quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Estreias 28 Jan'16: Spotlight, Regression, Goosebumps, Jogo de Damas, Quatro e 13 Hours: The Secret Soldiers of Benghazi

Dia 28 de Janeiro, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:

  O Caso Spotlight (Spotlight)
Ano: 2015
Realização:
Argumento:  ,
A equipa “Spotlight” do jornal “Boston Globe” era formada por um conceituado grupo de jornalistas de investigação. Em finais de 2001, vêem-se a braços com um caso em que vários padres da Igreja Católica são acusados de abusos sexuais a crianças da comunidade. Ao investigarem a fundo, dão-se conta de décadas de encobrimento que envolve os mais altos níveis das instituições da cidade de Boston, seja a nível religioso ou mesmo político. Decididos a mostrar a verdade e a levar os responsáveis a tribunal, a equipa de jornalistas empenha-se em encontrar provas irrefutáveis. Para isso, entrevista vítimas, procura dados de arquivo e contrapõe testemunhos ao mesmo tempo que se vê obrigada a fazer frente ao sigilo da instituição eclesiástica. Este caso de pedofilia, que chegou às primeiras páginas dos jornais de todo o Mundo, abalou profundamente a Igreja Católica. Desde então, vários casos similares foram tornados públicos, muitas vítimas contaram as suas histórias e muitos padres foram condenados. Com esta investigação, o jornal “Boston Globe” venceu o Prémio Pulitzer por serviço público. Realizado por Thomas McCarthy (“O Sapateiro Mágico”) e com Mark Ruffalo, Michael Keaton, Rachel McAdams, John Slattery, Stanley Tucci, Brian d'Arcy James, Liev Schreiber e Billy Crudup nos papéis principais, um drama biográfico que se baseia num caso real que chocou a opinião pública.

Outras sugestões:

Regressão (Regression)

Ano: 2015
Realização:
Argumento:
Género: Thriller
Elenco: , ,

Minnesota (EUA), década de 1990. O detective Bruce Kenner investiga o caso de John Gray, acusado de abusar sexualmente de Angela, a sua filha adolescente. Apesar de não ter qualquer recordação do sucedido, ele assume-se como culpado e é preso. De forma a recuperar a memória, John recorre ao Dr. Raines, um psicólogo de renome que, com o tempo, consegue avivar as suas lembranças. E é assim que, à medida que as sessões de psicoterapia avançam, todos se apercebem de que aquele crime hediondo é ainda mais complexo do que parece à primeira vista e que está de algum modo relacionado com um culto satânico… Um “thriller” psicológico que conta com realização e argumento de Alejandro Amenábar (realizador de “Os Outros” e "Mar Adentro" – que lhe valeu o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro). Emma Watson, Ethan Hawke, David Thewlis e David Dencik dão vida aos protagonistas.


Goosebumps: Arrepios (Goosebumps)

Ano: 2015
Realização:
Argumento: Darren Lemke
Género: Comédia, Aventura
Elenco: Jack Black, Dylan Minnette, Odeya Rush, ,

Zach Cooper sente-se bastante deprimido desde que deixou Nova Iorque e se mudou para Greendale. Habituado ao bulício de uma grande cidade, para ele não é fácil adaptar-se à pacatez de um lugar onde nada parece acontecer. É então que conhece Hannah – a sua jovem e belíssima vizinha do lado – e Champ, um colega de escola cuja inteligência é proporcionalmente inversa à popularidade. Ao tentar criar alguma intimidade com Hannah, Zach descobre que o pai dela é um eremita que tudo fará para o manter à distância. O mais sinistro é quando se apercebe de que ele é, nada mais, nada menos, do que o mundialmente famoso escritor R. L. Stine (conhecido por várias colecções juvenis de histórias de terror) e que, trancados na sua biblioteca privada, estão todos os monstros por si criados em cada um dos livros que escreveu. E quando Zach e Champ, distraidamente, libertam os monstros dos seus manuscritos, estes começam a espalhar-se pela cidade, lançando o pânico por onde passam. Agora, sem saberem muito bem como, Zach, Champ e Hannah – com a ajuda do próprio Stine – vão ter de arranjar um modo de os capturar e os enviar novamente para o lugar de onde nunca deveriam ter saído. Com realização de Rob Letterman (“O Gang dos Tubarões”, “Monstros vs. Aliens” ou “As Viagens de Gulliver”) segundo um argumento de Darren Lemke, um filme de aventura que se inspira na série juvenil “Arrepios”, do escritor Robert Lawrence Stine (conhecido por R. L. Stine). Para além de Jack Black no papel do escritor, o elenco conta também com Dylan Minnette, Odeya Rush, Ryan Lee, Amy Ryan, Halston Sage e Jillian Bell.

