terça-feira, 6 de abril de 2010

LOST: The Package (6.10)

Depois do espectacular "Ab Aeterno", havia a sensação geral que o episódio seguinte não seria capaz de manter o entusiasmo. Felizmente, não foi o caso: "The Package" ofereceu interessantes avanços na história da Ilha, uma história surpreendente nos flash-sideways e a chegada à Ilha do elemento que poderá fazer toda a diferença na forma como as duas realidades se irão interligar. Num episódio centrado no casal Kwon, foi interessante observar como o desempenho da actriz Yunjin Kim foi capaz de reatar o interesse dos espectadores por esta personagem que está há demasiado tempo afastada do seu marido.

Mundo Original

No acampamento da Ilana, discute-se o próximo passo. Sun tem um pequeno ataque de raiva ao dizerem-lhe que tem de esperar pela chegada do Richard e foge para o seu pequeno jardim, o local onde se refugiava durante as primeiras temporadas da série. Jack tenta confortá-la, mas Sun não quer saber de candidatos, nem do Jacob, nem do destino: reunir a sua família é a única coisa que lhe importa.

Smoke está empenhado em reunir todos os candidatos e tenta recrutar Sun, com o argumento que  poderá reunir com o seu marido. Sun não confia no monstro e foge, mas cai inconsciente após bater com a cabeça no tronco de uma árvore. A transição para os flash-sideways neste preciso momento é bastante curiosa. Sun X acorda e planeia a sua fuga com Jin X, no mesmo acto em que a vemos observar-se ao espelho.

É Ben quem encontra Sun, inconsciente. Após a sua queda, Smoke deixou a perseguição: o facto de não a ter levado à força pode ser um indicativo de que os candidatos só podem ser recrutados de livre vontade. Sun desperta, em pânico, mas só consegue falar em coreano. A possibilidade de os mundos se estarem a ligar é aqui espelhada numa Sun que, subitamente, é impedida de falar em inglês, embora compreenda a língua. Jack diagnostica-lhe afasia e diz ser apenas temporário.

A chegada de Richard faz com que Ilana esboce o primeiro sorriso desde que a conhecemos. Mas Richard está bastante sério: é preciso partir o mais depressa possível para a ilha Hydra e destruir o avião para impedir a fuga do Black Smoke – há que salientar que ninguém neste grupo tem conhecimento da chegada do Widmore e seus homens. Sun fica revoltada com esta sugestão e, embora não seja capaz de falar inglês, consegue exprimir claramente o seu desagrado.

Ao final do dia, Sun isola-se novamente e Jack faz uma nova tentativa de a confortar. Através de um bloco de papel, Sun é capaz de comunicar em inglês – um paralelismo ao momento em que John Locke perde a voz em "Further Instructions" e comunica por escrito com Charlie. Jack tem um papel importante em reconciliar-se com Sun: mais uma vez, promete algo que não sabe se será capaz de cumprir (mas que irá tentar a todo o custo). Ainda assim, Sun poderá revelar-se o principal obstáculo aos planos de Ilana e Richard, mas será curioso observar o papel que a sua afasia terá na história: numa Ilha onde os personagens são curados, Ben ganhou um tumor ao liderar os Others de forma questionável e Jack teve um problema no apêndice quando tentava a todo o custo abandoná-la.

No acampamento do Black Smoke, Jin é extraído pelo grupo do Widmore. Smoke encontra o grupo e fica visivelmente surpreendido. Percebendo quem foi responsável pelo ataque, prepara Sayid para uma missão. Entretanto, Claire está preocupada com os nomes escritos na parede da caverna do Jacob. Smoke assegura-a que é importante para ele, mesmo que o seu nome não esteja na parede (de facto, está riscado). Claire sente rancor por Kate ter criado o Aaron e pergunta se ela ambém está na parede, ao que Smoke responde que não. Smoke diz apenas precisar dela para reunir todos os que não estão riscados e poder sair da Ilha, depois disso não interessa o que acontecer à Kate.

No farol do Jacob, é visível o nome de Kate, associado ao número 51–Austen. Não está riscado, confirmando-a como um dos candidatos ao lugar do Jacob e uma das pessoas que Smoke irá necessitar para sair da Ilha. Ao riscar o nome Austen na caverna, Jacob acabou por despistar o seu adversário: mesmo que ele consiga sair da Ilha com todas as pessoas cujo nome viu na parede, terá um candidato em falta que poderá fazer toda a diferença. Kate está isolada durante todo o episódio. Perdida em pensamentos, como quem tem a mente numa outra realidade. Os planos de câmara evocam os momentos em que os personagens do outro universo se encontram junto ao seu próprio reflexo. São notas subtis, mas que deixam novamente no ar a possibilidade destes personagens começarem a sentir as consequências da separação e eventual reconciliação entre realidades.

