quarta-feira, 11 de março de 2009

DVD: Tempestade Tropical, por Tiago Ramos


Título original: Tropic Thunder (2008)
Realização: Ben Stiller
Argumento: Ben Stiller e Justin Theroux
Elenco: Ben Stiller, Jack Black, Robert Downey Jr., Nick Nolte, Steve Coogan, Matthew McConaughey, Jay Baruchel, Brandon T. Jackson e Tom Cruise

Num visionamento de Tempestade Tropical, devemos saber (e conseguir) diferenciar duas coisas: o argumento e o elenco. O filme começa por nos cativar o interesse pela introdução de trailers (que o mais incauto e ingénuo dos espectadores poderia pensar ser reais) que nos apresentam as personagens, de uma forma extremamente cómica e divertida. Posto isto, ficamos com expectativas altas para o restante. O problema é que a realização e argumento de Ben Stiller gora os seus próprios planos de produzir uma comédia diferente e refrescante, como há muito não se via por Hollywood.

Tempestade Tropical é uma sátira à sociedade de Hollywood, às suas estratégias comerciais (algumas eticamente reprováveis), às grandes películas e investimentos cinematográficos, passando pelas estrelas em decadência. Tempestade Tropical é igualmente o nome do suposto filme de guerra mais caro de sempre, com aspirações a grande sucesso comercial e quem sabe digno de altos galardões. Contudo, a partir do momento que o argumento de Ben Stiller cai nos mesmos defeitos que aponta à indústria de Hollywood, o seu mérito fica por baixo do pretendido. Os gags oscilam entre um divertimento e inteligência nata e um aborrecimento comum em alguns dos estereótipos. O filme fica-se pelo superficial, dificultando as gargalhadas, tomando a forma de um argumento sensaborão e desequilibrado.

Tropic Thunder não é o filme de culto que muitos afirmam. Vale contudo pelo elenco fantástico de onde se destaca Robert Downey Jr., no papel de Kirk Lazarus, desempenho que lhe valeu uma nomeação para o Óscar de Melhor Actor Secundário e Ben Stiller que, finalmente, não teve um desempenho exagerado. Tom Cruise, por outro lado, brilha em todas as cenas em que surge, retratando a frieza e arrogância da indústria cinematográfica. Mais negativamente, destaco o papel e desempenho de Jack Black, que surge plenamente ofuscado e sem grande interesse na trama.



Tempestade Tropical interessa pela nostalgia e paródia a filmes de acção como Platoon, O Resgate do Soldado Ryan e Apocalypse Now, mas deixa-se ficar no lugar comum de uma comédia sobrevalorizada e com a noção que poderia ser melhor.

Classificação:


Extras:


  • Comentários do Elenco com Ben Stiller, Jack Black e Robert Downey Jr.
  • Blowing Shit Up/Rebentar Coisas
  • O HOT LZ
  • O Elenco de Tempestade Tropical
  • Carretéis Completos
  • Trailer Chuva de Loucura
  • MTV Movie Awards - Tempestade Tropical

Classificação:


3 comentários:

  1. Tempestade Tropical entra definitivamente para a história. Como um dos piores filmes alguma vez já realizados. É deveras impressionante.

    ResponderEliminar
  2. Jackson,
    Realmente não percebi de onde veio tanto buzz perante o filme e tantas críticas positivas, se o filme deixava bastante a desejar. Não é o pior, mas podia ser melhor...

    ResponderEliminar
  3. Jackson,
    Realmente não percebi de onde veio tanto buzz perante o filme e tantas críticas positivas, se o filme deixava bastante a desejar. Não é o pior, mas podia ser melhor...

    ResponderEliminar