terça-feira, 29 de novembro de 2016

Passatempo "Cruzeiro Seixas - As Cartas do rei Artur"


O público do Doclisboa 2016 não ficou indiferente ao primeiro filme realizado por Cláudia Rita Oliveira, montadora de José & Pilar. O documentário Cruzeiro Seixas - As Cartas do rei Artur recebeu o prémio do público no festival e o Split Screen, em conjunto a produtora Jumpcut, está agora a oferecer aos nossos leitores a oportunidade de assistir a uma sessão especial do filme na Cinemateca Portuguesa.

Cruzeiro Seixas existe num labirinto onde todos os caminhos levam a Mário Cesariny. Subjugado por esta obsessiva relação, Cruzeiro Seixas não viveu, mas deixou documentos desse não viver: 95 anos de pintura e poesia à espera de um reconhecimento maior ao lado de outros autores surrealistas.

Assinalando os 96 anos de Cruzeiro Seixas, a sessão especial do filme decorrerá a 3 de Dezembro (Sábado), às 21h30, na Cinemateca Portuguesa e contará com a presença do artista visual. 


Regulamento:
- O passatempo premiará as primeiras dez participações válidas.
- Cada uma das participações no passatempo deve conter dados únicos relativamente a todas as outras. No caso de se verificar utilização abusiva de dados, todas as participações em incumprimento serão excluídas do sorteio.
- Os premiados serão escolhidos entre todos aqueles que apresentarem uma participação válida e a escolha será definitiva a menos que se apresente um caso de fraude.
- O Split Screen reserva-se o direito de fazer uma selecção das respostas validadas quando se apresentarem circunstâncias duvidosas da legitimidade da origem das mesmas.
- Além da correcção das respostas às questões lançadas, também o preenchimento dos dados pessoais são factor de exclusão, devendo por isso corresponderem às normas como são solicitados.
- A morada usada para participação deve corresponder à morada de residência do participante. O Split Screen reserva-se o direito de exigir um comprovativo de morada aos vencedores para validar a entrega do prémio.
- O nome dos vencedores será publicado neste blogue e os mesmos serão avisados por email.
- Em caso de não concordar com alguma destas regras, deverá abster-se de participar.
- O presente regulamento não substitui o conjunto de regras gerais definido para todos os passatempos do blogue, que deve ser consultado na secção "Termos e Condições" para qualquer dado omisso ou qualquer caso de dúvida.

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Trailer para o novo filme de Jim Sheridan



Jim Sheridan está de regresso ao grande ecrã cinco anos depois do menos bem sucedido A Casa dos Sonhos.

The Secret Scripture leva-o de volta à sua Irlanda natal numa adaptação do livro de Sebastian Barry, Escritos Secretos (Bertrand Editora).

Trata-se da história de vida de uma mulher, Roseanne McNulty, confinada durante a maior parte da sua vida a uma instituição de saúde mental e interpretada nas suas diferentes faixas etárias por Rooney Mara e Vanessa Redgrave.

Entre os mais reconhecidos nome do elenco contam-se ainda Eric Bana, Theo James, Jack Reynor e Aidan Turner.

Este primeiro trailer está longe de ser brilhante mas é inegável que o talento de Jim Sheridan - duplamente nomeado ao Oscar de Melhor Realizador e triplamente nomeado como argumentista - fica patente nas imagens e aguarda-se o seu regresso à excelência de Em Nome do Pai ou O Meu Pé Esquerdo.


Próximos projectos de Fede Alvarez



O realizador do remake de Evil Dead e de quem este ano vimos Nem Respires anunciou que tem em mãos duas sequelas.

Uma delas será, precisamente, a continuação de Don’t Breathe e a outra será o filme que marca o retorno de Lisbeth Salander.

Trata-se da adaptação de A Rapariga Apanhada na Teia de Aranha, o quarto livro da saga Millennium (editado entre nós pela Dom Quixote), escrito por David Lagercrantz.

Estes dados foram adiantados pelo próprio realizador numa entrevista ao site Coming Soon e embora haja ainda muita incerteza quanto aos detalhes do que acontecerá, a principal expectativa está no regresso de Rooney Mara e Stephen Lang aos papéis centrais dos respectivos filmes.




Trailer de "The Zookeeper's Wife"



Foi revelado o trailer para o filme The Zookeeper's Wife protagonizado por Jessica Chastain e Daniel Brühl.

Esta é a adaptação do livro de Diane Ackerman com o mesmo nome que tornou conhecida a forma como Antonina Żabińska e o marido salvaram centenas de vidas entre a população Judia de Varsóvia durante a II Guerra Mundial.

Niki Caro é a realizadora responsável pelo trabalho, entre nós conhecida pelas estreias de A Domadora de Baleias e North Country - Terra Fria e que, entretanto, parece ser dos principais nomes em equação para comandar o primeiro filme da Marvel protagonizado por um personagem feminino, Captain Marvel.


terça-feira, 15 de novembro de 2016

Segundas temporadas na HBO



O canal HBO anunciou que três das suas séries terão direito a uma segunda temporada. Westworld, Insecure e Divorce.

A série que reinventa a obra de culto de Michael Crichton tem estado entre as preferências dos espectadores que já se dedicam a discutir múltiplas teorias sobre os mistérios envolvidos.

Insecure tem sido altamente elogiada pela crítica, num caso que se aproxima da unanimidade sobre a alta qualidade da sua primeira temporada.




A série protagonizada por Sarah Jessica Parker é a renovação mais inesperada deste trio, visto que quer o público quer a crítica têm mostrado reservas quanto à mesma.

A perspectiva mais positiva será a de que a HBO voltou à sua política de dar sempre oportunidade para as suas séries se desenvolverem um pouco mais antes de as cancelar.


Obituário: Tom Neyman

23 de Novembro de 1935 - 12 de Novembro de 2016

Homem de um personagem só, The Master, e ainda assim eterno na memória dos cinéfilos que se deliciam com os meandros mais obscuros do cinema. Tom Neyman morreu à beira de completar 81 anos e quando se comemoravam os 50 de Manos: The Hands of Fate, aquele que é regularmente considerado o pior filme de sempre. Fica por ver a sequela, Manos Returns, em que Neyman volta ao personagem que foi suficiente para o fazer merecedor deste obituário.

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Donald Trump no ecrã



Como se pode ver acima, até os Simpsons já vieram fazer a sua penitência a propósito da sua previsão sobre um Donald Trump presidente no longínquo episódio Bart to the Future.

Para que aqueles que não seguiam The Apprentice comecem a habituar-se à ideia de que verão muitas vezes esta figura no vosso ecrã nos próximos tempos, deixamos dois vídeos abaixo.

A prova de que o homem que em 2006 foi à cerimónia dos Emmys cantar o genérico de Green Acres se tornou numa referência cultural (?) e se safa com quase tudo o que faz...