sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Disney - o Top 10 de Roberto Simões

A Disney celebra este ano com Tangled (Entrelaçados) o seu 50.º filme animado para cinema. No espírito desta comemoração, pedi a alguns cinéfilos que me revelassem os seus 10 filmes preferidos dessa lista de 50 e que escrevessem sobre elas.
Teremos colaborações que vão desde bloggers bem conhecidos, a grandes cinéfilos cujas colecções de filmes fariam corar qualquer um e até a outros cinéfilos que foram convidados pelo seu apreço a este género.
Fiquem então com as escolhas e comentários do Roberto Simões do CINEROAD, a quem agradeço a colaboração.


Top 10:
10.º Tarzan (1999)
9.º Bambi (1942)
8.º Pinocchio (1940)
7.º Aladdin (1992)
6.º The Hunchback of Notre Dame (1996)
5.º One Hundred and One Dalmatians (1961)
4.º Sleeping Beauty (1959)
3.º The Lion King (1994)
2.º Snow White and the Seven Dwarfs (1937)
1.º Pocahontas (1995)

Dentro do universo Disney, ao longo do tempo e artisticamente falando, penso que o primor e a ambição nem sempre tiveram o mesmo peso e a mesma medida, pelo que considero que existem obras menores (ARISTOGATOS, ROBIN HOOD, etc.), não obstante as suas particularidades, as suas especificidades. A minha selecção teve como critérios a mestria e as técnicas de filmar o desenho, o sentido de originalidade e de inovação, tanto visual como narrativa, o sentido de consistência, de pormenor e de intensidade dramática. Em primeira ou última instância - excusado será dizer - serão sempre escolhas pessoais.


7 comentários:

  1. O Pocahontas nunca me convenceu totalmente... :)

    No entanto, concordo plenamente quando afirmas que a Disney nem sempre conseguiu manter a coerência em termos de qualidade — e acho que somos afortunados por termos vivido numa época em que foi possível testemunhar a "ressurreição" da maior casa do cinema de animação norte-americano.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  2. Eu gosto do filme :) Mas acho que se pode considerar um filme um pouco diferente do que a Disney costumava fazer, é verdade, e talvez isso torne o filme menos atractivo a algumas pessoas.

    Quanto à coerência... bem, acho sempre difícil que um estúdio agrade a todos. Se fôssemos todos a falar se calhar os "baixos" do estúdio eram diferentes entre todos nós.

    ResponderEliminar
  3. Não vejo o filme há muitos anos, talvez uma nova tentativa me faça mudar de opinião.

    ResponderEliminar
  4. Aristogatos, uma obra menor ? Não percebo :|

    ResponderEliminar
  5. Eu gosto muito do POCAHONTAS, embora isso talvez tenha mais a ver com a banda sonora de Alan Menken do que propriamente com a história. De resto, acho que é um filme muito gracioso e cheio de alma, talvez o último grande filme da nova vaga da Disney (pelo menos é o consenso geral - eu não concordo).

    Também concordo com o Roberto e com o Samuel quando dizem que a Disney nem sempre se pautou pelos mesmos padrões de qualidade, com vários filmes menos conseguidos ao longo do seu percurso, mas para contra-balançar esse acto, criou uma grande quantidade de obras indeléveis do século passado de cinema.

    Penso que esta é uma lista muito agradável, a primeira que não refere a inteira tríade do início dos anos 90 (Lion-Mermaid-Beast) e uma das poucas a introduzir títulos como ALLADIN, THE HONCHBACK OF NOTRE DAME ou BAMBI. Por isso aprecio imenso este top-10.


    Cumprimentos,

    Jorge Rodrigues
    Dial P For Popcorn

    ResponderEliminar
  6. Obrigado, Ana, pelo convite! ;) Foi um desafio aliciante.

    Cumps.
    Roberto Simões
    » CINEROAD - A Estrada do Cinema «

    ResponderEliminar
  7. São escolhas muito pessoais e interessantes, que confirmam a opinião que tenho sobre ti. :)

    ResponderEliminar