segunda-feira, 11 de abril de 2016

Estreias 7 Abril'16: 10 Cloverfiled Lane, A Bigger Splash, Urok, El abrazo de la serpiente, Southpaw, Truth, Ruh & Alex, Hardcore, Rodencia y el Diente de la Princesa

Dia 7 de Abril pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:

  10 Cloverfield Lane (10 Cloverfield Lane)
Ano: 2016
Género: Drama, Thriller
Elenco:  , ,
Depois de um acidente de automóvel que a deixa sem sentidos, Michelle desperta na cave de um desconhecido. O homem explica-lhe que houve um ataque químico à escala mundial e que, ao encontrá-la na estrada, a trouxe para ali para lhe salvar a vida. Com eles encontra-se Emmett, vizinho do dono da casa, que corrobora a teoria de que a salvação está dependente do total isolamento da atmosfera exterior. Se, ao princípio, o choque a faz acreditar no que eles lhe dizem, com o passar do tempo, e com uma constante sensação de claustrofobia, ela começa a desconfiar das suas intenções. Começa então a planear uma forma de escapar, independente do que possa encontrar lá fora. Estreia na realização de Dan Trachtenberg, um "thriller" psicológico que conta com argumento de Josh Campbell, Matthew Stuecken e Damien Chazelle. John Goodman, Mary Elizabeth Winstead e John Gallagher Jr. dão vida às personagens.

Outras sugestões:

Mergulho Profundo (A Bigger Splash)

Ano: 2015
Realização: 
Argumento:
Género: Drama
Elenco: , , ,
Marianne Lane e Paul De Smedt estão de férias na ilha de Pantelleria, Itália. Ela é uma estrela de rock; ele, bastante mais jovem, é fotógrafo. Os dois estão apaixonados e aproveitam o tempo que lhes sobra para uma reaproximação, após as constantes ausências a que são obrigados devido às suas profissões sempre absorventes. Mas aquela tranquilidade é interrompida com a inesperada chegada de Harry, produtor musical e ex-amante de Marianne, e de Penelope, a sua jovem e bela filha. O desconforto instala-se e a dinâmica entre eles, antes tão pacífica, fica agora comprometida. Entre os quatro, dá-se início a um perigoso jogo de sedução que acaba numa inevitável tragédia... "Remake" actualizado do filme "A Piscina", realizado, em 1969, por Jacques Deray (e que contou com a participação de Alain Delon, Romy Schneider, Maurice Ronet e Jane Birkin), um filme dramático assinado pelo italiano Luca Guadagnino ("Eu Sou o Amor"). Os actores Tilda Swinton, Matthias Schoenaerts, Ralph Fiennes e Dakota Johnson dão vida aos protagonistas.


A Lição (Urok)

Ano: 2014
Realização:  ,
Argumento:  ,
Género: Drama
Elenco:  , ,
Nade é professora numa pequena cidade da Bulgária. Mais do que ensinar, procura formar os seu alunos eticamente. Um dia, depois de lhes dar uma lição de moral por causa de um roubo, chega a casa e depara-se com um oficial de justiça. Este diz-lhe que a prestação não está a ser paga e que, caso não resolva a questão em poucos dias, será despejada. Foi o marido de Nade, um desempregado alcoólico, quem utilizou irresponsavelmente o dinheiro, para arranjar uma velha rulote. Desesperada e com uma filha de quatro anos a seu cargo, tenta encontrar um modo de pagar a dívida antes que seja demasiado tarde. Nesse percurso, face a decisões que a farão colocar em causa a sua própria integridade, será a professora a aprender uma difícil lição de vida… Estreado em 2014 no Festival de Cinema de Toronto (Canadá), um filme dramático com realização e argumento de Kristina Grozeva e Petar Valchanov. Nos papéis principais estão Margita Gosheva, Ivan Barnev e Ivan Savov.

