segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

"Parasite" vence Melhor Filme e arrecada quatro Óscares 2020


Apesar do recente e crescente favoritismo face a 1917, cujo realizador Sam Mendes era um dos principais favoritos ao Óscar de Melhor Realizador, o mesmo acabou por receber prémios apenas em categorias técnicas, dos quais se destaca positiva e merecidamente o de Melhor Fotografia, para Roger Deakins, um veterano da indústria e conhecido pelo recente Blade Runner 2049 e pelas suas colaborações com Sam Mendes e os Irmãos Coen. 

A surpresa, apenas face a concorrida lista de nomeados, terá sido Parasite que, além do Óscar de melhor filme, arrecadou ainda de Melhor Realizador e Melhor Argumento Original. O filme sul-coreano levou ainda para casa o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro, que se poderá pôr em causa face a sua inclusão em duas listas para melhor filme. Talvez de futuro se possa considerar juntar ambas as categorias, ou evitar a nomeação nas duas categorias de um mesmo filme, para não retirar o reconhecimento e potencial visibilidade de outro filme estrangeiro.

Talvez o único restante prémio que deixe algum desapontamento será o de Melhor Filme de Animação que, tendo sido atribuído a Toy Story 4, perde a oportunidade de reconhecer filmes de menor visibilidade e igual qualidade como Klaus (cujo lançamento no Netflix terá certamente contribuido para o seu não reconhecimento) ou Missing Link (que tira proveito a cada vez menos utilizada técnica de stop-motion).

Melhor Filme
Parasite

Melhor Realizador
Bong Joon Ho por Parasite

Melhor Actor

Melhor Actor Secundário

Melhor Actriz

Melhor Actriz Secundária

Melhor Argumento Original
Bong Joon Ho e Jin Won Han por Parasite

Melhor Argumento Adaptado

Melhor Filme de Animação
Toy Story 4

Melhor Filme Estrangeiro
Parasite

Melhor Documentário

Melhor Curta de Animação

Melhor Curta

Melhor Curta Documental

Melhor Montagem

Melhor Fotografia
Roger Deakins por 1917

Melhor Banda Sonora Original

Melhor Canção Original
“(I’m Gonna) Love Me Again”, de Rocketman

Melhor Guarda-Roupa
Melhor Maquilhagem e Cabelo

Melhor Design de Produção
Once Upon a Time in... Hollywood

Melhor Edição de Som
Ford v Ferrari

Melhor Mistura de Som
1917

Melhores Efeitos Visuais
1917

Sem comentários:

Enviar um comentário