quinta-feira, 24 de junho de 2010

Estreias 24 Junho'10: Shirin, Sin Nombre, Partir, Desert Flower, Duas Mulheres, When in Rome, Brooklyn's Finest e Toy Story 2

Dia 24 de Junho, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:

Shirin (Shirin)

Ano: 2008
Realização: Abbas Kiarostami
Género: Drama
Elenco: Juliette Binoche, Taraneh Alidoosti, Golshifteh Farahani e Niki Karimi

Abbas Kiarostami encena "A História de Khosrow e Shirin", um poema persa do século XII sobre os amores de uma princesa arménia pelo rei da Pérsia e sobre o triângulo amoroso que se forma quando Shirin conhece Farhad. Essa encenação é seguida pelo olhar de 114 mulheres sentadas numa sala de espectáculos - 113 actrizes iranianas de quatro gerações e 1 europeia, Juliette Binoche. Tudo o que acontece naquele palco é vedado ao espectador, que apenas vê a beleza daquelas mulheres, os seus rostos e suas emoções: o choro, o riso, o prazer e o sofrimento. "Shirin" é uma homenagem pessoal e consciente do realizador a todas as mulheres do mundo, mas muito especialmente às mulheres iranianas que sempre foram vistas em segundo plano.

Outras sugestões:

Sem Nome (Sin Nombre)

Ano: 2009
Realização: Cary Fukunaga
Argumento: Cary Fukunaga

Sayra (Paulina Gaitan) é uma rapariga das Honduras que, na companhia do pai e do tio, faz o percurso de emigração até ao México e daí para os Estados Unidos, onde o seu pai tem já uma nova família. Willy 'El Casper' (Edgar Flores) é um rapaz a viver em Tapachula, México, que enfrenta um futuro incerto inserido num gang perigoso e implacável. Quando, pelo caminho, os seus destinos se cruzam nasce, entre os dois, um sentimento de mútua solidariedade e ambos vão perceber que, arriscando tudo, poderão ter esperança numa nova vida e alcançar o sonho americano.


Partir (Partir)

Ano: 2009

Suzanne (Kristin Scott Thomas) e Samuel (Yvan Attal) têm dois filhos, uma bela casa, uma situação económica estável e uma aparência de felicidade. Mas Suzanne sente-se incompleta e, depois de anos de dedicação exclusiva ao marido e aos filhos, decide voltar a trabalhar como fisioterapeuta. Para tal, manda construir um novo espaço em sua casa. E é assim que conhece Ivan (Sergi López), um emigrante galego a trabalhar na construção civil. Com o passar dos dias a proximidade entre Suzanne e Ivan transforma-se numa paixão descontrolada que a fará abdicar de toda uma vida de comodidade em busca de um amor e desejo arrebatadores nos braços de um desconhecido. Mas o preço a pagar pode ser demasiado alto...


Flor do Deserto (Desert Flower)

Ano: 2009
Realização: Sherry Horman
Argumento: Smita Bhide e Waris Dirie

O filme retrata a história verídica da super-modelo Waris Dirie (Liya Kebede). Nascida na Somália em 1965, no seio de uma tribo de pastores nómadas foi, aos 13 anos de idade, vendida pela família para casar com um homem de 60. Nessa mesma altura foge e, percorrendo sozinha o deserto somali durante vários dias, chega a Mogadíscio onde uns parentes a acolhem e a enviam para Londres. Já em Inglaterra, foi empregada de mesa até ao dia em que foi descoberta pelo fotógrafo Terry Donaldson (Timothy Spall). A partir daí, a vida de Waris mudaria radicalmente, sendo transformada numa modelo internacional. E foi no auge da sua carreira que, ao revelar ao mundo que fora vítima de excisão feminina aos cinco anos, inicia uma luta contra a esta tradição, tornando-se embaixadora da ONU. Realizado por Sherry Horman, é baseado na autobiografia de Waris Dirie que se tornou, em 1998, num best-seller em todo o mundo.


Duas Mulheres (Duas Mulheres)

Ano: 2009

Joana (Beatriz Batarda) e Paulo (Virgílio Castelo) são um casal aparentemente feliz, com estabilidade monetária e sem problemas de maior. Ela é psiquiatra; ele tem um cargo de topo numa multinacional. Num dia que parecia igual a todos os outros, Joana conhece Mónica (Débora Monteiro) que, com a sua beleza e juventude, vem representar tudo o que Joana foi no passado e, mais ainda, o que poderia ter sido caso tivesse tido a coragem necessária. Entre elas nasce uma atracção física incontrolável que ultrapassa os limites e que as conduzirá, inevitavelmente, à tragédia.


