Sob a premissa "Não há doenças, há doentes", esta série documental de 26 episódios acompanha um grupo de professores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) que exercem a sua actividade profissional no Hospital de São João, no Porto.
A série Ficheiros Médicos será transmitida em horário nobre, logo após o jornal da noite. Todas as segundas-feiras será apresentado o caso de um doente "sempre no discurso directo, recorrendo a uma linguagem de fronteira em que se abre ao espectador uma janela para todo o acompanhamento e procedimento clínico". De entre os casos a ser abordados existem, por exemplo os de apneia do sono, síndrome de tourette, tumor cerebral, válvula cardíaca, endarteriectomia carotídea e bypass coronário. Uma série que não só desmistifica a medicina em Portugal como apresenta toda uma nova abordagem a problemas reais e pessoas reais, sempre com uma intenção de promover a educação para a saúde na vertente da importância da adopção de uma atitude preventiva relativamente aos problemas de saúde.
Produzida pela POCC – Produção de Conteúdos Científicos, em pareceria com a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e Hospital de São João, tem a realização a cargo de José Alberto Pinheiro.
Um rip-off nacional da série 'Hopkins'. A ver se também é cancelada depois de 6 episódios.
ResponderEliminarTenho de ser sincero. Já estou farto de séries de médicos e este promo é bastante fraco.
ResponderEliminarEsta é uma série documental, acaba por ser um pouco diferente do habitual... eu pelo menos vou espreitá-la, acho engraçado ficar a conhecer um pouco melhor o que se faz por cá.
ResponderEliminarEu prefiro pensar nesta série como sendo não de médicos mas de doentes, das doenças de que toda a gente já ouviu falar mas poucos sabem bem do que se trata. O exemplo da Síndrome de Tourette, é um problema sobre o qual se conhece pouco, mas que existe e é dificil... Pode ser que, depois de verem este primeiro episodio que fala da Tourette, as pessoas percebam que é realmente dificil lidar com esse problema, mas que não é impossivel...
ResponderEliminarAdorei ver a série sobretudo pela humanidade dos médicos e enfermeiros que interviram na mesma!
ResponderEliminarUm bem haja a todos os profissionais da saúde que tanto fazem pela vida dos outos!!
Sim, é uma oportunidade de ver a doença tal como ela é, sabendo que não é um actor nem é uma história inventada por alguém. Acho que talvez sensibilize mais as pessoas que virem o programa.
ResponderEliminarUm bom exemplo de que existem profissionais capazes neste país, contrariando os mitos e aquilo que se considera como regra geral.
ResponderEliminarParece q nunca necessitou de cuidados médicos, ou, nunca teve problemas de saúde! Ainda bem, se é o caso, mas, terá q reconhecer q são programas ricos, de conteúdo científico/informativo/sensibilização interessantíssímos, e q a todos nós diz respeito!...
ResponderEliminarParece que também foi cancelada..hoje ja nao deu
ResponderEliminarNão foi cancelada. Mas a semana passada deram episódio duplo. Teve que ver com a programação do canal.
ResponderEliminar