Face um ano de especiais particularidades, a aparente menor oferta de filmes acabou por ilustrar títulos não tão apoiados pelos estúdios. Dentro desses, Nomadland acabou por ser a boa surpresa do evento, não apenas arrecandando o Óscar de Melhor Filme, como também oferecendo o reconhecimento à sua realizadora Chloé Zhao. Torna-se, assim, a sétima realizadora a ser nomeada na história dos Óscares (este ano a par com Emerald Fennell por Promising Young Woman), assim como a segunda mulher a ganhar o prémio e a primeira de origem asiática.
Mank, filme do realizador David Fincher sobre o argumentista de Citizen Kane, Herman Mankiewicz, parecia ser o favorito da academia, dada a sua temática reflectiva da própria indústria do cinema, tendo arrecadado um total de 11 nomeações, incluindo Melhor Filme e Melhor Realizador. Apesar disso, acabou por ganhar apenas em duas categorias técnicas, de Design de Produção e Fotografia.
Desta forma, este ano acabou por ser uma oportunidade para o reconhecimento de filmes menos sonantes e, particularmente, maior representatividade e visibilidade para profissionais perante a falta de oferta igualitária de oportunidades na indústrica cinematográfica. Esperemos que esta continue a significar uma mudança de paradigma, e não apenas uma momentânea adaptação às cada vez maiores e positivas reinvidicações.
Melhor Filme
Nomadland
Melhor Realizador
Chloé Zhao por Nomadland
Melhor Actor
Melhor Actor Secundário
Melhor Actriz
Frances McDormand em Nomadland
Melhor Actriz Secundária
Melhor Argumento Original
Emerald Fennell por Promising Young Woman
Melhor Argumento Adaptado
Christopher Hampton e Florian Zeller por The Father
Melhor Filme de Animação
Melhor Filme Estrangeiro
Melhor Documentário
Melhor Curta de Animação
Melhor Curta
Melhor Curta Documental
Melhor Montagem
Melhor Fotografia
Erik Messerschmidt por Mank
Melhor Banda Sonora Original
Melhor Canção Original
“Fight For You”, de Judas and the Black Messiah
Melhor Guarda-Roupa
Melhor Maquilhagem e Cabelo
Melhor Design de Produção
Mank
Melhor Som
Sound of Metal
Sem comentários:
Enviar um comentário