, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:

  As Mil e Uma Noites: Volume 1, O Inquieto
Ano: 2015
Encadeando histórias que vão das manifestações de rua ao silêncio dos estaleiros de Viana do Castelo, passando pelo desespero de um desempregado, pelas manobras do político euro(s)centrado, pelos incêndios de Verão ou mesmo pelo tradicional banho de Ano Novo, é traçado um retrato do Portugal real – mesmo que essa realidade tome por vezes uma aparência absurda e fantasiosa – que pulsa sob o jugo da austeridade. Realizado por Miguel Gomes ("Aquele Querido Mês de Agosto", "Tabu"), "O Inquieto" é o primeiro tomo de uma trilogia que se completa com "O Desolado" e "O Encantado". A colecção toma o título – e a estrutura – dos famosos contos árabes clássicos em que a princesa Xerazade oferecia todos os dias, em troca da sua vida, uma história nova ao rei Shahriar. Todos os volumes d'"As Mil e Uma Noites" de Miguel Gomes são também narrados por uma Xerazade e começam por parafrasear a contadora de histórias original: "Escuta, ó venturoso rei, fui sabedora de que, num triste país entre os países..." As filmagens do tríptico decorreram ao longo de um ano, começando em Agosto de 2013, a partir de um guião em construção que tinha como base histórias recolhidas na sociedade portuguesa contemporânea por um grupo de jornalistas: Maria José Oliveira, Rita Ferreira e João Dias. O realizador descreve o projecto como um misto de "ficção e retrato social, tapetes voadores e greves", lembrando que "imaginário e realidade nunca puderam viver um sem o outro (e Xerazade bem o sabe)". Desde a sua estreia na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes, onde foi calorosamente recebido, "O Inquieto" percorreu os grandes festivais de cinema internacionais, arrecadando distinções como o Prémio da Crítica Internacional (Fipresci) ou o prémio máximo da selecção oficial do Festival de Cinema de Sydney.

Outras sugestões:

Bando de Raparigas (Bande de filles)
Ano: 2014
Realização: Céline Sciamma
Argumento: Céline Sciamma
Género: Drama
Elenco: Karidja Touré, Assa Sylla, Lindsay Karamoh
Marieme é uma adolescente que vive num bairro problemático dos subúrbios de Paris (França). Sente-se oprimida pela família, por um contexto social dominado pelo sexo masculino e pela falta de perspectivas de futuro. Quando conhece um "gang" de raparigas que se norteiam apenas pelas próprias vontades e não dão satisfações a ninguém, vê ali a sua grande hipótese de libertação. Para ser aceite no grupo, adopta uma nova identidade, muda de nome e deixa a escola. Com aquelas raparigas, a agora conhecida como Vic irá desenvolver a sua autoconfiança e encontrar o sentimento de pertença por que tanto ansiava. Mas também há-de descobrir que a liberdade que alcançou está longe de ser sinónimo de plena felicidade... Apresentado em Cannes, na Quinzena dos Realizadores, um drama que parte das dores e descobertas inerentes à adolescência para questionar estereótipos de raça, género e classe social. A realização é de Céline Sciamma (“Naissance des Pieuvres”, "Tomboy"), que também assina o argumento. O filme recebeu quatro nomeações para os Césares, incluindo na categoria de Actriz Revelação, pela interpretação de Karidja Touré, no papel de Marieme/Vic.

O Jovem Prodígio T.S. Spivet (The Young and Prodigious T.S. Spivet)
Ano: 2013
Realização: Jean-Pierre Jeunet
Argumento: Jean-Pierre Jeunet, Guillaume Laurant
Género: Drama, Aventura
Elenco: Kyle Catlett, Helena Bonham Carter, Judy Davis