Em Roma (When in Rome)

Ano: 2010

Beth (Kristen Bell) é uma bem-sucedida nova-iorquina que, após mais uma desilusão amorosa, decide fazer sozinha a viagem para Roma, onde será a festa de casamento de Joan (Alexis Dziena), a sua irmã mais nova. Já na Cidade Eterna, na fonte do amor que inspirou milhares de amantes, ela decide fazer algo pouco convencional: ao invés de atirar moedas a pedir desejos românticos, resolve retirá-las descaradamente de lá. Mas, ao retirar cada uma das moedas, Beth dá início a um estranho feitiço: quem as atirou vai-se apaixonar perdidamente... por ela, mesmo antes de a conhecer. E assim, de alma solitária, Beth passa a ser, literalmente, perseguida por um grupo de pretendentes de quem apenas quer distância. E, para tornar as coisas realmente complicadas, no grupo dos candidatos encontra-se Nick (Josh Duhamel), que conheceu na festa da irmã e por quem ficou muitíssimo interessada. Agora, o problema que se põe é: estará Nick realmente apaixonado ou apenas sob aquele terrível feitiço?


Atraídos pelo Crime (Brooklyn's Finest)

Ano: 2009
Realização: Antoine Fuqua
Argumento: Michael C. Martin
Género: Drama, Policial
Elenco: Richard Gere, Don Cheadle, Ethan Hawke e Wesley Snipes

As histórias de três polícias nas ruas de Brooklyn que, apesar de nunca se terem conhecido, estão destinados a encontrar-se em circunstâncias que mudarão irremediavelmente as suas vidas: Eddie (Richard Gere) é um homem amargurado que, a uma semana da reforma, resolve tentar redimir-se de todas as faltas ao treinar uma turma de novos recrutas; Sal (Ethan Hawke), há 12 anos no Departamento de Narcóticos, está determinado a conseguir uma vida melhor para a mulher e cinco filhos que, perante uma situação tentadora, acaba por trair as suas mais profundas convicções; e Tango (Don Cheadle), depois de três anos a trabalhar como polícia infiltrado num perigoso gang ligado ao narcotráfico, apenas deseja esquecer os últimos anos e recuperar a sua vida mas, antes disso, é-lhe destinada a difícil missão de prender Caz (Wesley Snipes), que, para além de pertencer ao gang, se tornou no seu melhor amigo. Um drama policial com argumento do estreante Michael C. Martin e realização de Antoine Fuqua ("Perigo em Directo", "Dia de Treino", "O Atirador ", "Rei Artur").

Toy Story 2 - Em Busca de Woody 3D (Toy Story 2)

Ano: 1999
Realização: John Lasseter e Ash Brannon
Argumento: John Lasseter e Pete Docter
Género: Animação
Elenco de vozes: Tom Hanks, Tim Allen, Joan Cusack e Kelsey Grammer

Woody (voz de Tom Hanks), o boneco cowboy, vai parar a uma loja de brinquedos usados e é raptado por Al, um coleccionador. Quando os seus amigos se apercebem do grande sarilho em que está metido, liderados pelo astronauta Buzz Lightyear (Tim Allen), arranjam um plano para o salvar. Entretanto, em casa de Al, Woody conhece Jessie (Joan Cusack), uma bela boneca vaqueira e descobre que é um valiosíssimo boneco de uma série de televisão que será vendido para um museu no Japão. Apesar de se sentir muito lisonjeado e orgulhoso com a descoberta, Woddy não está totalmente convencido de querer deixar os seus velhos amigos para ser admirado por milhares de pessoas longe dali. Depois do relançamento do primeiro filme da série "Toy Story", é agora a vez deste segundo filme poder ser também apreciado com as novas tecnologias 3D.

Sinopses: Cinecartaz Público

3 comentários:

  1. Me interesso (muito!) pelos cinco primeiros.

    ResponderEliminar
  2. Eu também... Coloquei-os por ordem de interesse/expectativa!

    ResponderEliminar
  3. Também tenho vontade de ver esse 5, especialmente os 3 primeiros...

    ResponderEliminar