segunda-feira, 11 de junho de 2012

Com Michael Mann na presidência do júri, o Festival de Veneza 2012 terá menos filmes em competição


O Festival de Veneza 2012 promete sérias mudanças na sua organização. Com a saída de Marco Muller para o Festival de Roma, Albert Barbera torna-se o novo director do festival de cinema mais antigo do mundo. A sua primeira decisão foi na escolha do presidente do júri do certame que coube a Michael Mann (Public Enemies) e que pela primeira vez assume tal função num festival de cinema internacional.

Albert Barbera critica as selecções anteriores, demasiado extensas e exageradas para a infraestrutura do festival (o ano passado foram exibidos cerca de 180 filmes), e anuncia que para a sua 69.ª edição, serão exibidos entre 50 a 60 filmes e só 18 deles em competição. O director promete uma edição "mais sóbria e menos espampanante" com uma "belo renascimento daqui a dois ou três anos".

A nível de programação, anuncia alguns dos nomes que poderão estar em competição: Passion, de Brian De Palma; To the Wonder, de Terrence Malick e The Master, de Paul Thomas Anderson. Em italiano, considera ainda a possibilidade de exibir os mais recentes trabalhos de Silvio Soldini (com The Commander and the Stork), Marco Bellochio (com Dormant Beauty) e Gabriele Salvatores (com Educazione siberiana). Alguns rumores apontam ainda a possibilidade da presença do segundo filme da trilogia Paradis de Ulrich Seidl, sendo ainda que a imprensa italiana adiantou a estreia de O Gebo e a Sombra, do português Manoel de Oliveira.

O Festival de Veneza 2012 contará ainda com mais 18 filmes na secção Horizontes e 12 fora de competição, sendo que a secção Controcampo Italiano deixará de existir. O certame decorrerá de 29 de Agosto a 8 de Setembro.

Fonte: Público

Sem comentários:

Enviar um comentário