terça-feira, 21 de abril de 2009

DVD: O Cavaleiro das Trevas, por Tiago Ramos



Título original: The Dark Knight (2008)
De: Christopher Nolan
Escrito por: Jonathan Nolan e Christopher Nolan
Com: Christian Bale, Heath Ledger, Aaron Eckhart, Michael Caine, Maggie Gyllenhaal e Morgan Freeman



Em O Cavaleiro das Trevas, Batman continua a sua luta contra o crime. Com a ajuda do Tenente Jim Gordon, Batman vê na figura de Harvey Dent (Aaron Eckhart), o herói real que Gotham necessita. A parceria parece revelar-se eficaz, até se encontrarem inseridos num reinado de terror, desencadeado por uma mente genial, mas criminosa, mais conhecido pelos assustados cidadãos de Gotham como Joker.

The Dark Knight não é, efectivamente, um filme de super-heróis e isso agrada-me. Christopher Nolan aborda a história no sentido da humanização de Batman e Joker. Não existem super-poderes (e os que existem, estão tecnologicamente bem catalogados), apenas existem as virtudes e os defeitos das pessoas em geral. É um provavelmente dos filmes mais sombrios dos últimos tempos e valoriza o dilema do herói vingador, o vigilante que actua sempre no limite das leis de Gotham.



Neste filme, Batman e Joker são dependentes um do outro. É um filme de personagens fortes onde a presença do herói é claramente ofuscada. Joker (Heath Ledger) torna-se um dos vilões mais hipnóticos da história do cinema, longe dos tiques de palhaço e do sadismo elegante ou afectado de versões anteriores. Joker assume-se como um “agente do caos”, que se baseia no medo e surge como um manipulador que torna cada golpe num profundo dilema moral. Apesar de Joker inventar várias histórias acerca da maneira como adquiriu as suas cicatrizes faciais e psíquicas, o mesmo não pretende assumir-se como a soma das injustiças cometidas contra ele e apresenta-se como um ser alienado, mas um juiz perspicaz de personalidades.

Apesar de a acção do filme (efeitos especiais, sobretudo) não me dizer nada, a trama é absolutamente de mestre, capaz de abalar os alicerces que sustentam o comportamento heróico de Batman. O enredo mergulha a fundo na ideia de identidade e na noção de que, talvez, Bruce se tenha perdido no mito do herói e que isso se tornou mais uma aflição, do que uma missão. Por sua vez, também Harvey Dent consegue fazer jus à sua alcunha (Duas Faces) mergulhando no lado sombrio da sua personalidade. Aqui, a violência gratuita, mutilação e tortura vigoram, numa Gotham totalmente consumida pelo medo e anarquia.

Este é um dos argumentos mais bem conseguidos dos últimos anos, que nos ensina que “às vezes, a verdade não chega. Às vezes, as pessoas merecem mais.

Classificação:

Extras:



  • Menus Interactivos
  • Selecção de Capítulos



Classificação:

6 comentários:

  1. é na minha opinião o melhor filme de 2008

    ResponderEliminar
  2. l00ker,
    Para mim não é o melhor, mas surpreendeu-me bastante. Foi uma agradável surpresa.

    ResponderEliminar
  3. A par de Wall-E, o melhor filme de 2008 e dos que mais gostei.
    Adoro o "TDK" porque precisamente conjuga todos os factores com mestria: sucesso perante o público e os críticos, arrastou gente aos cinemas em massas, é um filme que parte da temática BD e nos dá algo mais sério do que seria pensável, boas interpretações, etc.
    Na altura cheguei a publicar artigos no meu espaço a respeito do filme:

    Batman "The Dark Knight", a review -parte 1
    é a primeira parte onde antecedo os acontecimentos que chegam ao TDK. Acab por ser uma evocação do BD clássica que alimentou esta personagem e também uma review ao filme "Batman Begins".

    Batman "The Dark Knight", a review -parte 2
    é a segunda parte onde objectivamente faço a minha review ao filme.

    ResponderEliminar
  4. Arm Paulo Ferreira,
    Bons artigos de facto.

    ResponderEliminar
  5. Concordo com o Tiago. À parte da sua extrema sobrevalorização é um filme brilhante.

    ResponderEliminar
  6. JacksonSim, foi muito valorizado sobretudo por ser o último filme acabado de Heath Ledger...

    ResponderEliminar