quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Estreias de 17 Setembro'09: The Hurt Locker, Taking Woodstock, Séraphine, Push, My Sister's Keeper, What Just Hapenned e A Esperança Está Onde...

A partir de amanhã, dia 17 de Setembro, nas salas de cinema do país, pode contar com as seguintes estreias:

Destaques:

Estado de Guerra (The Hurt Locker)

Ano: 2008
Realização: Kathryn Bigelow
Argumento: Mark Boal
Género: Acção, Aventura, Guerra
Elenco: Jeremy Renner, Anthony Mackie, Brian Geraghty, Guy Pearce e Ralph Fiennes

Uma invulgar abordagem cinematográfica da guerra, com o conflito no Iraque como pano de fundo, em que se questiona o lado vicioso da batalha. Kathryn Bigelow filma o dia-a-dia de uma unidade de elite do Exército que desmantela bombas em Bagdad, penetrando na intimidade e na mente de homens que foram para a guerra como voluntários e para quem o campo de batalha tanto significa adrenalina, como atracção e vício. Um pelotão numa cidade de potenciais inimigos em que qualquer objecto pode ser uma bomba. E o perigo não está exclusivamente no campo de batalha nem o inimigo apenas do outro lado da barricada... Mark Boal, jornalista e argumentista, utiliza as suas próprias experiências ao lado de soldados americanos no Iraque para construir este argumento (como já tinha feito em "No Vale de Elah", de Paul Haggis).

Outras sugestões:

Taking Woodstock (Taking Woodstock)

Ano: 2009
Realização: Ang Lee
Argumento: James Schamus e Elliot Tiber
Género: Comédia

EUA, finais dos anos 60. Elliot Tiber (Jake Teichberg) vê-se em maus lençóis quando percebe que os seus pais estão à beira da falência e prestes a perderem o velho motel da família. Quando sabe que, numa cidade próxima, os habitantes fazem de tudo para frustrar os planos dos organizadores de um certo festival hippie, encontra aí a grande solução para o seu problema. Elliot decide arrendar para o evento o enorme espaço junto ao minúsculo motel. O que ele não poderia imaginar é que aquela decisão o iria tornar parte da história e que a sua pequena cidade se tornaria no centro do universo para as mais de 500 mil pessoas presentes. E depois, para o mundo... Realizado por Ang Lee, o filme recria os factos reais que permitiram a realização do festival de Woodstock em 1969. A abrir a sessão, "Arena", curta-metragem de João Salaviza centrada em Mauro, um rapaz que vive em prisão domiciliária, confinado a um espaço e ao tempo da sua pena. "Arena" ganhou a Palma de Ouro para a curta-metragem no Festival de Cannes de 2009.


Séraphine (Séraphine)

Ano: 2008
Realização: Martin Provost
Argumento: Martin Provost e Marc Abdelnour
Género: Biografia

Um drama histórico sobre o destino de Séraphine Louis (Yolande Moreau), uma mulher pobre, empregada de limpeza, que atingiu breve notoriedade como pintora primitiva antes de morrer na solidão e miséria, num hospital psiquiátrico em 1942, com quase 80 anos. Em 1912, Wilhelm Uhde (Ulrich Tukur), seu patrão e coleccionador de obras de arte, célebre por ter descoberto Picasso, encontra os seus trabalhos e fica fascinado com a pureza visionária da obra de Séraphine. Vencedor de sete prémios da 34.ª edição dos Césares (os "óscares" do cinema francês), entre os quais os de melhores filme, realizador (Martin Provost) e actriz (Yolande Moreau).