Smoke dirige-se à ilha Hydra com Sayid e confronta Charles Widmore. As suas reputações precedem-nos, mas Widmore enfrenta-o com sarcasmo, reduzindo-o a uma mistura de mitos, histórias de fantasmas e barulhos na floresta. Smoke retribui-lhe com as palavras que proferiu a John Locke em "The Life and Death of Jeremy Bentham" (5.07): Widmore disse que a guerra estava a caminho da Ilha, Smoke diz agora que a guerra acabou de chegar. Para trás, deixou Sayid na missão de descobrir o que Charles esconde no submarino. A descoberta não é surpreendente, mas nem por isso menos importante: Desmond está de volta à Ilha.

Jin está fechado na sala 23, o complexo onde a Dharma Initiative fazia experiências do foro psicológico. Zoe é perita em geofísica e estar à procura das bolsas de electromagnetismo que existem na Ilha, pelo que precisa da ajuda de Jin: durante os 3 anos que passou na Dharma, foi responsável pela vigilância dos vários sectores e assinou até alguns dos mapas que Zoe quer agora decifrar. Quais as suas intenções?

Jin é levado à presença de Widmore, que lhe mostra a câmara fotográfica que Sun trazia na bagagem do Ajira 316, com fotos da sua filha Ji-Yeon. Widmore compreende a vontade de Jin conhecer a sua filha e ter a família reunida, mas explica-lhe que nada disso teria importância se o Black Smoke conseguisse sair da Ilha, pois toda a gente que ele ama deixaria de existir. Estando claro que Widmore se apresenta como adversário do Smoke, pelo que Jacob mostrou interesse na sua chegada, a forma como Charles obteve o conhecimento desta guerra é um grande mistério. Afinal, é mesmo suposto que também este seja um dos bons da fita, ou irá revelar-se um problema maior para a Ilha que o próprio Black Smoke?

Mundo Paralelo

No episódio "LA X", é dado a entender Sun e Jin mantêm um mau relacionamento, semelhante ao da realidade original, apesar da falta de aliança indicar que não sejam casados. Nada estaria mais longe da verdade: o relacionamento entre estes é bastante forte, vivem um amor proibido e está nos planos de Sun fugir com o seu amado.

No hotel, observamos a sua intimidade. Sun confronta-o com a ordem de apertar o botão, mas transforma isso numa pequena brincadeira de sedução. Na manhã seguinte, propõe a Jin a fuga, revelando que tem já tudo planeado – na outra realidade, Sun tinha tudo planeado para fugir de Jin nos Estados Unidos. Está prestes a revelar-lhe a sua gravidez, quando é interrompida por Keamy, que bate à porta. O facto de Sun estar grávida é curioso por implicar que Jin não tenha problemas de fertilidade nesta realidade. Os flash-sideways de personagens como Locke e Rose mostraram que estes não tiveram um "milagre" mas, neste caso, Jin nem chega a tomar conhecimento do problema.

Sun vê-se ao espelho, momentos antes do evento que irá virar todos os seus planos do avesso. Keamy diz ser amigo do pai de Sun – na realidade, foi contratado por este para assassinar Jin, sendo a vítima encarregue de trazer o pagamento para a própria morte. Na ignorância, Sun entrega-lhe o relógio, mas Keamy não está satisfeito pois falta-lhe o dinheiro. Como falar mais alto não resolve o prolema, a dificuldade de comunicação é o pretexto para o aparecimento de Mikhail: os vilões da 3ª e 4ª temporada que, na realidade original, trabalham ao serviço de grupos distintos, são neste universo aliados. Não se sabe ainda se existe alguma ligação aos Others ou a Widmore, mas é explícita a ligação ao Paik.

Enquanto Sun descobre no banco que o seu pai lhe fechou a conta e retirou todo o dinheiro, Jin é aprisionado no frigorífico de um restaurante, onde surge o seu reflexo na porta metálica. É nessa altura que ocorrem os eventos do final de "Sundown" e Keamy é alvejado por Sayid. Este encontra Jin mas, em vez de o libertar, limita-se a dar-lhe os meios para fugir. Sayid é apático, indiferente – não necessitou da "infecção" para se tornar numa pessoa desprovida de sentimento. Jacob diz a Richard que o mal se espalharia pelo mundo se o Black Smoke saísse da Ilha. No entanto, esta cena mostra que as acções de Sayid possam ser-lhe inatas: sem qualquer influência de poderes sobre-humanos, nós somos a causa do próprio sofrimento.