Jogo de Damas (Jogo de Damas)

Ano: 2013

Cinco mulheres reencontram-se devido ao funeral de Marta, uma amiga em comum. Ao longo de uma noite, que decidem passar na casa de turismo rural que Marta nunca chegou a inaugurar, as cinco mulheres dividem segredos, recordam a amizade que as une e reflectem sobre a existência… Um filme sobre a amizade e a perda que marca a estreia em cinema de Patrícia Sequeira. O argumento é da responsabilidade de Filipa Leal, a partir de uma ideia da realizadora, com diálogos criados pelas actrizes Ana Nave, Ana Padrão, Fátima Belo, Maria João Luís e Rita Blanco, num processo de trabalho que antecedeu a rodagem, em 2014. Segundo as palavras de Patrícia Sequeira, “este é um filme sobre pessoas, é um jogo entre realidade e ficção, porque cada uma das actrizes colocou lá as suas coisas – quem as conhece vai perceber isso”.

Quatro (Quatro)

Ano: 2014
Realização:
Género: Documentário
Produzido pela Filmes do Tejo II e assinado por João Botelho, um documentário que apresenta duas duplas de artistas: Francisco Tropa e o seu irmão Pedro, e João Queiroz e o seu irmão Jorge. Segundo as palavras do realizador: “Isto não é um filme que põe os artistas a falar, mas que mostra os artistas a fazer, que mostra os seus processos de trabalho”, diz, antes de revelar o encontro que esteve na origem do filme: “Conheci-os através de uma amiga comum e visitei-os num edifício, na Avenida da Liberdade, onde trabalham. São artistas excelentes, pessoas formidáveis que formam uma família, uma escola, pois ajudam outros artistas, mais jovens. Do trabalho de João [Queiroz] tinha visto uma ou duas pinturas, mas depois vi a exposição na Culturgest e fiquei maravilhado. Os outros, fui conhecendo. São belíssimos artistas. Estão todos aqui.”

13 Horas: Os Soldados Secretos de Benghazi
 (13 Hours: The Secret Soldiers of Bengazhi)

Ano: 2016
Realização:
Género: Drama, Thriller
Argumento:
Elenco: , ,
No dia 11 de Setembro de 2012, no aniversário dos ataques terroristas contra as torres gémeas de Nova Iorque, EUA, um grupo de militares islâmicos atacou um complexo militar americano e a base da CIA na cidade de Benghazi, Líbia. Foram mortas quatro pessoas de nacionalidade norte-americana, incluindo J. Christopher Stevens, o embaixador dos EUA, Sean Smith, especialista em tecnologia, e os oficiais Tyrone S. Woods e Glen Doherty. É então que uma equipa de seis ex-militares de elite, treinados para responder com urgência e eficácia a um ataque sejam quais forem as condições, foi enviada em auxílio dos sobreviventes. Com uma enorme demonstração de coragem e sentido de dever, estes homens tiveram apenas 13 horas para salvar a vida a 36 pessoas, evitando uma tragédia de ainda maiores proporções. Baseado em factos verídicos relatados no livro homónimo escrito, em 2014, por Mitchell Zuckoff, um “thriller” político produzido e realizado de Michael Bay (“O Rochedo”, “Armageddon”, “Pearl Harbor” e, mais recentemente, a saga “Transformers”). O argumento é da autoria de Chuck Hogan e o elenco conta com James Badge Dale, John Krasinski, Max Martini, Toby Stephens, Pablo Schreiber, David Denman, Dominic Fumusa, Freddie Stroma ou Alexia Barlier, entre outros.
Sinopses: Cinecartaz Público

Sem comentários:

Enviar um comentário