Push - Os Poderosos (Push)

Ano: 2009
Realização: Paul McGuigan
Argumento: David Bourla
Género: Acção, Thriller
Elenco: Djimon Hounsou, Dakota Fanning, Camilla Belle, Neil Jackson e Chris Evans

Um filme de acção sobre uma nova espécie de seres humanos com poderes paranormais, geneticamente alterados para se tornarem superagentes de uma obscura organização, a Divisão, que trabalha para o Governo na segurança nacional. Estes agentes podem ter vários tipos de poderes: alguns prevêem o futuro, outros conseguem mover objectos através do pensamento, outros conseguem mudar temporariamente a forma das coisas, e outros ainda têm a capacidade de controlar a mente e o corpo das outras pessoas. Nick Gant (Chris Evans) é um "transportador" que vive escondido em Hong-Kong, último reduto dos "psíquicos", desde que mataram o seu pai, também ele vítima da Divisão. Um dia, é forçado a sair do seu refúgio para ajudar Cassie Holmes (Dakota Fanning), uma "vidente" de 13 anos, a encontrar Kira (Camilla Belle), uma "poderosa" em fuga com enormes poderes mentais e que poderá ter a solução para com a Divisão.


Para a Minha Irmã (My Sister's Keeper)

Ano: 2009
Género: Drama

Concebida através de métodos de fertilização "in vitro", o nascimento de Anna Fitzgerald (Abigail Breslin) teve um objectivo preciso: salvar a sua irmã Kate (Sofia Vassilieva), com leucemia, através de um transplante de medula óssea. Depois de onze anos de testes e hospitalizações, e estando Kate a precisar agora, e com urgência, de um transplante renal, Anna decide processar os seus próprios pais (Cameron Diaz e Jason Patric), pedindo emancipação médica de forma a ter total poder sobre o seu próprio corpo e deixar de ser tratada apenas como um meio para atingir um fim. O advogado Alexandre Campbell (Alec Baldwin) decide ajudá-la, "pro bono", neste processo delicado. Mas as razões de Anna são mais profundas do que aparentam...


Pânico em Hollywood (What Just Hapenned)

Ano: 2009
Realização: Barry Levinson
Argumento: Art Linson
Género: Comédia
Elenco: Robert De Niro, Sean Penn, Catherine Keener, Bruce Willis, Stanley Tucci, Robin Wright Penn e Kristen Stewart

O frenético dia-a-dia dos bastidores de Hollywood, com todo o tipo de problemas, birras e caprichos à mistura. O produtor Ben (Robert De Niro) tenta desesperadamente equilibrar carreira e a vida familiar, enquanto procura sobreviver aos caprichos das estrelas. Tem ainda de lidar com Lou (Catherine Keener), a dona do estúdio, que acha que tem sempre razão ou com os caprichos do seu actor fetiche (Sean Penn). Enquanto isso, o argumentista (Stanley Tucci) dorme com a segunda ex-mulher de Ben e o agente Dick Bell (John Turturro) sofre com os seus graves problemas de gestão de stress. Ben precisa ainda de suportar um actor com manias de estrela (Bruce Willis) que se recusa a tirar a barba para o seu novo filme; uma filha, Zoë (Kristen Stewart), que de inocente tem pouco; e uma ex-mulher (Robin Wright Penn) que ainda sente um fraquinho por ele.


A Esperança Está Onde Menos Se Espera
(A Esperança Está Onde Menos Se Espera)

Ano: 2009
Realização: Joaquim Leitão
Argumento: Manuel Arouca e Tino Navarro
Género: Drama

Lourenço (Carlos Nunes) tem tudo o que um adolescente de 15 anos pode desejar: é o melhor aluno de um dos mais prestigiados colégios do país, é popular entre as raparigas, tem uma banda e o pai como melhor amigo. Francisco (Virgílio Castelo), o pai, é treinador de futebol num clube modesto que está em rápida ascensão. Até que Francisco é despedido e fica sem meios para assegurar as despesas familiares. A principal mudança será para Lourenço, que terá de deixar o colégio para passar a estudar numa escola secundária estatal na zona da Cova da Moura. Agora, Lourenço vai ter de se adaptar a uma nova realidade e, ao mesmo tempo, mostrar ao pai que a esperança está onde menos se espera...

Sem comentários:

Enviar um comentário