quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Setembro & Pedro Almodóvar: O quadro-síntese

Chegados ao fim de Setembro, temos o prazer de anunciar o término da iniciativa Setembro & Pedro Almodóvar que durante todo o mês homenageou o realizador e argumentista espanhol. Mais uma vez os agradecimentos vão para todos os que seguiram o ciclo de críticas e homenagens no Split Screen, seeSAWseen, CINEROAD e Flavio's World. Fica abaixo o quadro-síntese em que todos os participantes desta iniciativa classificaram os filmes de Pedro Almodóvar.



Foram classificados 15 filmes diferentes do realizador, de onde resultaram mais de 30 críticas ao longo dos quatro blogues envolvidos.

O Split Screen recebeu ainda 91 votos no inquérito «Para si, qual é o melhor filme de Pedro Almodóvar?».

Foi uma votação bastante renhida. O filme que reuniu mais votos foi Hable con ella (2002), com 23% dos votos, vencedor do Óscar de Melhor Argumento Original e uma nomeação na categoria de Melhor Realizador.

No segundo lugar temos Todo sobre mi madre (1999) que foi votado por 21% dos inquiridos como o melhor filme do cineasta espanhol. O filme venceu o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro.

E por fim, o terceiro lugar coube a Volver (2006), com 20% dos votos. Penélope Cruz foi nomeada para o Óscar de Melhor Actriz por este filme.

Obrigado mais uma vez a todos!


2 comentários:

  1. Mais uma óptima iniciativa, gostei muito de ler os vossos textos (esperamos agora pelo Jackson). Foi uma pena que não tivesse podido ter feito muito, pela falta de tempo. Agora, Lars von Trier!
    (espero poder mandar-vos aquilo do e-mail o mais depressa possível)

    Abraço!

    ResponderEliminar
  2. Flávio Gonçalves,
    Sim, gostei mesmo muito desta iniciativa. Foi uma excelente oportunidade de conhecer este cineasta (ainda não tinha visto nenhum filme dele). Realmente sentimos falta dos teus textos e do Jackson!
    Mas também estou muito ansioso em relação à de Lars von Trier. Boa escolha!

    ResponderEliminar