terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Fantastic Mr. Fox sairá directamente para DVD



As distribuidoras nacionais já nos habituaram a muitas das suas infelizes decisões. Desta vez, a vítima é o filme de animação de Wes Anderson: Fantastic Mr. Fox. Notícias recentes informam que o filme não vai estrear nos cinemas e que será remetido directamente para DVD e mercado de aluguer.

No IMDb o filme consegue classificação de 8.3/10, tal como no MetaCritic (83%), enquanto que é classificado com 92% de críticas positivas no RottenTomatoes. É portanto, um dos filmes mais bem classificados do ano. O filme recebeu também três nomeações para os Annie Awards (os mais importantes da animação) e uma nomeação como Melhor Filme de Animação nos Globos de Ouro. O National Board Review considera-o um dos melhores do ano, enquanto que os críticos de Los Angeles, Nova Iorque e San Diego deram-lhe a vitória como Melhor Filme de Animação.

Tal decisão das distribuidoras portuguesas deve-se às fracas receitas de bilheteira que o filme obteve nos Estados Unidos. O mesmo aconteceu recentemente com filmes como (500) Days of Summer e Amelia, que sairão também para DVD mesmo sem se estrearem nos cinemas portugueses.

4 comentários:

  1. Bem, isto é mesmo 'difícil de engolir'... e o "Amelia" também? Caramba, inacreditável!
    Honestamente, não consigo perceber as nossas distribuidoras. Muitos filmes de qualidade, ou chegam incrivelmente atrasados ou vão directamente para DVD...
    Já agora, será que sabem se o último do Woody Allen, "Whatever Works" também terá o mesmo destino?

    Abraço! (é o meu primeiro comentário, mas sou leitor assíduo, parabéns pela qualidade do blog!)

    ResponderEliminar
  2. RJ,
    Desde já bem-vindo ao blogue. Pelo menos à zona de comentários. :)
    Dificilmente conseguiremos aprovar as atitudes das distribuidoras, mas enfim. Essencialmente o Amelia não vai sair nos cinemas porque as críticas são péssimas e de candidato a Óscares chega ao estatuto de uma das maiores desilusões do ano. Mas verdade seja dita, com certeza que já estrearam em cinema coisas bem piores.
    Quanto a Whatever Works, podes ficar descansado. O filme era para estrear ainda este ano, mas acabou por ficar marcada para dia 4 de Fevereiro de 2010, pela ZON Lusomundo. Mais vale tarde que nunca.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. As atitudes das nossas distribuidoras são mesmo infelizes! Por acaso já há conhecimento de quando sairá em dvd (500) days of Summer?

    Cumprimentos!
    Desde já, devo dizer que adoro consultar este blog, sou leitora assidua. Acho que é verdadeiro serviço público! Parabéns!

    ResponderEliminar
  4. BLACKBERRY,
    Primeiro, muito obrigado pelo grande elogio! Tudo o que fazemos tem também que ver com agradar a vocês, leitores. :)
    Quanto a (500) Days of Summer, a situação está complicada. Foi anunciado pela Castello Lopes que o filme seria remetido para DVD, por imposição da FOX Searchlight, salvo erro. A verdade é que o filme é um dos sucesso do ano, já teve um visionamento de imprensa em Lisboa e já foi exibido no Estoril Film Festival também. A Castello Lopes referiu que ainda pode haver esperanças em relação à exibição do filme no circuito comercial, mas a verdade é que não há nem notícia de se vai mesmo acontecer ou quando.

    ResponderEliminar