O universo tem formas de se auto-corrigir. A mensagem recorrente da série manifesta-se aqui na estranheza de ver Mikhail sem a pala negra. Em todos os flash-sideways, há algo estranho, algo que não encaixa no conhecimento do universo de LOST. Seja o encontro romântico de James com Charlotte ou o Mikhail sem a pala negra, há coisas que não podem durar muito numa realidade que procura a sua própria constante. Keamy sobreviveu ao tiro do Sayid e Jin envolve-se num tiroteio com Mikhail, provocando-lhe a perda de um olho. Se este personagem tiver um mínimo da resistência que exibia na Ilha, certamente a sua história não fica por aqui.

Uma bala perdida atinge Sun, que revela finalmente a Jin a sua gravidez.  É a primeira história dos flash-sideways que termina em cliffhanger, ficando o destino de Sun posto em causa. Será possível salvar-se tanto a mãe como a criança? E quem o poderá fazer?

Desmond

Desmond é especial. Especial de uma forma única e milagrosa. As regras não se aplicam a ele. Quem o diz é Daniel Faraday, ao falar com o próprio no seu passado e provocando-lhe uma memória no presente.

Assim começa a história de Desmond na quinta temporada que, depois dessa misteriosa recordação, é colocado no caminho de regresso à Ilha. Desmond recusa o regresso, mas Eloise Hawking diz-lhe que a sua ligação à Ilha ainda não acabou. Mais tarde, sofre um ataque causado pelo impacto de uma bala disparada por Ben, que o coloca no hospital. Nessa noite, Eloise e Widmore encontram-se à porta desse mesmo hospital, com motivações bastante diferentes.

Dias mais tarde, Widmore regressa à Ilha no seu submarino, trazendo Desmond no interior. A decisão de Charles Widmore é difícil de compreender. Depois de desabafar que lhe custou sacrificar a sua relação com a filha (algo que o humanizou de certa forma), separa-a novamente do homem da sua vida, trazendo-o à força para a Ilha. Entretanto, descobre-se que Zoe está à procura de bolsas de energia na Ilha, idênticas à que Desmond libertou no final da segunda temporada e, consequentemente, fez com que ele se tornasse "especial". A descarga projectou-o no tempo para a época em que teve a oportunidade de casar com a Penny, onde tentou sem sucesso mudar o próprio passado: "whatever happened, happened".

Se o plano de Widmore fosse simplesmente destruir a Ilha, por que razão iria ele necessitar do Desmond? Não se sabe quais são as intenções de Charles nem até que ponto está informado acerca do que se passa na Ilha. No entanto, pode-se especular que a exposição de Desmond à energia da Ilha tenha algum efeito secundário de consequências inesperadas. E se Desmond se conseguir deslocar entre realidades? Se for este o primeiro ponto de ligação entre as duas versões do mesmo universo, qual o impacto nas vidas dos personagens que o encontram?

A detonação da Jughead provou que é possível mudar o passado em termos cronológicos, mas nunca o próprio passado. O Desmond que nunca foi parar à Ilha e o Desmond que viveu 3 anos na Swan até libertar a energia electromagnética são duas imagens da mesma pessoa, em lados diferentes do espelho. Na imagem acima [créditos: Bamtan], são visíveis os reflexos de todos os personagens centrais dos flash-sideways até agora. Em todos, há uma sensação de estranheza, algo que não bate certo ou está fora do lugar. Desmond sentou-se por alguns momentos ao lado de Jack no Oceanic 815 que sobrevoou a Ilha submersa. Foi o suficiente para lhe causar um estranho dejá vu, a sensação que deveria conhecer Desmond de algum lado. O universo procura sempre uma forma de se auto-corrigir: Desmond poderá ser o ponto de partida para a reconciliação entre os dois lados do espelho.

5 comentários:

  1. A chegada de Desmond, embora já esperada, teve um bom impacto. Estou ansioso pelo episódio seguinte!
    Mas a Sun mostrou-se ser muito dada… Ela tem jeito pra coisa!

    ResponderEliminar
  2. Vês? Gosto muito mais ^^ Nem que seja uma teoria da conspiração pequenita, eu gosto :D

    ResponderEliminar
  3. Vá, quando a Claire regressou também fiz uma pequena discussão sobre a "sickness" :) e neste caso justificava-se ainda mais, tudo indica que o próximo episódio será bombástico!

    ResponderEliminar
  4. Foi tão fixe isso... "ups, este botão? e agora este? e aquele, queres que aperte?" ^^

    ResponderEliminar