sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Os (verdadeiros) vencedores?

A polémica levantou-se por Hollywood e rapidamente se tem difundido por todo o mundo. Ao que parece, circula uma carta com os supostos vencedores dos Óscares 2009. Será verdadeira?



A ser verdade e apesar de algumas das vitórias serem previsíveis, temos aqui uma verdadeira quota de surpresas. Por exemplo, numa categoria como Melhor Argumento Original, onde o preferido é Dustin Lance Black (Milk) é surpreendente o prémio para Martin McDonagh (In Bruges), apesar de igualmente merecido. O mesmo se passa no Melhor Argumento Adaptado. Se o preferido é Simon Beaufoy (Slumdog Millionaire), o nome de David Hare (The Reader) é surpreendente, embora não de estranhar.



Se a dúvida se imponha entre Mickey Rourke e Sean Penn, enquanto Melhor Actor, a ser verdade, parece que a Academia preferiu recompensar o comeback do primeiro. O mesmo se passa na disputa entre a Melhor Actriz Secundária: Penélope Cruz ou Amy Adams? Parece que a Academia preferiu a candura da jovem de Doubt.

A grande surpresa surgiria também no Melhor Filme Estrangeiro. Esquecendo os preferidos e premiados Waltz with Bashir, Entre le Murs e Der Baader Meinhof Komplex, surge o nome do mais improvável de todos. Compreensível pelo facto do filme israelita ter uma temática complexa e polémica, incredibilidade pelo inesperado filme japonês Okuribito (Departures).



No campo sonoro o improvável aconteceria: a banda sonora de
James Newton Howard, venceria os preferidos A.R. Rahman (Slumdog Millionaire) e Thomas Newman (WALL·E). O mesmo se passaria na de Melhor Som, com o prémio a cair nas mãos de The Dark Knight, como uma recompensa por não ter sido nomeado para as categorias principais.

Inesperadamente a categoria de Melhor Montagem caberia a
Elliot Graham por Milk. Bem como Melhor Direcção Artística que parte com The Curious Case of Benjamin Button e Changeling como preferidos, mas que seria atribuído a The Dark Knight. Também no Melhor Guarda-Roupa, The Curious Case of Benjamin Button venceria ao preferido The Duchess. Estranho seria também Iron Man vencer The Curious Case of Benjamin Button e The Dark Knight, com os Melhores Efeitos Visuais.

Repleta de surpresas, esta cerimónia dos Óscares seria igualmente prevísivel, mas com grandes surpresas. Ao mesmo tempo, seria igualmente um ano com os prémios muito bem distribuídos. Serão estas as surpresas que tanto a Academia tem falado? Acham que esta carta é verdadeira. Resta-nos esperar por Domingo...

1 comentário:

  1. Duvido muito que seja verdade e, se por acaso a carta era verdadeira, assim que se tornou pública, alguns "vencedores" vão ser prejudicados por a coisa ter vindo a público.

    Slumdog Millionaire não merece Melhor Filme. Nem a Amy Adama merece o de Melhor Secundária, por muito que eu a adore!

    Parabéns pelo blog!;) Vou passar a frequentá-lo. =)

    ResponderEliminar