O post de hoje é dedicado a Michael Giacchino, compositor da banda sonora de LOST. Recebeu este ano o Globo de Ouro pela banda sonora do filme Up, mas o tema "Life and Death" da banda sonora em LOST é provavelmente a sua melodia mais reconhecida. Esta é uma das mais belas peças musicais da série, e tem-nos acompanhado durante alguns dos momentos mais comoventes.
Mas nem só nos momentos tristes a banda sonora nos chega ao coração. A melodia que se segue acompanha-nos durante o final do episódio "The Constant" (4x05) desde o momento em que o Desmond, no passado, tenta obter o número de telefone da Penny para a poder contactar no presente. Conseguem imaginar como teria sido esta cena sem esta fantástica música de fundo?
Também os momentos de acção são orquestrados por excelentes melodias. "Hollywood and Vines", do primeiro episódio, é a primeira música em que ouvimos o tema que acompanha as jornadas de grupos que exploram a ilha.
Além dos temas feitos para acompanhar certos momentos ou emoções, temos também os temas feitos para os personagens. Geralmente são muito mais subtis, mas bastante distintos entre si. Como exemplo, temos a música "Ocean's Apart" onde é definido o tema da Juliet. Tem um excelente crescendo no final, mas também uma conotação bastante triste.
É precisamente o mesmo tema que ouvimos mais tarde numa versão muito mais dramática, durante o episódio "The Incident" (5x16-17). Embora não tenha sido lançada ainda a banda sonora da quinta temporada, podem ver um vídeo desta cena com apenas a banda sonora que a acompanha aqui [link].
Também durante este episódio é introduzido o tema de um novo personagem: o Jacob. É notável a forma como a melodia nos faz perceber que este desconhecido que estamos a ver é alguém muito importante. Os sons utilizados remetem-nos para um ambiente ancestral, adequado ao cenário em que o Jacob se encontra. É ainda muito interessante a forma como a melodia é dividida durante o diálogo entre o Jacob e o seu adversário.
Uma série como LOST não seria a mesma sem uma banda sonora deste nível. A linguagem musical acompanha perfeitamente os acontecimentos retratados, dando o ênfase correcto aos diálogos, mistérios e revelações que se tornaram tão cativantes para os fãs.
Para concluir, deixo-vos com um fantástico arranjo para LOST composto por Michael Giacchino, tocado ao vivo em Espanha no ano passado.
É impressionante como em Lost é tudo feito com a melhor das qualidades. Grandes actores, história brilhante e não podia faltar uma banda sonora extremamente vibrante! Adoro!
ResponderEliminar