quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Estreias 13 Janeiro'11: TRON: Legacy, Complexo: Universo Paralelo, Chantrapas, Du Levande, Joueuse e Hors-la-loi

Hoje, dia 13 de Janeiro, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:

TRON: O Legado (TRON: Legacy)

Ano: 2010
Realização: Joseph Kosinski
Argumento:
Edward Kitsis e Adam Horowitz
Género: Acção, Aventura, Ficção Científica
Elenco: Jeff Bridges, Garrett Hedlund e Olivia Wilde
Sam Flynn (Garrett Hedlund) é filho de Kevin Flynn (Jeff Bridges), um programador informático que, há duas décadas, desapareceu sem deixar rasto. Quando Alan Bradley (Bruce Boxleitner), o sócio do pai, recebe uma estranha mensagem de Kevin, decide informar Sam. Este, nas suas investigações, dá por si digitalizado e transportado para dentro do computador, encontrando-se num mundo cibernético comandado pelo despótico Clu (Jeff Bridges), onde o seu pai se encontra aprisionado há vinte anos... Os dois vão reencontrar-se e, ajudados por Quorra (Olivia Wilde), tentar regressar ao mundo real. Dos estúdios Disney e com recurso à mais recente tecnologia 3D, é a primeira obra de Joseph Kosinski, sequela do filme de 1982 "Tron" que foi a primeira obra a recorrer extensamente a efeitos visuais criados por computador. Jeff Bridges retoma o papel que criou no filme original.

Outras sugestões:

Complexo: Universo Paralelo (Complexo: Universo Paralelo)

Ano: 2010
Realização: Mário Patrocínio
Género: Documentário
Mário e Pedro Patrocínio, dois irmãos portugueses, lançaram-se à aventura na favela mais violenta do Rio de Janeiro: o Complexo do Alemão que, em Dezembro de 2010, foi ocupado pelo Exército e polícia brasileiros, num combate conjunto contra o narcotráfico. Ali, durante três anos, eles observaram e filmaram as vidas do cidadão comum e do narcotraficante e a luta pela sobrevivência das cerca de 300 mil pessoas que o habitam. Um documentário seleccionado para o Festival do Rio de Janeiro e apresentado fora de competição no DocLisboa 2010, tendo vencido o Prémio Direitos Humanos no Artivist Film Festival, em Los Angeles.


Chantrapas (Chantrapas)

Ano: 2010
Realização: Otar Iosseliani
Argumento: Otar Iosseliani
Género: Drama, Comédia
Elenco: Dato Tarielachvili, Tamuna Karumidze e Fanny Gonin
Niko (Dato Tarielashvili) é um jovem cineasta georgiano que se sente pouco compreendido no seu país. Resolve tentar a sorte em França onde, supostamente, a arte é levada a sério e os artistas respeitados. Mas nem mesmo longe da Geórgia o destino parece querer facilitar-lhe a vida... O mais recente filme do cineasta georgiano radicado em França Otar Iosseliani ("Os Favoritos da Lua", "Bandidos", "Adeus, Terra Firme") é uma comédia gentil pensada como uma homenagem aos artistas da antiga União Soviética que viram a sua carreira cerceada pelo regime. Apresentado fora de competição na última edição do Festival de Cannes.

Tu Que Vives (Du Levande)

Ano: 2007
Realização: Roy Andersson
Argumento: Roy Andersson
Género: Drama, Comédia
Elenco: Jessika Lundberg, Elisabeth Helander e Björn Englund

57 pequenos episódios tragicómicos sobre o dia-a-dia dos homens e mulheres nas cidades e nos países da Terra: os seus desejos e ambições, as suas misérias e desgostos, as suas grandezas e a sua mesquinhez... Uma comédia seca e existencialista realizada pelo cineasta de culto sueco Roy Andersson ("Songs from the Second Floor"), considerado um dos segredos mais bem guardados do cinema contemporâneo.


Xeque à Rainha (Joueuse)

Ano: 2009

A viver numa pequena aldeia da Córsega, Hélène (Sandrine Bonnaire) é uma empregada de hotel com uma vida banal, casada, com uma filha, sem sonhos e sem grandes expectativas de mudança. Um dia, ao observar um casal a jogar xadrez num dos quartos do hotel onde trabalha, fica fascinada. Determinada a aprender todas as regras e todas as nuances possíveis do jogo, acaba ligada a Kröger (Kevin Kline), um homem mais velho que ali vive isolado, com quem acaba por passar horas a jogar, num silêncio quase religioso. Porém, a relação entre os dois e o próprio jogo fá-la-ão deixar-se embrenhar no xadrez de um modo tão obsessivo que tudo à sua volta perde o interesse, inclusivamente a sua vida familiar.... A primeira longa-metragem da realizadora alemã Caroline Bottaro baseia-se num romance de Bertina Henrichs e promove o primeiro encontro entre a actriz francesa Sandrine Bonnaire e o actor americano Kevin Kline.


Fora da Lei (Hors-la-loi)

Ano: 2010
Realização: Rachid Bouchareb
Argumento: Rachid Bouchareb
Género: Thriller
Elenco: Jamel Debbouze, Roschdy Zem e Sami Bouajila

Saïd (Jamel Debbouze), Abdelkader (Sami Bouaijla) e Messaoud (Roschdy Zem) são três irmãos obrigados a fugir da Argélia durante os duros anos da Guerra de Independência (1954-1962). Saïd muda-se para Paris e enriquece à custa das lutas clandestinas de boxe no Pigalle. Já Abdelkader lidera um movimento independentista argelino ligado à FNL (Frente de Libertação Nacional). E Messaoud junta-se ao Exército francês na Indochina. Mas, apesar de distantes e com vidas desconexas, o destino destes três irmãos, ligados pelo sangue e pelo amor à sua terra, cruzar-se-á de novo na capital francesa, onde a liberdade, a fraternidade e a igualdade são valores pelos quais ainda vale a pena lutar.Depois de "Dias de Glória" (2006), também sobre a questão da descolonização em África, o realizador Rachid Bouchareb regressa com uma saga familiar, que tem a luta pela independência da Argélia como pano de fundo e os mesmos actores como protagonistas.
Sinopses: Cinecartaz Público

1 comentário:

  1. Confesso que o único filme que não me atrai quase nada é o TRON.

    Complexo e Joueuse (que infelizmente não pude ver na Festa do Cinema Francês do Porto) são OBRIGATÓRIOS, não passam deste fim-de-semana! E já tenho o Du Levande no computador.. :P

    ResponderEliminar