domingo, 5 de abril de 2009

DVD: Juno, por Tiago Ramos



Título original: Juno (2007)
Escrito por: Diablo Cody
Com: Ellen Page, Michael Cera, Jennifer Garner e Jason Bateman

Juno foi aclamado como uma das grandes revelações do cinema, em 2007. Provavelmente agora percebo o porquê: fez a mesma coisa com o cinema de comédia, que Little Miss Sunshine fez um ano antes. A película é uma retrato sobre figuras típicas americanas, contudo sem ser comercial e imbecil. É despretensioso na forma como aborda o tema da adolescência e da gravidez precoce, sem cair nos típicos clichés dos filmes americanos.



Juno
mereceu garantidamente o Óscar de Melhor Argumento Original e isso é devido à escrita de Diablo Cody, com uma apresentação irreverente e, ao mesmo tempo, consistente. De uma forma subtil e inteligente, facilmente largamos os conceitos estereotipados da gravidez na adolescência e comovemo-nos, sem recorrer à “lamechiche” banal de outros argumentos. Este argumento original não cai nas tendência moralistas actuais, nem tenta abordar a ética das barrigas de aluguer, do aborto ou da adopção. Não, nem sequer tenta e nisso está de parabéns.

Jason Reitman deve ser parabenizado também pelo seu trabalho na realização do filme, onde revela maturidade no desempenho atrás das câmaras.

Não podemos, contudo, excluir a prestação da jovem Ellen Page. A actriz releva grande carisma, no desempenho de uma personagem difícil, como o de uma adolescente grávida, escapando aos modelos redutores da sociedade. Apresenta uma singela interpretação, conseguindo ser, ao mesmo tempo, irreverente e doce. Outra surpresa do elenco é Michael Cera, na interpretação de um jovem, que aparenta ser um qualquer conhecido jovem na adolescência. Uma mente complexa e tímida: Michael Cera consegue-o ser parecer estúpido.

Contudo, a história é centrada em Ellenn Page e a sua interpretação consegue ofuscar a presença de grandes figuras, como Jennifer Garner, que mesmo assim, consegue fugir ao padrão que estávamos acostumados a ver. Juno é arrebatadoramente inteligente e ganha pontos pelo facto de ser experimental, num género cómico-dramático ainda pouco explorado.

Classificação:

Extras:




  • Selecção por Capítulos
  • Entrevistas
  • Ovo da Páscoa
  • Trailers


Classificação dos Extras:

Sem comentários:

Enviar um comentário