O Abraço da Serpente (El abrazo de la serpiente)

Ano: 2015
Realização:
Argumento: Jacques Toulemonde Vidal
Género: Drama, Aventura
Elenco:  , ,
Theo (Jan Bijvoet) é um explorador alemão que, em 1909, procura a ajuda do xamã Karamakate (Nilbio Torres/Antonio Bolivar), o último sobrevivente conhecido da tribo dos Cohiuanos, para servir de guia no percurso do rio Amazonas. Gravemente doente, Theo busca a yakruna, uma planta sagrada com poderes curativos. Quase quatro décadas depois, o norte-americano Evans (Brionne Davis) lê os diários de Theo e resolve percorrer o mesmo trilho, de forma a descobrir e estudar a planta medicinal. Para isso, encontra-se com Karamakate. Durante todos estes anos, muita coisa mudou na paisagem amazónica e mais ainda no coração do velho índio… Realizado pelo colombiano Ciro Guerra ("La Sombra del Caminante", "Los Viajes del Viento"), um filme a preto e branco que se baseia nos diários de Theodor Koch-Grunberg (1872-1924), um explorador alemão que contribuiu para o estudo da mitologia, etnologia e antropologia dos povos indígenas da América do Sul (em particular dos Pemon, da Venezuela, e dos índios brasileiros da região da Amazónia). "O Abraço da Serpente" foi nomeado para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro (Colombia).

Southpaw - Coração de Aço  (Southpaw)
Ano: 2015
Realização:
Argumento:
Género: Drama, Acção
Elenco:  , ,
O pugilista Billy "The Great" Hope tem tudo o que sempre sonhou: acabou de conquistar o título de melhor do Mundo na sua categoria e é feliz com Maureen, a mulher, e Leila, a filha... Até ao dia em que Maureen é acidentalmente atingida por uma bala perdida e não sobrevive. Desesperado e sem conseguir lidar com a perda, ele deixa-se levar por uma espiral de autodestruição e irresponsabilidade. Ao ser informado do caos em que a sua vida se tornou, o tribunal retira-lhe a guarda de Leila. É então que, sem amigos ou recursos financeiros, mas determinado a recuperar tudo o que perdeu, Billy decide procurar a ajuda de Willis Tick, um ex-campeão que se dedica a treinar pugilistas amadores. Billy entra assim no mais difícil combate da sua vida com um único objectivo: merecer a guarda e o amor da sua filha. Um drama de acção realizado por Antoine Fuqua ("Dia de Treino", "Assalto à Casa Branca", "The Equalizer - Sem Misericórdia"), que conta com Jake Gyllenhaal, Forest Whitaker, Rachel McAdams e Oona Laurence nos papéis principais.

Verdade (Truth)
Ano: 2015
Realização:
Argumento:
Género: Drama, Biografia
Elenco:  , , , ,
Em Setembro de 2004, Dan Rather, "pivot-vedeta" da CBS News e um dos nomes mais conhecidos do jornalismo televisivo norte-americano, e a produtora Mary Mapes viram-se envolvidos num escândalo de informação falsa, a que os media norte-americanos deram o nome "Rathergate". Uma história do programa "60 Minutos", que foi para o ar no dia 8 de Setembro desse mesmo ano – dois meses antes da reeleição de George W. Bush –, denunciava o facto de o Presidente ter conseguido evitar cumprir o serviço militar entre 1968 e 1974. A peça referia ainda que tinha tido tratamento privilegiado no seu serviço militar na Texas Air National Guard, durante a Guerra do Vietname, e que raramente aparecia na base. A notícia, produzida por Mary Mapes e a sua equipa de investigadores, era uma história aparentemente sem falhas. Porém, no dia seguinte, começaram a pairar dúvidas sobre a autenticidade dos documentos em alguns blogues norte-americanos. Durante os meses seguintes, um painel independente foi encarregue de avaliar o caso para determinar se teriam ou não sido cometidos erros no decurso da investigação. Tanto Mapes como Rather ficaram desacreditados e com as carreiras arruinadas. A CBS, por sua vez, foi acusada de ter apressado a publicação da história – com prejuízo para a qualidade do trabalho jornalístico – com vista a prejudicar a candidatura de Bush. Estreia na realização do argumentista James Vanderbilt (conhecido pelos argumentos de "Terror na Escuridão", "Zodiac" e "O Fantástico Homem-Aranha"), um docudrama que tem por base o livro de memórias "Truth and Duty: The Press, the President and the Privilege of Power", da autoria de Mary Mapes. O elenco inclui Cate Blanchett, Robert Redford, Dennis Quaid, Topher Grace, Elisabeth Moss e Stacy Keach.

