segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Disney - o Top 10 de Tchetcha

A Disney celebra este ano com Tangled (Entrelaçados) o seu 50.º filme animado para cinema. No espírito desta comemoração, pedi a alguns cinéfilos que me revelassem os seus 10 filmes preferidos dessa lista de 50 e que escrevessem sobre elas.
Teremos colaborações que vão desde bloggers bem conhecidos, a grandes cinéfilos cujas colecções de filmes fariam corar qualquer um e até a outros cinéfilos que foram convidados pelo seu apreço a este género.
Fiquem então com as escolhas e comentários da Tchetcha do nosso parceiro Sangue Fresco, a quem agradeço a colaboração.


Top 10:

10.º Tarzan (1999)
9.º Mulan (1998)
8.º Snow White and the Seven Dwarfs (1937)
7.º Hercules (1997)
6.º Aladdin (1992)
5.º Cinderella (1950)
4.º Sleeping Beauty (1959)
3.º Beauty and the Beast (1991)
2.º Pocahontas (1995)
1.º The Little Mermaid (1989)

O Tarzan entra nesta lista por ser um dos meus favoritos pela beleza do desenho, a sua fluidez e a emotividade transmitida, que é muito bem conseguida tanto em animais como humanos.
Gosto muito das heroínas de Tarzan e Mulan, por serem corajosas e capazes de ultrapassar os seus medos. Por comparação, no lado oposto temos as heroínas de Cinderella, Sleeping Beauty e Snow White, mais passivas. Se como adulta não as acho interessantes, fazem parte do meu imaginário de criança, em que era permitido sonhar com príncipes encantados que nos vinham salvar. Por falar em "príncipes", John Smith é o mais atraente da minha lista de heróis da Disney, se tal pode ser dito de um desenho animado. O Hercules é o mais engraçado e o Aladdin o mais aventureiro (e uma excelente companhia para karaoke).
Quanto às minhas 3 primeiras opções: A Pequena Sereia porque foi o primeiro filme que vi no cinema e sei-o todo de cor, a Pocahontas pela sua história e a Bela e o Monstro pela beleza e a sua fantástica banda sonora.
Faço uma menção honrosa ao Enchanted, filme que não é de animação mas que brinca um pouco com todos estes estereótipos e personagens que a própria Disney criou. É delicioso do princípio ao fim e que me arrancou lágrimas de tanto rir, quando o vi pela primeira vez. Recomendável para os dias mais soturnos.

9 comentários:

  1. Atrevo-me a dizer que há um notório, mas agradável, "lado feminino" neste interessante Top 10? :)

    ResponderEliminar
  2. Eu concordo, até porque é o top mais semelhante ao meu e ainda no outro dia comentei com o Gonçalo Trindade que o meu top era muito de rapariga.

    ResponderEliminar
  3. The Little Mermaid is my fav too!

    ResponderEliminar
  4. Por acaso, só depois de ter visto os outros dois Tops é que percebi o quanto o meu era feminino.

    ResponderEliminar
  5. Concordo, sim senhor. Eu, por exemplo, nem acho muita graça à Pequena Sereia :p

    ResponderEliminar
  6. Gosto muito de ver uma bela mistura de velhos clássicos e da nova vaga Disney, além de, como o Sam já dizer, se notar desde logo uma tendência mais feminina neste top-10.

    Este top-10 será bastante consensual, com dez excelentes filmes, possivelmente só excluiria o TARZAN porque não é de todo um dos meus favoritos. Gosto imenso do top-5: cinco princesas Disney, todas muito diferentes - uma convencional (Cinderella), uma completamente outsider (Pocahontas), uma que acaba por sê-lo por acaso (Belle), uma princesa por título (Aurora) e uma "princesa" fora do normal (Ariel).

    Gostei muito.

    Cumprimentos,

    Jorge Rodrigues

    ResponderEliminar
  7. Por acaso não tinha reparado nesse facto do top 5, mas é verdade :)

    ResponderEliminar
  8. THE LITTLE MERMAID, BEAUTY AND THE BEAST e MULAN são dos meus favoritos. A MULAN, por exemplo, estaria bem mais acima... Óptimas escolhas.

    ResponderEliminar