Num rancho remoto do Montana vive o pequeno T.S. Spivet, um menino de dez anos que, além de ter uma imaginação fértil, é dotado de uma inteligência fora do comum, que coloca ao serviço da sua paixão pela ciência. Vive com o pai, que tem alma de vaqueiro; a mãe, uma estudiosa de escaravelhos; e a irmã adolescente, que sonha com a fama. O retrato de família ficaria completo com o irmão gémeo de T.S., de cuja morte todos se recusam a falar. Um dia, T.S. recebe da instituição Smithsonian a notícia de que uma das suas invenções conquistou um prestigiado prémio. Orgulhoso, T.S. decide ir receber o galardão a Washington D.C., mesmo que isso implique atravessar praticamente todo o território dos EUA. Sozinho e deixando apenas um bilhete a dar conta à família das suas intenções, embarca numa viagem marcante e incrível que irá mudar para sempre a sua vida. Realizado por Jean-Pierre Jeunet ("O Fabuloso Destino de Amélie Poulain", "Delicatessen"), um drama repleto de ternura, aventura e fantasia. O argumento, co-escrito por Jeunet e Guillaume Laurant, baseia-se no primeiro romance do escritor norte-americano Reif Larsen, "The Selected Works of T.S. Spivet", publicado em 2009. O papel do menino-prodígio está entregue a Kyle Catlett. Callum Keith Rennie, Helena Bonham Carter, Niamh Wilson e Judy Davis também integram o elenco.

Absolutely Nothing - Uma Comédia Intergaláctica (Absolutely Nothing)
Ano: 2015
Realização: Terry Jones
Argumento: Gavin Scott, Terry Jones
Género: Comédia, Ficção-científica
Elenco: Kate Beckinsale, Simon Pegg, Robin Williams
Algures no espaço sideral, os extraterrestres-membros do Concílio Intergaláctico debatem a destruição da Terra. Mas, antes de tomarem a decisão definitiva, resolvem entreter-se a observar as acções de um terráqueo comum, escolhido ao acaso, a quem atribuem o poder de concretizar tudo o que bem entender, para o bem e para o mal. Será a sua conduta a ditar o destino do planeta. É assim que, de um dia para o outro, o muito humano Neil Clarke percebe que pode ver realizados todos os seus desejos... Agora, é só esperar para ver o que vence: o seu egoísmo ou a sua vontade de servir um mundo melhor. Uma comédia realizada por Terry Jones, da trupe de humor Monty Python, cujos elementos também participam no filme ao dar voz aos excêntricos seres do Concílio Intergaláctico. Simon Pegg, o protagonista, é ladeado por actores como Kate Beckinsale, Sanjeev Bhaskar, Rob Riggle, Eddie Izzard ou Joanna Lumley. A voz de Dennis, o cão falante do personagem principal, pertence a Robin Williams, naquele que foi o seu derradeiro papel no cinema.

Nós Somos Teus Amigos (We Are Your Friends)
Ano: 2015
Realização: Max Joseph
Género: Drama, Musical
Elenco: Zac Efron, Wes Bentley, Emily Ratajkowski

Cole Carter é um jovem norte-americano com talento para o "DJing" que aspira ao sucesso na cena musical electrónica de Hollywood (EUA). Trabalha afincadamente para conseguir produzir um tema que consiga lançá-lo definitivamente para a fama e a fortuna, alinhando planos de promoção com a ajuda dos amigos de infância. A certa altura, conhece James, um DJ veterano que assume o papel de seu mentor. Conhece também Sophie, a namorada de James. Cole acaba por se apaixonar por ela, comprometendo as expectativas para a sua carreira. A partir desse momento, entra numa espiral de decisões difíceis que envolvem tanto a busca da sua voz artística como a fidelidade às suas raízes, sem esquecer aquele amor proibido... Um filme sobre música, ambição e sonhos de juventude. É a estreia na realização de uma longa-metragem de Max Joseph, conhecido pelo programa televisivo "Catfish: The TV Show", transmitido pela MTV. O elenco conta com Zac Efron, Wes Bentley e Emily Ratajkowski.

Hitman (Hitman: Agent 47)
Ano: 2015
Realização: Aleksander Bach
Género: Thriller, Acção
Elenco: Rupert Friend, Hannah Ware, Zachary Quinto