Ruth & Alex (5 Flights Up)
Ano: 2014
Realização:
Argumento:
Género: Drama
Elenco: , ,
Ruth e Alex (Diane Keaton e Morgan Freeman, respectivamente) vivem num belo apartamento em Brooklyn, Nova Iorque (EUA). Ali partilharam os últimos 40 anos das suas vidas. Os cinco andares sem elevador que ambos têm de subir de cada vez que saem à rua são o grande motivo para uma importante decisão: trocar de casa. Apesar de relutantes em abandonar tantas recordações, ambos estão decididos a iniciar uma nova fase numa casa mais pequena e numa zona menos movimentada da cidade. O que eles não imaginam é o inferno em que essa transacção se pode tornar... Baseado no "best-seller" "Heroic Measures" (2009), da escritora canadiana Jill Ciment, um filme sobre o envelhecimento que conta com a realização de Richard Loncraine segundo um argumento de Charlie Peters.

Hardcore (Hardcore Henry)
Ano: 2015
Realização:
Argumento: ,
Género: Acção
Elenco:  , ,
Henry não tem quaisquer memórias. Após ter sido morto, foi ressuscitado no corpo de um ciborgue. Apesar da confusão mental em que se encontra e de pouco conhecer a realidade à sua volta, ele sabe que tem de resgatar Estelle, sua companheira no passado e responsável pelo seu regresso à vida, que foi raptada pelo terrível Akan e o seu "gang" de mercenários. Os raptores têm um plano em mente: usar os conhecimentos dela para criar um exército de super-soldados cibernéticos. Nas perigosas ruas de Moscovo (Rússia), Henry procura pistas sobre o paradeiro de Estelle, ao mesmo tempo que tenta descobrir a sua verdadeira identidade e o que motivou a sua morte. Estreia na realização de Ilya Naishuller, um filme repleto de acção que se inspira no género FPS ("First Person Shooter"), em que o participante percebe os acontecimentos a partir do ponto de vista do protagonista. Sharlto Copley, Danila Kozlovsky, Haley Bennett e Tim Roth dão vida às personagens.

Rodência e o Dente da Princesa (Rodencia y el Diente de la Princesa)
Ano: 2012
Realização:
Argumento:  ,
Género: Animação
Perdido no meio dos bosques, existe um reino mágico de nome Rodência, onde pequenas criaturas se guiam pela sua enorme coragem e capacidade de sacrifício. Edam é um ratinho que sonha vir a tornar-se um grande mago. Quando descobre que o seu mundo está prestes a ser atacado por Rotex, o malvado rei das ratazanas, decide enfrentá-lo. Para isso, o pequeno aprendiz de feiticeiro parte numa longa aventura, juntamente com alguns dos mais corajosos guerreiros do reino e com Brie, Roquefort e Gruyere, os seus melhores amigos, numa missão que pode salvá-los a todos das terríveis garras de Rotex… Co-produção entre o Peru e a Argentina, um filme de animação com argumento e realização de David Bisbano que, na versão dobrada em português, conta com as vozes de Nicolau Breyner, Pedro Granger e Rui Baeta, entre outros.
Sinopses: Cinecartaz Público

1 comentário:

  1. "10 Cloverfield Lane": 5*

    "10 Cloverfield Lane" é até agora um dos filmes do ano, vi-o recentemente e é excelente.

    Cumprimentos, Frederico Daniel.

    ResponderEliminar