terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Nuno Malo e banda sonora de "Amália, o Filme" entre os nomeados da International Film Music Critics Association



Foram divulgados os nomeados da International Film Music Critics Association que divulgam o que de melhor se fez no mundo do cinema no que diz respeito às bandas sonoras e composições. E surpresa das surpresas, o compositor português Nuno Malo surge entre os nomeados a Compositor Revelação e também a banda sonora de Amália (2008), composta por ele, surge entre os nomeados a Melhor Banda Sonora num Filme Dramático, ao lado dos melhores do ano. Também o português Miguel d'Oliveira concorre na categoria de Melhor Banda Sonora num Documentário.

Banda Sonora do Ano
  • The Ghost Writer, de Alexandre Desplat
  • How To Train Your Dragon, de John Powell
  • Inception, de Hans Zimmer
  • The King's Speech, de Alexandre Desplat
  • TRON: Legacy, de Daft Punk

Compositor do Ano
  • Alexandre Desplat
  • Danny Elfman
  • James Newton Howard
  • John Powell
  • Hans Zimmer

Compositor Revelação do Ano
  • Óscar Araujo
  • Arnau Bataller
  • Daft Punk
  • Herbert Grönemeyer
  • Nuno Malo

Melhor Banda Sonora num Filme Dramático
  • Amália, de Nuno Malo
  • Black Swan, de Clint Mansell
  • The Karate Kid, de James Horner
  • The King's Speech, de Alexandre Desplat
  • True Grit, de Carter Burwell

Melhor Banda Sonora num Filme de Comédia
  • The Lightkeepers, de Pinar Toprak
  • Lo, de Scott Glasgow
  • Nanny McPhee Returns, de James Newton Howard
  • Potiche, de Phillipe Rombi
  • Vampires Suck, de Christopher Lennertz

Melhor Banda Sonora num Filme de Acção, Aventura ou Thriller
  • Buried, de Victor Reyes
  • The Ghost Writer, de Alexandre Desplat
  • Inception, de Hans Zimmer
  • Robin Hood, de Marc Streitenfeld
  • Salt, de James Newton Howard

Melhor Banda Sonora num Filme de Fantasia, Ficção-científica ou Terror
  • Alice in Wonderland, de Danny Elfman
  • Daybreakers, de Christopher Gordon
  • Harry Potter and the Deathly Hallows: Part 1, de Alexandre Desplat
  • The Last Airbender, de James Newton Howard
  • TRON: Legacy, de Daft Punk

Melhor Banda Sonora num Filme de Animação
  • How To Train Your Dragon, de John Powell
  • L'illusioniste, de Sylvain Chomet
  • Legend of the Guardians: The Owls of Ga'Hoole, de David Hirschfelder
  • Tangled, de Alan Menken
  • Toy Story 3, de Randy Newman

Melhor Banda Sonora num Documentário
  • The Battle of Britain, de Miguel d'Oliveira
  • Babies, de Bruno Coulais
  • Océans, de Bruno Coulais
  • Waiting for 'Superman', de Christophe Beck
  • The Wildest Dream: Conquest of Everest, de Joel Douek

Composição do Ano
  • Alice in Wonderland - "Alice's Theme" (Danny Elfman)
  • The Ghost Writer - “The Truth About Ruth” (Alexandre Desplat)
  • How To Train Your Dragon - “Forbidden Friendship” (John Powell)
  • How To Train Your Dragon - “Test Drive” (John Powell)
  • The Last Airbender - "Flow Like Water" (James Newton Howard)

Os vencedores serão anunciados a 25 de Fevereiro.

12 comentários:

  1. Bem mas que grande surpresa!!
    Grande Nuno Malo, a levar o nome de Portugal além fronteiras e no cinema, que tem tão pouca visibilidade por vezes.
    Muito bom!

    ResponderEliminar
  2. Espero que a banda sonora do ano seja a do Inception - é maravilhosa.

    ResponderEliminar
  3. Apesar de ser irrepreensível a banda sonora, não sou assim tão fã. A faixa que me faz tremer o coração da banda sonora de Inception é a "Time". :)

    A minha preferida do ano é a do The Ghost Writer.

    ResponderEliminar
  4. É uma grande notícia. Eu adorei o AMÁLIA e fui um dos grandes defensores que devia ter sido a nossa escolha em 2008 para o Óscar. Assim não pensou o ICA. Tenho pena.

    ResponderEliminar
  5. A "Time" é incrível, é verdade. E é a peça musical da banda sonora que é mais quieta, mais subtil, mais suave. A "Dream is Collapsing" e a "Mombasa" são as que mais se destacam, mas esta é a melhor, de facto.

    Os meus favoritos, como sabes, estão no meu blogue, onde se inclui a excelente banda sonora de THE GHOST WRITER. Acho que vais ficar satisfeito por saber os vencedores da minha categoria de Melhor Peça Musical, onde se inclui a "Truth About Ruth" (ups, já revelei demais :P)

    ResponderEliminar
  6. LOL, eu até considero que o Desplat anda a ser nomeado pela banda sonora errada, mas pronto...

    ResponderEliminar
  7. Com a confusão por detrás da situação legal do Polanski, a Academia não tem como justificar continuar a premiar obras dele. Não lhes fica bem. Infelizmente. Eu sou daqueles que acha THE GHOST WRITER quase tão bom como THE PIANIST.

    ResponderEliminar
  8. Bem, vá, adorei foi uma palavra demasiado forte, mas para o nosso cinema... gostei bastante. Um B/B+ sólido.

    ResponderEliminar