Não tem nome. Apresenta-se como 47, número correspondente aos dois últimos dígitos do código de barras que tem tatuado na nuca. Sempre impecável no seu fato preto engomado, é um ser minucioso, misterioso e letal. É dotado de capacidades extraordinárias no que respeita a força, energia, rapidez e inteligência. Apesar de humano, foi alvo de manipulação genética com o objectivo de o tornar uma perfeita e implacável máquina de matar. Ele é a versão mais recente de décadas de estudo e aperfeiçoamento. Mas há uma organização que está determinada a obter os planos e segredos da sua "construção", com o objectivo de criar um exército de assassinos ainda mais mortíferos do que ele. No limite, o agente 47 terá de unir forças com uma mulher cujos conhecimentos e ligações serão determinantes não só para o desfecho da missão, como também para a revelação de informações surpreendentes, incluindo sobre as suas próprias origens. Realizado por Aleksander Bach, um "reboot" do filme de Xavier Gens que, em 2007, transportou para o cinema a acção e suspense do videojogo homónimo. O novo "Hitman" foi co-escrito por Michael Finch e Skip Woods, este último responsável pelo argumento do filme anterior. Os papéis principais estão entregues a Rupert Friend, Hannah Ware e Zachary Quinto.

Pressão (Pressure)
Ano: 2015
Realização: Ron Scalpello
Género: Thriller
Elenco: Danny Huston, Matthew Goode, Joe Cole

No oceano Índico, ao largo da Somália, um navio sofre uma avaria. Quatro tripulantes são destacados para efectuar a reparação, embarcando num sino de mergulho. Sabiam que se aproximava uma tempestade, mas não poderiam imaginar os efeitos que teria na sua tarefa. Subitamente, descem a pique em direcção ao fundo. Depois, percebem que o seu navio naufragou, pelo que não há ninguém que os possa resgatar. Com o oxigénio a escassear, sujeitos à pressão da profundidade e obrigados a trabalhar no espaço exíguo do submersível, vão ter de recorrer a todo o seu treino de mergulhadores – e, mais ainda, à capacidade de manter a lucidez – para conseguirem escapar com vida do que se lhes afigura como um túmulo no fundo do mar. No meio da tensão e da claustrofobia, são os instintos de sobrevivência que primeiro vêm à superfície... "Thriller" sobre a reacção humana em condições extremas, "Pressão" corresponde à segunda longa-metragem realizada por Ron Scalpello, depois de "Jovens Delinquentes". Os papéis principais são interpretados por Danny Huston, Matthew Goode, Joe Cole e Alan McKenna.

Upsss! Lá Se Foi a Arca...
(Ooops! Noah Is Gone...)
Ano: 2015
Realização: Toby Genkel, Sean McCormack
Género: Animação 
Reza a Bíblia que um homem chamado Noé foi chamado por Deus a construir uma grande arca que albergasse todos os animais, grandes e pequenos, de um dilúvio de proporções universais. Esta história é bem conhecida. Mas outra ficou por contar: o que aconteceu aos animais que não tiveram a sorte de embarcar? Dave e o filho, Finny, são nestrians, criaturas peludas, coloridas e trapalhonas que ouvem falar do fim do mundo iminente. Inicialmente aliviados ao tomarem conhecimento da construção da arca por esse bondoso Noé, rapidamente percebem que não estão na lista dos animais escolhidos. Nada que os consiga demover. Graças a um estratagema levado a cabo com a ajuda involuntária de dois grymps – Hazel e a sua filha, Lea –, lá conseguem entrar na arca. Mas a curiosidade das duas crianças faz com que, acidentalmente, acabem por ficar do lado de fora. Os pais, desesperados, terão de arranjar maneira de pôr de lado as suas diferenças e trabalhar em conjunto para resgatar as crias. Estas, entregues a si próprias, terão de dar o melhor de si para conseguirem sobreviver à subida das águas. Pelo caminho, vão viver uma série de peripécias e aprender o quanto a amizade pode fazer a força. Uma comédia de animação para toda a família, com realização de Toby Genkel e Sean McCormack, que resulta de uma co-produção europeia. A versão portuguesa conta com as vozes de Carlão, Cifrão, César Mourão, Ana Sofia Martins e Diogo Piçarra, entre outros.
Sinopses: Cinecartaz Público

1 comentário:

  1. "Nós Somos Teus Amigos": 5*

    "Nós Somos Teus Amigos" surpreendeu-me muito pela positiva e tornou-se num dos melhores filmes que vi nos últimos meses.
    "We Are Your Friends" é um filme vibrante que nos fala do valor da amizade.

    Cumprimentos,

    Frederico.

    ResponderEliminar