domingo, 5 de abril de 2009

Fringe - viral campaign

Uma vez que terça finalmente estreia o décimo quinto episódio de Fringe na Fox americana, acho que é tempo de recapitular a viral campaign feita até agora por J. J. Abrams e as respectivas pistas que nos poderão dar e as que já nos deram. Note-se que o produtor tem por hábito fazer campanhas na internet/rádio/tv para fomentar uma espécie de caça ao tesouro entre os fãs em que o tesouro são as pistas, tendo feito isso com Lost e Cloverfield.

Imagine the impossibilities

O primeiro site criado sofreu várias mudanças até à actual forma. Começou por conter os teaser posters, um a um até apresentar todos eles. Por fim, clicando na última imagem surgia-nos o seguinte:



Além disso, a actual composição do site refere-se ao caso 0091, uma estranha formação em círculo de ovelhas após um estrondo ouvido pelo seu dono. Actualmente contamos com coordenadas de GPS, equações, vídeos que relatam o acontecimento e um estranho vídeo onde se vê alguém a roubar a Prova nº 5, anteriormente constante do site (uma electroforese em gel).




Ler Mais


A imagem do cavalo marinho tem escrito em braille (sendo as amarelas assinaladas a negrito):
SCIENCE AND TECHNOLOGY
HAVE ADVANCED FAR BEYOND

OUR ABILITY TO
CONTROL
THEM. THE ABILITY TO
GENERATE
LIFE HAS TAKEN
A NEW COURSE


Provas nº 1 e 3

Cresco, Estherville, Carroll e Vinton são as cidades do Iowa assinaladas pelas coordenadas da prova nº1, reaparecendo depois na prova nº3 indicando que as cidades formam um quadrado entre si.

Prova nº 2 - transcrição e tradução do áudio
Caso 0091: Imagens de satélite captaram uma rara formação de ovelhas num rancho nos limites do Iowa há três meses atrás. Depois de questionar o proprietário chegámos à conclusão de que não é nenhum embuste. A coordenação e quantidade de ovelhas que criaram o padrão não deixam quase nenhuma explicação. Relatórios indicam que 10 outros padrões de ovelhas foram avistados na zona.

Prova nº 4 - transcrição e tradução do áudio

Voz off: Ok, tem de falar mais alto.
Entrevistador: Fale-me sobre esta imagem das suas ovelhas.
Fazendeiro: Bem, eu não tenho realmente a certeza. As ovelhas andavam lá nos assuntos delas. Depois ouvi uma espécie de barulho de tremor de terra que vinha debaixo do chão.
Entrevistador: E o que viu a seguir?
Fazendeiro: Não tenho bem a certeza, na verdade. As ovelhas não deram conta do barulho. Então, eu olhei pela janela da cozinha. Vi-as a andarem em círculo, num círculo perfeito. Como se alguma coisa as controlasse. Nunca vi nada assim.

Prova nº 5 (agora inexistente no site)

A imagem de electroforese em gel apresentada acima correspondia à prova nº 5. Parece corresponder a uma sequenciação do ADN de amostras (das ovelhas?) das cidades indicadas nas provas 1 e 3.

Prova nº6

Um vídeo que parece ter sido filmado a partir de uma conduta de ar condicionado ou algo parecido, que mostra alguém a destruir a prova nº5 (tendo ela desaparecido do site a partir daí), notando-se a existência de uma sequência de Fibonacci.

Prova nº 7

Uma palavra em braille: Parkersburg, Iowa. Esta cidade, além de se encontrar dentro do rectângulo formado pelas outras 4, é conhecida por ter sido assolada por um tornado na categoria F5 em maio do ano passado.


Cortexifan

Quem acompanha a série fora da RTP2 reconhecerá de imediato este nome. Aqui poderemos encontrar uma lista aparentemente associada a um ensaio, repleta de números e siglas. Para ler a nossa interpretação das informações, clique em:

Ler teorias


  • A lista resume os ensaios feitos com a droga nos anos 80.
  • Os primeiros números correspondem ao número de ordem dado a cada indivíduo.
  • O primeiro conjunto de duas letras corresponde às iniciais dos nomes.
  • O segundo conjunto de números corresponde ao ano em que foi realizado o teste.
  • A última letra indica qual o resultado obtido.

Usando estes dados, podemos assumir o seguinte:
  • PB, o primeiro indivíduo corresponde a Peter Bishop. Foi a primeira experiência e, tendo dado positivo em 1980, seguiu-se para uma experimentação clínica no ano seguinte.
  • Em 1981, 40 indivíduos foram sujeitos ao tratamento, sendo que apenas 2 deles (RL e MM) resultaram num positivo. Assim sendo, a pessoa que se diz que Olivia vai encontrar num episódio futuro que foi sujeita ao mesmo ensaio que ela, deverá corresponder a uma destas siglas.
  • Em 1984 realizou-se uma segunda ronda de ensaios com apenas 4 indivíduos, sendo o único positivo Olivia (OD) que, além disso tem um asterisco, indicando ser um caso especial.

Massive Dynamic

A corporação tem dado muito que falar, mas a verdade é que até hoje ainda não se conseguiu chegar a nenhuma conclusão.

3 comentários:

  1. Bom Trabalho da vossa parte.

    Os fans agradecem!

    ResponderEliminar
  2. Eu própria, como já se pôde notar, sou fã da série. Não costumo participar avidamente nas viral campaigns, mas gosto de me manter informada e de ver a que conclusões chegam.

    Eu própria descobri ontem à noite parte da sequência de Fibonacci no widget da contagem decrescente para os episódios. Por acaso lembrei-me de ver o que significavam os pontos amarelos que surgiam a cada imagem e era parte da sequência.

    Há muito para descobrir para quem quiser participar ;)

    ResponderEliminar
  3. Eu própria, como já se pôde notar, sou fã da série. Não costumo participar avidamente nas viral campaigns, mas gosto de me manter informada e de ver a que conclusões chegam.

    Eu própria descobri ontem à noite parte da sequência de Fibonacci no widget da contagem decrescente para os episódios. Por acaso lembrei-me de ver o que significavam os pontos amarelos que surgiam a cada imagem e era parte da sequência.

    Há muito para descobrir para quem quiser participar ;)

    ResponderEliminar