segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Passatempo Chris Marker



Este passatempo que já vinha sendo planeado há algum tempo acaba por adquirir um significado maior, passado tão pouco tempo da morte do realizador.
Servindo como lembrança de quão influente foi a sua obra - cuja disponibilidade de alguns dos títulos mais relevantes no nosso país passou ao lado de muita gente - o filme La Jetée inscreveu pela primeira vez o nome do realizador na lista dos melhores filmes de sempre.
Na lista onde se contam os votos de críticos, académicos, programadores e distribuidores, o filme conseguiu  chegar aos 29 votos e figurar no 50º e último lugar da lista.
Um reconhecimento que, espera-se, o realizador tenha tido oportunidade de conhecer antes do dia 29 de Julho deste ano, data do seu 91º aniversário e, infelizmente, também da sua morte.




Em conjunto com a CLAP Filmes temos para oferecer três packs dos filmes do realizador.
Aquilo que, estamos em crer, é um apetecível prémio exigirá um conhecimento mais profundo da obra do autor. Ou, pelo menos, uma investigação que atraia os particantes para a obra de Chris Marker.
São cinco as perguntas a responder, algumas mais simples e outras mais difíceis. Ficamos à espera da dedicação dos nossos leitores ao cinema que merece fazer parte das melhores colecções.




Regulamento:


- O passatempo decorre até às 23:59 do dia 9 de Setembro, sendo excluídas todas as respostas que chegarem depois desse prazo.
- Apenas será aceite uma participação por e-mail e por pessoa.
- Além da correcção das respostas às questões lançadas, também o preenchimento dos dados pessoais são factor de exclusão, devendo por isso corresponderem às normas como são solicitados.
- Os premiados serão escolhidos entre todos aqueles que apresentarem uma participação válida e a escolha será definitiva a menos que se apresente um caso de fraude.
- A escolha é feita através de um sistema de selecção aleatória.
- O Split Screen reserva-se o direito de fazer uma selecção das respostas validadas quando se apresentarem circunstâncias duvidosas da legitimidade da origem das mesmas.
- O nome dos vencedores será publicado neste blogue e os mesmos serão avisados por email.
- Só serão permitidas participações a residentes em Portugal e apenas uma por participante e residência.
- Os custos associados ao envio dos prémios ficará a cargo dos participantes.
- O envio dos prémios ficará a cargo do Split Screen, não sendo este responsável por quaisquer danos ou extravios dos mesmos.
- Em caso de não concordar com alguma destas regras, deverá abster-se de participar.
- Reservamo-nos o direito de excluir de futuros passatempos todos os que não cumprirem estas regras.


17 comentários:

  1. Olá,
    Procurei durante muito tempo descobrir qual a obra que venceu um Golden Gate Award e não encontrei nenhuma referência ao facto de Chris Marker ter vencido este prémio. Não há hipótese de ser outro prémio?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A pergunta está correcta e foi inclusive elaborada em conjunto com a Clap Filmes. O Golden Gate Award é atribuído directamente ao filme e não significa necessariamente que o Chris Marker tenha sido o seu realizador. Boa sorte!

      Eliminar
    2. Obrigado pela resposta. Vou continuar as minhas buscas. Um abraço!

      Eliminar
    3. Custou mas foi. Obrigado pelo desafio. Assim vale mesmo a pena.

      Eliminar
  2. De facto não consigo encontrar qual o filme que ganhou o Golden Bridge Award... O nome do Chris Marker consta dos créditos ou está apenas nos agradecimentos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Consta nos créditos, claro. O seu papel no filme é muito importante.

      Eliminar
  3. Queria dizer "Golden Gate Award", naturalmente. Obrigada pela dica. Já conheço a filmografia do Chris Marker de trás para a frente, graças a este passatempo. :) Ficarei com imensa pena se não encontrar a resposta.

    Obrigada.

    ResponderEliminar
  4. E então, já se sabem os resultados do passatempo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O passatempo terminou apenas às 23h59 de ontem. Os vencedores ainda demorarão algum tempo a ser divulgados. Quando tal acontecer, serão anunciados no blogue como sempre e os vencedores contactados por e-mail.

      Eliminar
  5. Sim, só estranhei devido ao passatempo ainda ter a zona de respostas em aberto, mas em "passatempos" já está encerrado... Era um passatempo difícil. Resta aguardar pela lista de vencedores. Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  6. Quando saem os vencedores?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em breve. Não temos data de previsão para anúncio de vencedores de passatempos.

      Eliminar
  7. Boa tarde,

    Há alguma previsão para o anúncio dos vencedores?
    Obrigado!

    ResponderEliminar